As principais novidades do Carnaval 2016 de Salvador serão apresentadas pelo prefeito ACM Neto, em parceria com o trade de entretenimento da capital baiana, no final do próximo mês, em São Paulo. “Teremos muitas mudanças em relação às últimas festas, mas, a principal delas, é que mais de 50% das atrações devem se apresentar sem cordas”, disse o prefeito, durante sua palestra no Fórum Agenda Bahia, na manhã desta terça-feira (27), no auditório da Fieb (Federação das Indústrias do Estado da Bahia).

O prefeito disse também que vai aproveitar a sua viagem a São Paulo para “vender” Salvador aos operadores de turismo. “Fizemos um esforço muito grande para reposicionar Salvador, cidade que havia perdido importância e competitividade no contexto nacional. Agora, com os investimentos em infraestrutura e as obras de requalificação, nossa cidade voltou a ficar atraente”, afirmou.

ACM Neto citou as obras realizadas nas orlas de São Tomé de Paripe, Tubarão, Ribeira (primeira fase), Barra, Jardim de Alah, Boca do Rio, Piatã e Itapuã, os novos atrativos culturais (Memorial Casa do Rio Vermelho, Casa do Benin, Teatro Gregório de Mattos e o Espaço Cultural da Barroquinha) como exemplos de investimentos para atrair turistas. “Também estamos requalificando o Rio Vermelho e mais um trecho da Barra e fazendo obras nos fortes de São Marcelo e São Diogo”, disse o prefeito.

De acordo com ACM Neto, Salvador precisa realizar um grande evento a cada dois meses para se tornar ainda mais competitiva no setor turístico. “É por isso que estamos promovendo festivais e lançamos o Pelourinho Dia e Noite, além de outros atrativos. Salvador precisa ser desejada o ano inteiro.” Outra meta da Prefeitura, segundo ACM Neto, é transformar a capital baiana no segundo destino do Brasil durante o período dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, no ano que vem. Na cidade, serão realizadas dez partidas de futebol nas competições masculina e feminina.

“Depois da Copa, fizemos uma pesquisa apenas com turistas estrangeiros e o resultado não poderia ser melhor: 94% disseram que recomendariam a cidade para seus amigos e familiares”, disse o prefeito. Ainda em sua palestra, ACM Neto disse que o Réveillon será a maior festa de fim de ano do país e que a taxa de ocupação hoteleira vai superar os 90%. O Réveillon de Salvador começa no dia 28 de dezembro, com as apresentações do Ilê Aiyê, Jota Quest, Saulo, É o Tchan e Pablo.​