Carnaval

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A expectativa é alta para a ocupação hoteleira em Salvador durante a retomada do carnaval este ano (após dois anos de restrições sanitárias, devido à pandemia), repetindo o sucesso obtido pelo setor no Réveillon 2023, quando os hotéis de lazer em frente ou próximos às praias tiveram taxas de ocupação entre 95% a 100%. Um dos principais motivos para a alta ocupação nesses hotéis no ano-novo foi o Festival Virada Salvador, que já se consolidou no calendário de eventos da cidade.

“Para o Carnaval, as expectativas são boas. A gente espera uma média de ocupação em torno de 95%, chegando a pico de 100% na média de ocupação em alguns dias da festa, sobretudo nos principais hotéis da cidade, então temos essa estimativa de que a cidade esteja completamente cheia no período”, afirma Luciano Lopes, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, Regional Bahia (ABIH-BA).

Segundo ele, a procura para hospedagem no verão encontra-se bastante aquecida com taxas de ocupação semelhantes às observadas no verão de 2019, e o número de passageiros também vem crescendo substancialmente no aeroporto de Salvador. “Esperamos ter, na alta estação, período que vai de dezembro a fevereiro, pelo menos, a mesma taxa de ocupação do período pré-pandemia, com uma média em torno de 70%”, diz.

Se essa taxa se mantiver, a estimativa da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) é que a receita turística gire em torno de R$5 bilhões. Além disso, a expectativa do órgão é de que a cidade receba aproximadamente 3 milhões de turistas no período que começou em dezembro do ano passado a março desse ano.

Apenas na última quarta-feira (18), 12.578 visitantes chegaram ao porto de Salvador em três navios de cruzeiro, e a estimativa é que outros 40 navios venham à capital baiana até abril com milhares de passageiros. Esse aquecimento do turismo na alta estação movimenta a economia da cidade e gera novos empregos para a população.

Planos – O fotógrafo Eduardo Araripe, de 36 anos, está contando os dias para desembarcar na capital e curtir o Carnaval com o esposo Guilherme Silva, de 32. “Estou muito ansioso, será a primeira vez que nós iremos curtir em Salvador. Eu sempre quis ir, mas nunca pude, então será a realização de um sonho duplo, pois o Guilherme é muito fã de Ivete Sangalo. Na pandemia, nós escutávamos a live dela e de Claudia Leitte e nos arrepiávamos dos pés à cabeça imaginando um dia poder sentir essa energia de perto”, conta.

Eduardo é cearense e atualmente mora na Irlanda com Guilherme, que é português. Os dois pretendem curtir um pouco de cada coisa no Carnaval: um dia no bloco, outro no camarote e o terceiro na pipoca. “Eu tenho certeza que vai ser muito mágico e que nós vamos adorar”, completa.

Quem também tem planos para um dia curtir o carnaval em Salvador é a bióloga Andréa Figueredo, de 50 anos, que veio a Salvador de navio na última quarta. “Faz parte dos meus planos, espero que se concretize. Nós gostamos muito daqui, as pessoas são simpáticas e nós somos sempre bem-recebidos. As pessoas estão sempre cantando e a estrutura da cidade é muito boa, o carnaval então deve ser fantástico”, diz.

Reaquecimento – Para o ano de 2023, o setor hoteleiro espera um desempenho igual ou superior aos obtidos antes da pandemia, potencializado pelo turismo de negócios com a confirmação de inúmeros eventos na cidade. “Já tivemos muitos eventos no novo Centro de Convenções em 2022 e para esse ano de 2023 há mais de 60 eventos confirmados na cidade. Então a expectativa é muito boa, porque a gente volta a ter um turismo de negócios muito aquecido, que, juntamente com o turismo de lazer, esperamos que proporcione esse bom desempenho”, completa Lopes.

Segundo ele, um dos fatores que podem contribuir com a melhora dos índices de ocupação na cidade é a redução do preço das passagens aéreas, que atualmente está bastante elevado, além da retomada dos voos nacionais e principalmente internacionais vindos dos principais polos emissores, como Portugal, Espanha, Argentina e Uruguai.

