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A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Gestão (Semge), promoverá ciclo de debates sobre nova lei de licitação e contratos. Serão 20 encontros transmitidos ao vivo pelo YouTube, entre os dias 11 de agosto e 10 de dezembro, com início às 9h30 e encerramento às 12h. O evento de abertura contará com as presenças da vice-prefeita e secretária de Governo (Segov), Ana Paula Matos; do secretário e da subsecretária da Semge, Thiago Dantas e Isabela Cabral, respectivamente; e do diretor de Gestão de Pessoas, Gustavo Moris, além da procuradora-geral do Município, Luciana Rodrigues.

Os debates visam fomentar a discussão sobre os aspectos mais relevantes da nova Lei Federal de Licitações e Contratos Administrativos (14.133/2021), sancionada no dia 1º de abril de 2021, e atualizar os servidores e o público geral acerca da aplicabilidade das regras quando comparadas às regras da Lei de Licitações (8.666/1993), da Lei do Pregão (10.520/2002) e do Regime Diferenciado de Contratações (RDC – 12.462/2011).

A inscrição prévia é obrigatória e deverá ser feita uma única vez, marcando os debates escolhidos, mediante preenchimento do formulário de inscrição disponível no endereço https://linktr.ee/CDP.PMS. O formulário estará disponível até às 24h úteis que antecedem cada debate. Para o público externo à Prefeitura, o acesso à transmissão será liberado como ouvinte, desde que seja realizada a inscrição.

Serão emitidos certificados de participação após o encerramento do ciclo, exclusivamente, para os servidores participantes que estão em exercício nos órgãos/entidades da administração. Para isso, é necessário que tenham a inscrição confirmada previamente, no prazo determinado, além da presença registrada pela supervisão/organização durante a realização de cada debate. Mais informações podem ser obtidas através da página @desenvolvimentoservidorpms no Instagram.

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A campanha Agosto Branco alerta a população sobre os cuidados para prevenir o câncer de pulmão, um dos tumores mais comuns e que é responsável por mortes decorrentes de câncer no mundo, provocado principalmente pelo hábito de fumar. Em Salvador, quem precisa de ajuda para abandonar o cigarro pode contar com o Programa Municipal de Controle do Tabagismo (PMCT), que é desenvolvido em 47 unidades da rede municipal de saúde.

A psicóloga da Unidade Básica de Saúde Orlando Imbassahy, em Itapuã, Rosanne Jessouroun, pontua que, ao contrário do estigma de que o fumante simplesmente não quer parar de fumar, o desejo de largar o cigarro é latente. No entanto, por se tratar de um vício, fica difícil seguir no combate ao fumo sem ajuda profissional. “Eles já chegam desacreditados, achando que não vão conseguir. O nosso papel é reverter isso, mostrando que são capazes de deixar o hábito", afirmou.

Para realizar o tratamento gratuito, o interessado deve comparecer a um dos postos de referência da estratégia, munido com o cartão SUS de Salvador e documento oficial de identificação com foto para realização da inscrição. Na oportunidade, o paciente passará por uma entrevista para avaliar o grau de dependência.

O próximo passo é a participação numa reunião em grupo com os demais participantes do programa. Os pacientes precisam ser maiores de 18 anos. A lista completa de postos integrantes do PMCT está disponível no site www.saude.salvador.ba.gov.br .

Dinâmica – O acompanhamento das pessoas que decidem participar do PMCT é feito por uma equipe multidisciplinar composta por médicos, psicólogos, dentistas, enfermeiros e assistentes sociais, dentre outros especialistas. O fumante participa de quatro a cinco encontros, sendo um por semana, com o objetivo de estimulá-lo a parar de fumar, seja de forma imediata ou gradativa.

Além disso, é entregue ao participante cartilhas informativas, explicando o motivo da dependência e de como parar com o vício. Para os pacientes com o grau de dependência elevado, é indicado o uso de medicamentos, oferecidos gratuitamente pelo SUS.

Números – O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima 30.200 novos casos para este ano no Brasil, sendo 17.760 em homens e 12.440 em mulheres. Do total de ocorrências, 85% têm relação com o tabagismo e a exposição passiva, sendo o cigarro o causador de nove em cada dez casos de câncer de pulmão em homens e cerca de oito em cada dez casos em mulheres.

 

 

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A Fundação Cidade Mãe (FCM) abriu 15 vagas para o curso Cerimonial de Formatura e 15 anos para jovens maiores de 18 anos, que estudem ou tenham concluído os estudos na rede pública de ensino. As aulas vão ocorrer entre os dias 16 e 19 de agosto, das 9h às 15h, no Centro de Convivência Socioassistencial Bariri das Artes (CCS), no Engenho Velho de Brotas.

