A montagem das estruturas que servem ao Carnaval de Salvador assume ritmo acelerado nesta última semana de preparativos antes dos festejos de Momo. Do mesmo modo, a fiscalização por parte do poder público municipal segue intensa em toda a cidade. Até o momento, a Secretaria Municipal de Urbanismo (Sucom) já autorizou a instalação de 24 camarotes particulares nos circuitos da folia. Além disso, as edificações oficiais - destinadas a órgãos imprensa ou de vistoria - já estão em fase final de construção.

Segundo dados da Empresa Salvador Turismo (Saltur), responsável pela organização do Carnaval na cidade, dezenas de estruturas oficiais devem ser entregues até a próxima quarta-feira (11), quando se dá o início dos festejos. Entre os equipamentos em fase de conclusão estão camarotes, cabines de rádio, estúdios de TV, postos operacionais da polícia, Corpo de Bombeiros, Sucom e Defesa Civil, além de três arquibancadas - sendo uma destinada a pessoas com necessidades especiais - no bairro do Campo Grande.

Fiscalização - Neste período que antecede a folia, a Sucom já emitiu mais de 700 notificações referentes a irregularidades encontradas nos circuitos da festa. Além da vistoria referente à montagem de camarotes e praticáveis, a secretaria se encarrega ainda do ordenamento do comércio nas regiões onde ocorrerão eventos do Carnaval.

Nesta semana, pouco mais de 37 estabelecimentos comerciais foram notificados pela Sucom, no Circuito Dodô (Barra-Ondina), por não se adequarem às normas técnicas referentes à segurança do folião durante os festejos. As operações preventivas do órgão visam alertar aos comerciantes para que não vendam bebidas em vasilhames e copos de vidro, nem optem por montar mesas e cadeiras em locais públicos. A fiscalização preventiva deve ocorrer até o início da festa, mas os trabalhos do órgão integrarão o pacote de ações do município durante todo o Carnaval.