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Nesta terça-feira (24), as baianas de acarajé e os comerciantes de mingau que irão atuar no Carnaval e festas pré-momescas de Salvador estão convidados a participar de um curso gratuito de qualificação em segurança alimentar, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, através da Diretoria de Vigilância da Saúde (Dvis), Vigilância Sanitária (Visa), Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e Vigilância em Saúde Ambiental (Visamb). 

O treinamento tem como finalidade qualificar o comércio informal que atuará no Carnaval de Salvador, e acontece no auditório da Faculdade Dom Pedro II, localizada na Avenida Estados Unidos, 20, Comércio. Ao todo são disponibilizadas 200 vagas, sendo uma turma pela manhã, às 9h, e outra às 14h. Ainda restam vagas, cujos links para inscrição estão disponíveis no link https://prefsa.org/6yQ6p

“Essa é mais uma medida educativa por meio de parceria da SMS com a sociedade, que em muito contribui para melhor qualificação dos trabalhadores, e, por conseguinte, na melhoria dos serviços de alimentação durante o carnaval e festas populares, minimizando, assim, os riscos à saúde dos consumidores que aproveitarão, de forma mais segura, as festividades de uma das maiores festas populares do mundo”, explica a vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos.

Dentre os temas abordados no conteúdo pedagógico do curso estão a atuação da Vigilância Sanitária enquanto órgão educativo e fiscalizador; boas práticas de manipulação de alimentos; cuidados na escolha correta dos alimentos; preparo, transporte e comercialização e armazenamento dos alimentos ofertados; e Saúde do Trabalhador – como evitar danos à saúde no período do Carnaval. O curso é gratuito e os participantes receberão certificado. 

O treinamento para as baianas de acarajé e comerciantes de mingau terá como facilitadores Islen Silva - terapeuta ocupacional do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e especialista em Saúde Ambiental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Gilmara Sodré – nutricionista e subcoordenadora da Visa, especialista em Inspeção e Segurança dos Alimentos pela Ufba e especialista em Gestão de Vigilância Sanitária pelo Sírio Libanês; Gilane Miranda – bióloga, fiscal de controle sanitário, mestra em Ecologia e Biomonitoramento pela Ufba; e Carolina Lima - nutricionista, fiscal de controle sanitário e chefe do Setor de Produtos e Estabelecimentos de Interesse à Saúde.

 

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Garantir a segurança alimentar dos foliões e profissionais que irão curtir e atuar no Carnaval e nas festas populares de Salvador é uma missão da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Nesse sentido, a Diretoria de Vigilância da Saúde (DVIS), através da Vigilância Sanitária (Visa), Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e Vigilância em Saúde Ambiental (Visamb) reúnem, entre os dias 23 e 31 de janeiro, diversos prestadores de serviços para treinamentos e reuniões técnicas.

Os encontros acontecerão no auditório da Faculdade Dom Pedro II – Comércio. Estão sendo disponibilizadas 200 vagas em cada qualificação, sendo 100 para o turno matutino, com atividades a partir das 9h, e 100 para o vespertino, a partir das 14h. As aulas serão realizadas no dia 23, para empresas de gelo sediadas em Salvador; no dia 24 para baianas de acarajé; no dia 26, para barracas; no dia 27, para food trucks; no dia 30, para balcões; e no dia 31, para ambulantes e camarotes.

Por meio do treinamento serão abordadas boas práticas de fabricação e manipulação de alimentos; exigências legais para venda de alimentos na rua e licenciamento; saúde do trabalhador; qualidade da água para consumo; qualificação dos fornecedores; e principais irregularidades encontradas nas inspeções durante os carnavais e festas anteriores, dentre outros temas.

“Estes momentos se configuram como positivos, pois todas as áreas da Diretoria de Vigilância da Saúde podem apresentar, orientar e esclarecer dúvidas acerca do seu trabalho de fiscalização e educação em saúde. É um trabalho realizado durante todo o ano e intensificado no Carnaval, com vistas a minimizar os riscos advindos do consumo de produtos e serviços fora dos padrões de segurança, higiene e qualidade”, explica a diretora de Vigilância à Saúde da SMS, Andrea Salvador.