As inscrições podem ser realizadas até sexta-feira (13), das 9h às 15h, na sede da FCM, localizada na Rua Professor Aloísio de Carvalho Filho, no Engenho Velho de Brotas. É necessário levar comprovante de residência, RG, CPF, comprovante de escolaridade emitido por uma rede pública, e um e-mail e telefone para contato. As dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (71) 3202-2433

A capacitação tem como objetivo apresentar os principais conceitos e critérios para a realização de cerimonial e protocolo desses tipos de eventos. Ao concluir o curso, os participantes estarão aptos para planejar e organizar formaturas, por meio das técnicas de organização e apresentação de roteiros de cerimoniais e protocolos, além de saber desenvolver uma boa estratégia de promoção, marketing e administração da atuação profissional.

“A FCM entende a necessidade de preparar esses jovens que têm menor oportunidade de acesso à profissionalização, para que estejam aptos a ingressar e competir frente aos desafios do competitivo mercado de trabalho. O curso apresenta um conjunto de procedimentos que vão agregar maiores informações aos conhecimentos previamente adquiridos por eles, como também aos iniciantes que desejam atuar nessa área”, salientou a gestora do CCS Bariri das Artes, Sarah Valverde.

Protocolos – As aulas vão acontecer de forma presencial, obedecendo os protocolos sanitários contra a transmissão da Covid-19. Será obrigatório o uso de máscaras e a aferição da temperatura de todos que estiverem no local. Os estudantes serão orientados a higienizar as mãos, garantir o distanciamento mínimo de 1,5m entre os participantes, não usar acessórios e manter o cabelo preso e unhas bem aparadas.

 

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As experiências na área de trânsito na capital baiana estão presentes no livro “Reflexões Sobre Trânsito”, que possui coautoria de cinco membros da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador). Os trabalhos publicados nesta coletânea foram feitos como conclusão do curso de Pós-Graduação em Gestão de Trânsito, e a junção entre academia e órgão de trânsito possibilitou, sobretudo, registrar as experiências de êxito que a Transalvador teve nos últimos anos. A publicação teve o lançamento oficial realizado na semana passada, no Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB).

O superintendente de trânsito de Salvador, Marcus Passos, parabenizou os colegas pela publicação. “Eu me sinto honrado, tanto como gestor desta autarquia quanto cidadão, em comprovar que temos profissionais tão dedicados e empenhados ao tema trânsito. Isso traz a certeza de que estamos fazendo um trabalho de qualidade e que é responsável por melhorar a vida dos soteropolitanos”, disse.

Educação para o trânsito – A gerente de Educação para o Trânsito (Gedut) do órgão, Mirian Bastos, é veterana em publicações do tipo e a única mulher da autarquia a participar da coletânea de artigos. Neste livro, ela relata as vivências na área de atuação, a exemplo de programas educativos como o Projeto Crianças Condutoras do Futuro, que debate os conhecimentos básicos e responsabilidades sobre o trânsito com estudantes do município. Desde 2011, aproximadamente 49 mil estudantes já assistiram às palestras do projeto, que passou por 640 unidades de ensino da cidade.

Para Miriam, o livro é uma oportunidade de dar voz aos técnicos da Transalvador, que puderam escrever e registrar suas experiências exitosas na área de trânsito, especialmente pautadas em evidências técnicas e científicas que direcionam para a segurança viária. “Essa é uma oportunidade também para fazermos uma reflexão da importância do capital intelectual dos servidores. Nós temos pessoas que têm verdadeiras experiências e isso é uma forma de ter esse legado importante na rede pública, colocando Salvador em evidência”.

Redução de acidentes – A capital baiana foi destaque internacional por ter sido uma das cidades a superar a meta da Organização das Nações Unidades (ONU) para redução de 50% de mortes no trânsito na década 2011-2020. Uma das estratégias utilizadas para atingir o feito foi a intensificação das blitze da Lei Seca, tema do trabalho do gerente de trânsito da Transalvador, Antônio Neri.

Segundo o gerente, a ideia de fazer este artigo surgiu da observação sobre a redução no número de mortos por acidentes na cidade ao longo dos últimos anos. “A influência da operação Lei Seca é importante para gerar a mudança de comportamento das pessoas. Assim, eles criam a consciência de não misturar álcool e direção, o que, consequentemente, reduz a mortalidade”, lembrou Neri.

Este é o primeiro artigo escrito por Neri que é publicado e que tem o intuito de melhorar a capacitação para o trabalho, na área de fiscalização. “É fundamental porque marca o nosso trabalho, deixando um legado para o resto da vida”, declarou.

