A partir desta sexta-feira, dia 25 de agosto, estão abertas as inscrições para o edital Salvador Cidade Patrimônio. A iniciativa faz parte das Ações de Fomento 2023 lançadas recentemente pela Prefeitura de Salvador, por meio da Fundação Gregório de Mattos, abrangendo sete editais voltados para diversas linguagens e atividades artísticas, com um investimento total de R$ 50 milhões.

Dentro do calendário das Ações de Fomento, estão previstos investimentos de R$ 23,4 milhões de recursos federais e R$ 26,4 milhões provenientes do município. Dentre os quatro editais com recursos da União, pela Lei Paulo Gustavo e suplementação da Prefeitura de Salvador, encontra-se o Salvador Cidade Patrimônio.

O objetivo do edital Salvador Cidade Patrimônio é fortalecer os terreiros patrimonializados da cidade e apoiar projetos de salvaguarda de patrimônios imateriais. Para isso, serão destinados R$ 2 milhões de investimento total. O edital estabelece condições e exigências para a apresentação, seleção, execução, monitoramento, avaliação e prestação de contas de propostas oriundas exclusivamente de instituições de direito privado sem fins lucrativos.

Serão selecionados 02 (dois) Macroprojetos de fortalecimento institucional e premiação para Patrimônio Material e Imaterial, divididos da seguinte maneira:

• 01 Macroprojeto de fortalecimento de Terreiros Patrimonializados localizados em Salvador:

Atividades Formativas de Educação e Gestão Patrimonial voltadas para Terreiros
Elaboração de planos de Preservação e/ou Salvaguarda
Publicação de Livro/ Catálogo sobre Terreiros Patrimonializados
Seleção e premiação de 10 Terreiros Patrimonializados – R$ 40.000,00 cada
Realização de evento para premiação e lançamento da publicação

• 01 Macroprojeto de salvaguarda de Patrimônios Imaterial com ocorrência em Salvador

Atividades Formativas de Educação e Gestão Patrimonial voltadas a detentores
Elaboração/Revisão de planos Salvaguarda
Publicação de Livro/Catálogo sobre Patrimônios Imateriais da Cidade
Seleção e premiação de 30 Detentores de Patrimônios Imateriais - R$ 15.000 cada
Realização de evento para premiação e lançamento da publicação

Chicco Assis, Diretor de Patrimônio e Equipamentos Culturais da Fundação Gregório de Mattos (FGM), explicou que o edital contemplará "a preservação de patrimônios culturais, incluindo terreiros de candomblé tombados e a Pedra de Xangô, bem como bens imateriais reconhecidos pelas instâncias federal, estadual ou municipal".

Para mais informações e inscrições acesse https://fgm.salvador.ba.gov.br/salvador-cidade-patrimonio/