0
0
0
s2sdefault

A segunda rodada dupla do torneio olímpico de futebol, na Arena Fonte Nova, realizada ontem (7), teve um clima típico de domingo voltado para o esporte, com presença significativa de famílias e crianças nas ruas da cidade com destino ao estádio. Os serviços da Prefeitura, montados especialmente para atender as demandas municipais de apoio à realização dos Jogos Olímpicos - trânsito, segurança, saúde, proteção às marcas, atendimento ao público e assistência social, entre outros –, registraram operações sem nenhum contratempo. Normalidade nas ruas e muita emoção na Arena, com os seis gols na partida da Alemanha (3) e Coreia do Sul (3), e mais seis do México (5) contra Fiji (1).

“Todo o nosso operacional ocorreu bem. Atuamos dentro das expectativas. E isso nos faz acreditar que Salvador como Cidade do Futebol cumpre bem o seu papel, tanto do ponto de vista dos serviços, quanto no espetáculo em campo. Somos a sede da Arena Fonte de Gols. Ontem foram 12 gols: México 5 X 1 Fiji, e Alemanha 3 X 3. Somados as duas primeiras rodadas foram 24 gols até o momento”, avalia o gestor do Escritório Salvador Cidade-Global (ESCG), Jorge Khoury, também titular do Comitê Gestor Municipal dos Jogos Rio 2016.

Para garantir os direitos dos patrocinadores do evento – por ser, inclusive, a única Cidade do Futebol a permitir comércio informal nas proximidades da Arena –, a Prefeitura levou às ruas ontem (7), cerca de 100 agentes da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), que atuaram no ordenamento ao comércio informal, em parceria com as equipes do Escritório Salvador Cidade Global (ESCG), Secretaria Municipal de Urbanismo (Sucom), Guarda Municipal e Polícia Militar. No total foram realizadas 110 ações, entre vistorias (48), auto (1), notificação (2), remoção de faixas (7), remoções diversas (19), orientações (27) e apreensões (6).

De acordo com a Sucom, desse total de apreensões, somente da rede de fast-food Habibs, foram encontrados 631 panfletos. Agentes do órgão também identificaram diversos ambulantes comercializando produtos fora do padrão autorizado pela Portaria da Semop nº 107, publicada no Diário Oficial do Município, e que dispõe, exatamente, sobre o exercício de atividades do comércio informal em logradouros públicos, durante os Jogos Olímpicos/Rio 2016. A operação resultou na apreensão de quatro sacos com bebidas, um sombreiro e um carro de supermercado.

Mobilidade – A Secretaria de Mobilidade de Salvador (Semob) identificou que a maior demanda de táxis e usuários do transporte ocorreu no ponto localizado no Desterro. Para melhorar o acesso dos táxis nos pontos estabelecidos, a secretaria colocou alguns prepostos nas barreiras do Campo da Pólvora e Senac. O resultado da operação em números contabilizou 783 pessoas transportadas no Expresso Arena; 822 pessoas foram transportadas por 343 táxis distribuídos nos pontos do Desterro, Ladeira dos Galés e Jardim Baiano.

As operações de mobilidade da Transalvador ocorreram dentro do planejamento e não apresentaram nenhum contratempo. Os fluxos de veículos e torcedores foram monitorados pelo Núcleo de Operação Assistida (NOA). De acordo com o órgão, as vias adjacentes ao estádio apresentaram boa fluidez e, ao longo da operação, foram notificados 16 veículos, dos quais sete foram removidos por estarem estacionados irregularmente. As barreiras fixas e móveis foram montadas por volta das 10h, fechando o perímetro de segurança no entorno do estádio três horas antes da primeira partida. Nenhum acidente registrado teve relação com o evento. Às 18h45, as barreiras começaram a ser removidas, serviço finalizado às 18h53.

Outros Serviços - No segundo dia de Jogos Olímpicos, na Arena Fonte Nova, em Salvador, a equipe da Secretaria Municipal de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps) realizou 16 abordagens a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. A ação resultou em seis cadastros e 10 encaminhamentos, dos quais, cinco foram para atendimento em Conselhos Tutelares, dois para acompanhamento nos Centros de Referência Especializados da Assistência Social (CREAS) e outros três pelos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS).

Outra ação acertada da Semps foi levar para as ruas o projeto Turma da Pulseirinha, que conseguiu fazer a identificação de 195 crianças e adolescentes, com os dados dos pais ou responsáveis, proporcionando às famílias mais segurança para levar seus filhos ao estádio. As atividades foram desenvolvidas por 20 técnicos, distribuídos em cinco equipes, no entorno da Arena Fonte Nova, que já estavam nas ruas duas horas antes e permanecera até duas horas depois da realização das partidas. Essa equipe foi monitorada por coordenadores da secretaria, que participam do Plantão Integrado de Proteção Integral às Crianças e Adolescentes em Grandes Eventos/BA.

A Codesal atuou com uma equipe de engenheiro de plantão, chefe do setor de logística e dois motoristas. Três horas antes do início dos jogos, o órgão instalou no perímetro de segurança o trailler que utiliza como suporte e base para essas operações. Durante o evento, não foi registrada nenhuma ocorrência no perímetro do estádio. Além dos técnicos que foram para as ruas, outros profissionais, como engenheiros, permanecem de plantão na sede.

Com 320 agentes espalhados no entorno da Arena Fonte Nova, a Guarda Civil Municipal (GCM) contabilizou 50 atendimentos em apoio aos órgãos públicos municipais e apenas uma ocorrência, o que retrata a tranquilidade do evento. E para colaborar com a segurança nas águas do Dique do Tororó, 10 agentes da Salvamar (Coordenação de Salvamento Aquático) permaneceram no local durante todo o domingo. Três postos foram montados para dar suporte e prevenir acidentes nas águas do lago.
O serviço de Disque Jogos Olímpicos, implantado pela Ouvidoria Geral do Município teve três registros relacionados ao local para compra de ingressos e sete relacionados à localização de pontos de táxis e ônibus. A equipe volante contabilizou um total de 730 informações sobre acesso aos portões de entrada (680); compra de ingressos (20); mobilidade (30) para o público que foi ao estádio. Ainda houve o atendimento a demandas operacionais relacionadas à população em situação de rua (2) e limpeza no entorno da Arena (7).

 

0
0
0
s2sdefault

Fale Conosco

O seu canal de comunicação com o nosso site. Caso tenha dúvidas, sugestões ou solicitações de serviços, por favor, mande mensagem que teremos prazer em respondê-la.

Enviando...