A publicação conta ainda com artigos do coordenador de Eventos da Transalvador, Janivaldo Rosário, que alerta sobre acidentes e mortalidade no trânsito; do coordenador de Área, José Hage, que falou sobre a importância da tecnologia da informação e comunicação na gestão de tráfego; e do supervisor de projetos da gerência de Projetos da autarquia, Danilo Souza, que abordou a importância das campanhas educativas, mas direcionadas públicos específicos.

  



 

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As grávidas, puérperas (até 45 dias após o parto) e pessoas que apresentaram eventos adversos graves após aplicação da 1ª dose de Oxford/AstraZeneca em Salvador poderão receber dose complementar com outro imunizante. A medida segue a recomendação do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

Para ter acesso à intercambialidade, as gestantes e puérperas que não tenham apresentado eventos adversos pós-vacina ou que tiveram reações leves deverão procurar o médico do serviço de saúde público ou privado. O profissional irá realizar a avaliação clínica e indicar vacinação via intercambialidade através do site www.intercambialidade.saude.salvador.ba.gov.br .

Após o preenchimento dos dados no sistema, será gerado um QR Code com orientações sobre locais para vacinação, em conjunto com o relatório médico que deverá ser impresso, assinado pelo médico e pela gestante ou puérpera para habilitação da vacinação.

Já quem teve reações adversas moderadas ou graves, após o cadastro feito pelo médico no mesmo sistema eletrônico de intercambialidade, o episódio será encaminhado para Câmara Técnica Estadual para avaliação e definição de um parecer técnico. O usuário deverá aguardar o contato da equipe técnica de vigilância de eventos adversos pós-vacinação do município, que irá realizar a habilitação do mesmo para vacinação, de acordo com o parecer emitido pela Câmara Técnica Estadual.

Os Multicentros Liberdade e Carlos Gomes, além da UBS Vila Matos, no Rio Vermelho, serão os locais de aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 via intercambialidade na capital baiana.

 

 

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Com quase três meses de funcionamento, o CadÚnico Itinerante atinge a marca de 5 mil atendimentos e ampliou, nesta segunda-feira (9), o benefício para pessoas em situação de rua. A ação foi realizada para 200 pessoas na sede do Movimento de População em Situação de Rua, no Pelourinho, e foi acompanhada pela vice-prefeita e secretária de Governo (Segov), Ana Paula Matos.

Na edição de hoje, além das inclusões e atualizações cadastrais dos benefícios sociais, também foram oferecidos assessoria jurídica, atendimento do Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm), cadastramento e recadastramento do cartão do SUS, abordagem social, serviços do INSS e o programa Primeiro Passo para mães de crianças de zero a cinco anos.

Para o secretário da Sempre, Kiki Bispo, a ampliação do CadÚnico Itinerante visa atender ainda mais a população soteropolitana em situação de vulnerabilidade. “Estes cidadãos estarão cada vez mais acolhidos. A meta é, até o final do ano, aumentar o número de atendimentos, devido à crescente demanda”, declarou, ressaltando que todos os protocolos sanitários são adotados nas edições.

Há mais de um ano desempregada, Bárbara Carolina Souza não escondeu a felicidade em sair de lá com a carta de emprego. "Saio daqui muito feliz em ter a possibilidade de voltar a trabalhar com o que gosto, que é atendimento ao público. Agradeço primeiramente a Deus, depois à Sempre e ao Simm, até porque passei por um período muito difícil, onde sequer tiver direito a auxílio emergencial. A secretaria me dará, inclusive, auxílio jurídico neste quesito."

Já Resivaldo dos Santos fez o cadastro para retornar a um abrigo. Segundo ele, dessa vez, terá resignação para ficar os três meses. "Quero sair de lá com meu Auxílio Aluguel e ir para minha casa, porque a rua está demais e eu espero ter uma vida melhor", confidenciou seu atual sonho.

Para Cláudio Santos Pacheco, o sentimento é de gratidão. Ele, que já passou por uma Unidade de Acolhimento Institucional (UAI) e saiu de lá com Auxílio Aluguel, recebe Bolsa Família e, hoje, foi fazer o recadastramento. "Tenho minha casa, tenho endereço, uma vida nova e sou muito grato por tudo que recebi desde que passei pelo abrigo", agradeceu.

Agendamentos – Aqueles que necessitarem o acesso ao serviço podem realizar agendamentos através da Central de Atendimento, nos números (71) 3202-2347, 99946-4326, 98800-4401, 98549-9820, 99738-4982 e 98791-6991, de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h30. Através das Prefeituras-Bairro, o agendamento ocorre pelo aplicativo Fala Cidadão, site Hora Marcada (horamarcada.salvador.ba.gov.br) ou Whatsapp – Assistente Virtual Jana, no número (71) 98392-3927.

