O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cmdca) promove nesta sexta-feira (26), das 8h às 16h, o Seminário Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.Essa será uma etapa preparatória à IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Salvador, a ser realizada no mês de março de 2015. A conferência tem o objetivo de reunir governo e sociedade civil organizada para debater e decidir as prioridades nas políticas públicas para a criança e o adolescente no âmbito municipal para os próximos 10 anos.

O evento, que vai acontecer no auditório do Colégio Dois de Julho, no Garcia, reunirá 400 pessoas entre profissionais de educação, conselheiros tutelares, coordenadores de Centros de Referência e Assistência Social (CRAS), representantes do Ministério Público da Bahia e de entidades cadastradas no Conselho Municipal, além de sociedade civil. A iniciativa do Cmdca tem parceria com as secretarias de Promoção Social (Semps) e da Educação (Smed). Na ocasião, essas instituições firmarão compromisso para promover as etapas da conferência.

A mesa de abertura será formada com as presenças do prefeito ACM Neto, dos secretários de Promoção Social e Combate a Pobreza, Henrique Trindade, de Educação, Jorge Khoury, e do presidente do Cmdca, Rodrigo Alves. Em seguida, serão realizadas palestras com os temas Conferências como instrumento privilegiado para o exercício de uma democracia participativa e Política e plano decenal dos direitos humanos de crianças e adolescentes, ambas ministradas pelo representante do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Fábio Feitosa.