A Festa em celebração a Santa Dulce dos Pobres foi encerrada neste domingo (13) com procissão, missa campal e apresentações musicais no Largo de Roma, na Cidade Baixa. A programação dos festejos em homenagem à primeira santa brasileira ocorreu em parceria entre as Obras Sociais Irmã Dulce (Osid) e a Prefeitura de Salvador.

No último dia da programação, que começou em 1º de agosto, uma missa campal presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, cardeal Dom Sergio da Rocha, foi realizada no local. Logo após, foi realizada a Procissão Luminosa, quando a Imagem de Santa Dulce foi conduzida pelos fiéis pelo Caminho da Fé, com ida até a Igreja do Bonfim e retorno para o Santuário Santa Dulce.

Presente no evento, a vice-prefeita de Salvador Ana Paula Matos destacou que o momento é de celebração, e de renovação da fé, mas também de fomento ao turismo. “Hoje é o dia do nosso anjo bom da Bahia e do Brasil, Santa Dulce é sinônimo de amor e humildade. Momento de fortalecer a fé da nossa cidade. Foi lindo ver que nem a chuva afastou os devotos, soteropolitanos e turistas do Largo de Roma. Ter a primeira santa brasileira é motivo de orgulho e inspiração, e também uma oportunidade para atrairmos romeiros e fiéis de todo o Brasil e do mundo. As ações em parceria com a nossa gestão municipal impulsionam o turismo religioso na primeira capital do Brasil”, afirmou.

A Praça Irmã Dulce também foi palco para apresentações musicais. Uma das atrações foi o Padre Antônio Maria, intérprete de músicas católicas e autor de Amor sem Palavras, canção que exalta a grandeza espiritual do “Anjo Azul dos Alagados”. As celebrações ainda contaram com um show do sanfoneiro cearense Waldonys, Embaixador de Santa Dulce, que preparou um repertório animado, que inclui Doce Luz, de Chico Gomes e Léo Passos, tema da Canonização de Irmã Dulce.

“Participar de qualquer evento que envolva Santa Dulce para mim é muito especial e gratificante. Tenho um carinho e gratidão imensa a Santa Dulce pelas graças alcançadas. Fico lisonjeado, honrado e feliz por participar de qualquer evento que seja em nome de Santa Dulce”, disse, antes da apresentação.

Ao longo dos 13 dias de festejos em homenagem a Santa Dulce, foram realizadas diversas ações, como shows, missas, procissões, carreatas, serviços nos campos da saúde e jurídico, peça teatral, exibição de filmes e inaugurações. Entre as atividades oferecidas estavam peças teatrais, exibição de filmes sobre a primeira santa brasileira, além de atrações musicais e quermesse.