A Prefeitura de Salvador já está nos últimos preparativos para a realização da Festa de Iemanjá, uma dos principais eventos que fazem parte do Ciclo de Festas Populares e que acontece nesta segunda-feira (2), no bairro do Rio Vermelho. Dentre as ações realizadas está a recuperação da Casa de Iemanjá e da desobstrução do sistema de drenagem, além da montagem das estruturas, promovida pela Secretaria Municipal de Manutenção (Seman).

O órgão também realizou no entorno a recomposição no piso em pedra portuguesa, nos trechos que estavam danificados, assim como a limpeza e montagem do barracão para entrega dos presentes. A iluminação no local também foi reforçada pela Secretraria Municipal de Ordem Pública (Semop), com 300 metros de cordão luminoso e 50 refletores. Os retoques finais serão concluídos até a manhã deste sábado (31).

Demais ações – No dia da festa, a Secretaria Municipal de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps) vai realizar abordagens sociais para coibir o trabalho infantil e garantir os direitos das crianças. Os pequenos flagrados em situação de risco ou trabalho infantil serão encaminhados ao Centro de Referência Especializado da Assistência Social para Moradores em Situação de Rua (Centro Pop) para acompanhamento psicológico e depois encaminhados às unidades de acolhimento da Prefeitura e rede parceira.

A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) fará o ordenamento do tráfego na região, com interdição e proibição de estacionamento de veículos em algumas vias do entorno da festa, assim como a utilização de trios elétricos no local. Os agentes do órgão vão estar presentes no local para orientar os motoristas sobre opções de tráfego.

A Superintendência de Segurança Urbana e Prevenção à Violência (Susprev) contará com um efetivo de 300 guardas municipais, que vão dar apoio às ações municipais e promover a proteção do patrimônio público e prevenção à violência. Já a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estará com um esquema especial, que engloba uma ambulância do Samu no local, além do atendimento nas UPAs dos Barris e San Martin, do serviço rotineiro do Samu e das unidades de urgência e emergência municipais.

Além da iluminação, a Semop atuará ainda com 252 fiscais em toda a região do Rio Vermelho, para realização de ações de ordenamento e fiscalização do comércio informal. Já a Limpurb disponibiliza 250 agentes de limpeza para realização do serviço, além de 225 sanitários químicos e 25 banheiros convencionais em todo o circuito.