As inscrições podem ser realizadas através dos links abaixo:

BAIANAS(OS) DE ACARAJÉ E MINGAU

TURMA 1 (100 vagas) – 9h - link de inscrição: https://forms.gle/opjmdZsxob5BEEv78

TURMA 2 (100 vagas) – 14h - link de inscrição: https://forms.gle/kLNuXa9NH3zsc7YB6

BARRACAS

TURMA 1 (100 vagas) – 9h - link de inscrição: https://forms. gle/gR54aYa9PKQ5Jmt17

TURMA 2 (100 vagas) – 14h - link de inscrição: https://forms.gle/AbsHJMzxxiNGY8to7

FOOD TRUCKS

TURMA ÚNICA (100 vagas) – 9h - link de inscrição: https://forms.gle/Zs6VRjpbo4tbd6uF7

BALCÕES

TURMA 1 (100 vagas) – 9h - link de inscrição: https://forms.gle/i3oAjd7d7Pgbx2GA7

TURMA 2 (100 vagas) – 14h - link de inscrição: https://forms.gle/s51xfYapcHm9k16H8

AMBULANTES

TURMA ÚNICA (100 vagas) – 9h - link de inscrição: https://forms. gle/o2iRUnHyP3wwxTiF8

CAMAROTE

TURMA ÚNICA (100 vagas) – 14h - link de inscrição: https://forms.gle/msCtiHXspXsbew6b7

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A Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) está realizando pré-inscrição para servidores estatutários, em regime Reda e comissionados da administração municipal, com o objetivo de oferecer suporte administrativo à pasta durante a Operação Carnaval 2023. O edital de chamamento público foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) da última quarta-feira (18). 

A inscrição pode ser feita através do site https://forms.gle/hB1uYvz7Rgt7iSCEA  até a zero hora do dia 1º de fevereiro, e está aberta para as funções de assistente social, pedagogo, psicólogo, educador social/ADI, auxiliar de serviços gerais e agente de operação. 

Na ocasião, os candidatos devem enviar, para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. , uma foto 3x4 para crachá de identificação e comprovante do curso de graduação. Em caso de especialização na área da infância, adolescência e/ou especialização em educação especial (para as funções de Psicólogo, Pedagogo, Assistente Social), é necessária também a comprovação. 

Os candidatos convocados e que efetivamente trabalharem serão remunerados de acordo com os valores estabelecidos em decreto a ser publicado no DOM para a Operação Carnaval 2023. 

De acordo com a secretária da SPMJ, Fernanda Lordêlo, a operação compreende a Centro de Acolhimento, Aprendizagem e Convivência (Caac), para filhos de ambulantes cadastrados e o Observatório da Discriminação Racial, LGBT e Violência contra Mulher que a Prefeitura de Salvador implementa no período do Carnaval. “Através de chamamento público é possível aumentar a abrangência de atuação da SPMJ, utilizando servidores de outras secretarias que possam contribuir com as nossas atividades”, declarou a gestora. 

Os servidores selecionados a partir da análise de documentação terão os nomes e funções definidas pela SPMJ por meio de publicação no DOM. Após a convocação, os convocados vão passar por treinamento antes do início da Operação, em data provável de 14 e 15 de fevereiro de 2023. A SPMJ fará um cadastro reserva de até 25% para cada função.

 

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Os moradores das zonas de restrição do Carnaval que perderam o prazo de cadastramento dos veículos já podem comparecer aos postos de atendimento montados pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), em parceria com a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob). Abertas desde a última sexta-feira (13), as estruturas funcionam na sede da Transalvador, nos Barris, ou no Shopping Barra, no piso L4 Setor Leste.

O movimento nos postos segue tranquilo, sem filas, e a credencial é entregue na hora mediante a apresentação do IPTU, juntamente com o CPF ou CNPJ do proprietário do imóvel. Cada residência terá direito a até dois veículos cadastrados.

Maristela Santos, moradora da Sabino Silva, foi uma das pessoas que passaram pelo posto do Shopping Barra. “Estou achando ótimo, pois o deslocamento para cá é mais perto do que para a sede da Transalvador. Também é mais tranquilo para estacionar e ser atendido”, disse.

