0
0
0
s2sdefault

O Camarote do Nana e o Bloco Largadinho foram alguns dos vencedores do Troféu “Eu Promovo Carnaval Sustentável”, entregue pelo prefeito ACM Neto nesta terça-feira (28), no camarote oficial localizado no Campo Grande (Circuito Osmar). A cerimônia contou com as presenças dos representantes das entidades, Márcio Pedreira (Largadinho) e Hugo Filho (Nana), além do titular da Secretaria Cidade Sustentável e Inovação (Secis), André Fraga.

A honraria é concedida para os blocos e camarotes mais ecologicamente corretos sustentáveis do Carnaval 2017. A escolha dos vencedores é feita a partir do cumprimento de ações estabelecidas pela Secis, aderidas voluntariamente pelas entidades da folia. 

“Essa é uma iniciativa que vem se repetindo a cada ano e um estímulo cada vez maior para que mais blocos e camarotes promovam ações de sustentabilidade. O Carnaval também é momento de aproveitar a grande quantidade de pessoas para transmitir mensagens e conscientizar as pessoas sobre várias coisas importantes, dentre elas a de preservação do meio ambiente”, pontuou o prefeito ACM Neto. 

O empresário Márcio Pedreira afirmou que é uma felicidade muito grande conseguir vencer a premiação – no ano passado ficaram em terceiro lugar – e que o Bloco Largadinho já pensará em novas ações para o próximo ano já na Quarta-feira de Cinzas. “É uma ação importante não apenas para o bloco, mas principalmente para o futuro da cidade, pois se trata da preservação do meio ambiente e da qualidade de vida dos cidadãos”, salientou. 

“O que nós fizemos no Camarote do Nana foi mais uma mudança de hábito do que uma mudança estrutural. Procuramos fazer tudo de uma forma correta e essa série de pequenas atitudes em uma força conjunta de todos traz um resultado muito significativo. Essa parceria com a Prefeitura mostra que, com ações muito simples, a gente consegue mudar a vida das pessoas e isso é muito gratificante”, afirmou Hugo Filho. 

Para o secretário André Fraga, quem ganha mais com o Eu Promovo o Carnaval Sustentável é o cidadão. “Com essa iniciativa, conseguimos gerar menos resíduos, mais renda para as cooperativas de catadores, então esse reconhecimento público é no sentido de incentivar que outras entidades também possam promover ações sustentáveis.” 

Critérios e madrinha - A campanha propõe que blocos, camarotes e trios atuem transformando o ambiente da festa em um lugar capaz de integrar as questões sociais, enérgicas, econômicas e ambientais, como utilizar lâmpadas ecoeficientes (LED), materiais recicláveis para a decoração de espaços, promover campanhas de combate ao racismo, utilizar combustível verde S50, no trio e no carro de apoio, entre outras ações de cunho sustentável. 

No último sábado (25), a madrinha do Prêmio Eu Promovo o Carnaval Sustentável, Margareth Menezes, foi homenageada com a entrega de uma placa em reconhecimento ao seu trabalho socioambiental na Península de Itapagipe por meio da Organização Social Fábrica Cultural. A entrega ocorreu durante apresentação da cantora que esse ano completa 30 anos de carreira. 

Campanha - Em cinco anos de Carnaval Sustentável, já circularam pela campanha mais de 100 instituições, entre trios, blocos e camarotes. Cerca de 300 ações ligadas ao tema sustentabilidade foram registradas nesse período pelas equipes da Secis. Em 2015, o bloco Me Abraça e camarote do Nana foram os vencedores e receberam o selo Ouro. Já em 2016, o título ficou com o bloco Cocobambu e com o camarote do Nana, vencedor pelo segundo ano consecutivo. 

Esse ano, mais de 25 instituições participam do prêmio. A dinâmica da campanha é parecida com a do ano passado. Porém, agora todos os camarotes e blocos engajados na campanha, que atenderem a requisitos básicos do Prêmio, receberão o selo Eu Promovo o Carnaval Sustentável, sendo classificadas em ouro, prata ou bronze. 

Apenas os que trouxerem novidades e promoverem mais ações sustentáveis durante a festa receberão, além do selo, o troféu de melhor bloco ou camarote. A avaliação é realizada todos os dias da festa por equipes da Secis, que acompanham na prática iniciativas das instituições. 

Conforto e Segurança – Para garantir que o trabalho seja realizado em segurança, foram entregues aos catadores trezentos kits com big bags (sacos grandes), camisas, bermudas, bonés, botinas e protetor auricular. A ação foi realizada pela Secis e pela Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb).​

0
0
0
s2sdefault

Fale Conosco

O seu canal de comunicação com o nosso site. Caso tenha dúvidas, sugestões ou solicitações de serviços, por favor, mande mensagem que teremos prazer em respondê-la.

Enviando...