Já Sérgio Pinheiro, 74 anos, aposentado e morador da Barra, achou a iniciativa excelente. “Tentei fazer o processo pela internet, mas não consegui entrar porque não entendo muito. Daí eu vim aqui neste ponto do Shopping Barra e foi bem rápido e fácil”, declarou.

Quem não possuir o adesivo e tentar acessar uma zona diferente ou utilizar a credencial num veículo com placa diferente da cadastrada, será autuado pela fiscalização eletrônica caso circule durante o período de ativação dessas áreas de restrição, o que reforça o comprometimento com o credenciamento para evitar futuros transtornos.

Horário – O atendimento nos dois postos segue até 14 de fevereiro. No Shopping Barra, o horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 9h às 22h, e aos domingos, das 12h às 20h. Já na sede da Transalvador, o atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, exceto feriados.

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A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) iniciou, na última sexta-feira (13), a Operação Pré-Carnaval no Circuito Dodô (Barra-Ondina). A ação, que será estendida também para os demais circuitos e locais, tem como objetivo garantir o ordenamento e segurança da festa através da inspeção e acompanhamento da montagem das estruturas de camarotes e praticáveis.

Durante a vistoria, os técnicos orientam os responsáveis sobre algumas regras que garantem o ordenamento da cidade, como a não ocupação dos espaços públicos para evitar comprometer a circulação dos pedestres, a importância de se cumprir o horário de carga e descarga, além da obrigatoriedade da recomposição de possíveis áreas danificadas em decorrência da montagem.

Os fiscais também alertam para a necessidade de uma série de critérios essenciais para o funcionamento das estruturas, como os equipamentos de proteção contra incêndio, se o sistema de aterramento foi efetuado de forma adequada, rota de fuga e itens como sinalizadores, balizadores e extintores.

O diretor de Fiscalização da Sedur, Alexandre Tinôco, ressalta que para garantir o bom andamento do Carnaval, as equipes atuam ininterruptamente no pré e pós festa. “O trabalho da Sedur começa antes e se mantém durante e depois do carnaval. Fiscalizamos todas as estruturas montadas nos circuitos da folia, com intensificação às quartas e sábados. Estamos nos preparando para realizar o maior e melhor carnaval de todos os tempos”, disse

Licenciamento – Os interessados em montar as estruturas para o Carnaval 2023 devem solicitar a autorização na Central de Licenciamento de Eventos (CLE), que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na sede da Sedur, Empresarial Thomé de Souza, na Avenida Antônio Carlos Magalhães. O alvará de funcionamento só é emitido após uma inspeção final nas estruturas concluídas. Até o momento, cinco camarotes já solicitaram a autorização para montagem das estruturas.

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Os moradores das zonas de restrição do Carnaval que perderam o prazo de cadastramento para receber as credenciais em casa deverão se cadastrar nos postos de atendimento, montados pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) e pela Secretaria de Mobilidade (Semob) na sede da autarquia, que fica nos Barris, ou no Shopping Barra. Os atendimentos nesses locais começam a partir desta sexta-feira (13). Este ano existe a possibilidade de agendar o atendimento.

No centro de compras, o balcão ficará localizado no piso L4 Setor Leste, próximo à pizzaria Mama Jamma, até o dia 14 de fevereiro, e funcionará de acordo com os horários do shopping. Na sede da Transalvador, nos Barris, o atendimento será de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, exceto feriados, e acontecerá até o final da folia momesca.

No cadastramento presencial, a credencial é entregue na hora. É necessário ter em mãos os documentos de identificação. A credencial só será entregue ao proprietário ou inquilino (com contrato de locação). É preciso informar o IPTU juntamente com o CPF ou CNPJ do proprietário do imóvel. Lembrando que cada residência terá direito a até dois veículos cadastrados.

Quem não possuir o adesivo ou tentar acessar uma zona diferente da sua ou ainda se estiver utilizando a credencial num veículo com placa diferente da cadastrada, será autuado pela fiscalização eletrônica, caso circule durante o período de ativação dessas áreas de restrição.

Agendamento – Para facilitar ainda mais a vida do cidadão, a Transalvador possibilitou que o morador pudesse agendar o atendimento nos postos. Para isso, o cidadão deve cadastrar o imóvel e os dados do veículo no site mobilidadenocarnaval.salvador.ba.gov.br, clicando em Credenciamento do Morador, consultar o IPTU, fazer cadastro do imóvel e acrescentar dados do(s) automóvel(is).

Em seguida, ainda no site, deve agendar a retirada das credenciais num dos locais de atendimento. Deve-se salientar que esse procedimento só pode ser feito por quem não cadastrou o veículo para receber a credencial na residência.

Trânsito Livre – Já a partir do dia 18 de janeiro será instalado um balcão no Salvador Shopping. Esta unidade será exclusiva para retirada das credenciais de Trânsito Livre. Os veículos que forem prestar serviço durante a festa deverão fazer a solicitação até o dia 12 de fevereiro no site mobilidadenocarnaval.salvador.ba.gov.br. Caso o pedido seja deferido, a credencial poderá ser retirada no posto de atendimento do Salvador Shopping até o dia 16 de fevereiro.

Em casa – Os moradores das Zonas de Restrição do Carnaval que já tenham feito o cadastramento antecipado para receber as credenciais em casa começam a receber os adesivos nos próximos dias. Quem desejar, poderá consultar o status da entrega no site mobilidadenocarnaval.salvador.ba.gov.br. Caso o adesivo não seja entregue até o dia 5 de fevereiro, o morador deverá se dirigir ao balcão do Shopping Barra ou à Transalvador.

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A Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) informa que está aberto, até o dia 5 de fevereiro, o credenciamento de imprensa para o Carnaval de Salvador 2023. O procedimento é feito exclusivamente via internet, através do site www.credenciamento.salvador.ba.gov.br. Os pedidos serão analisados e respondidos via e-mail informado no cadastro. 

Quem já efetuou o credenciamento em 2020 só precisa repetir os dados de acesso (identificação e senha) e fazer a solicitação individualmente ou por veículo (neste caso, com possibilidade de credenciar mais de um profissional por vez). Quem fará o procedimento pela primeira vez deve clicar nos ícones "Por veículo de comunicação" ou "Individual", a depender do tipo de solicitação. 

As dúvidas, basta entrar em contato através do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou ligar para o número (71) 98643-2197.

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Pela primeira vez, o Carnaval de Salvador contará com um Observatório de Políticas sobre Drogas. A iniciativa é desenvolvida pela Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), que está com vagas abertas para 30 agentes de operação, com carga horária de 12h diárias, para trabalhar no projeto. 

Podem participar do processo seletivo os servidores ativos, estatutários, comissionados ou de Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) da Prefeitura, não estando em férias oficiais programadas para o mês de fevereiro. As inscrições podem ser feitas a partir desta segunda-feira (9) até o próximo dia 16, através do link https://forms.office. com/r/HQqvgJ1wb5

Após a inscrição, entre os dias 17 e 18 deste mês, o concorrente deverá enviar a documentação para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  , em formato PDF. Quem preferir, pode entregar presencialmente na sede da Sempre, na Diretoria de Políticas sobre Drogas, situada na Avenida Miguel Calmon, 28, 4° andar, no Comércio, das 9h às 16h. 

O objetivo do Observatório Sobre Drogas no Carnaval é subsidiar o planejamento e execução de políticas públicas, através de observação e pesquisas dirigidas, para elaboração de conteúdo, coleta de dados, produção e qualificação de conhecimentos e estudos em relação ao monitoramento do uso de drogas. Inicialmente, o público alvo observado será o de catadores de materiais recicláveis. Os agentes atuarão no Circuito Dodô (Barra/Ondina) e de acordo com a necessidade do serviço. 

“Combater e prevenir o uso de substâncias psicoativas está entre as prioridades da gestão. Com esse projeto, será possível realizarmos uma avaliação nos circuitos do Carnaval e adjacências, com locais identificados pela incidência de situações do uso abusivo de álcool e outras drogas. As informações serão devidamente registradas através de formulários, informando situações de risco, vulnerabilidade ou violações de direitos, de forma a desenvolvermos políticas públicas que amenizem essa problemática”, frisou o secretário da Sempre, Daniel Ribeiro.

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