 



 

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Devido à baixa procura do público de 26 e 27 anos, inicialmente exclusivo para receber a primeira dose contra a Covid-19 nesta segunda-feira (9), em Salvador, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) decidiu ampliar o público a ser beneficiado com a primeira dose. Ou seja, a partir das 14h, poderão procurar os pontos de vacina todas as pessoas com idade igual ou superior a 26 anos, que tenham o nome na lista disponibilizada no site www. saude. salvador. ba. gov. br .

Até as 10h30, pouco mais de 4,3 mil pessoas procuraram os 39 postos montados pela Prefeitura para a vacinação contra Covid-19. O movimento foi considerado muito abaixo do esperado pelas equipes de imunização, uma vez que o público aguardado para comparecimentos hoje é de cerca de 50 mil pessoas.

“Reforçamos a convocação de todos os indivíduos habilitados a procurarem os pontos de vacinação até as 21h para assegurar a primeira dose. A imunização é a melhor arma para mantermos a situação epidemiológica controlada na cidade”, destacou o titular da SMS, Leo Prates.

- Pontos com funcionamento das 14h às 18h

Drive-thrus: Shopping da Bahia, Universidade Federal da Bahia - Campus Ondina e FBDC Brotas.

Pontos fixos: USF Santa Luzia, USF Vale do Matatu, USF Plataforma, USF Vista Alegre, USF Pirajá, USF Fernando Filgueiras (Cabula VI), USF Cajazeiras X, USF Vila Nova de Pituaçu, USF João Roma Filho (Jardim Nova Esperança), USF Federação, USF Curralinho, USF Teotônio Vilela II (Fazenda Coutos II), USF Colinas de Periperi, USF Resgate, USF Cajazeiras V, UBS Nelson Pihauy Dourado (Águas Claras), USF Eduardo Mamede (Mussurunga) e FBDC Brotas.

- Pontos com funcionamento até 21h

Drive-thrus: Uninassau (Pituba), Universidade Católica do Salvador (Pituaçu); Barradão (Canabrava), 5º Centro de Saúde (Barris), Arena Fonte Nova (Nazaré), Atakadão Atakarejo (Fazenda Coutos), FBDC Cabula, Unijorge (Paralela), Faculdade Universo (Avenida ACM), Vila Militar (Dendezeiros), Centro de Convenções de Salvador (Boca do Rio) e Shopping Bela Vista.

Pontos fixos: Universidade Católica do Salvador (Pituaçu), Barradão (Canabrava), 5º Centro de Saúde (Barris), Unijorge (Paralela), Clube dos Oficiais da Polícia Militar (Dendezeiros) e UBS Ramiro de Azevedo (Campo da Pólvora).

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Um espaço estrategicamente localizado em um dos principais pontos turísticos de Salvador auxilia visitantes de todo o mundo que desejam conhecer a capital baiana. Instalado na parte alta do Elevador Lacerda, o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) recebeu, de janeiro a julho deste ano, 6,5 mil pessoas do Brasil e de outros 29 países. Neste momento de queda dos índices relacionados à Covid-19, de retomada das atividades e de aproximação da alta estação, o CAT tem recebido um fluxo mais intenso, comparado aos meses anteriores.

No período de reabertura – meses de novembro e dezembro – apenas 315 atendimentos haviam sido registrados, número bem abaixo das 1.568 pessoas atendidas apenas no último mês de julho. Os turistas mais frequentes têm sido os do próprio país, com destaque para visitantes de estados da região Centro-Oeste, a exemplo de Goiás e Mato Grosso, que não eram tão comuns. Ainda assim, profissionais do CAT têm atendido com certa regularidade alemães, franceses, italianos e espanhóis.

O serviço funciona de segunda a sexta das 8h às 17h, e aos sábados de 9h às 14h. No local, o turista conta com um espaço interativo com informações sobre Salvador para que, principalmente aquele que chega pela primeira vez à cidade, tenha apoio da Prefeitura para acessar serviços e conhecer os principais pontos da capital baiana.

Estrutura – O ambiente possui ampla recepção para atendimento, banheiro adaptado para pessoas com deficiência e acesso gratuito à internet. Uma ferramenta que merece destaque é a mesa totem sensível ao toque, com orientações e descrições sobre o que fazer e roteiros a seguir na cidade. A mesa interativa conta com diversos equipamentos reunidos em seis roteiros: o mundo da história, mundo da fé, mundo da música, das artes, da cultura e do comércio.

A mesa atraiu a atenção dos catarinenses Gabriela Ribeiro, de 42 anos, e Rodrigo Santos, 40 anos. Passeando pelos roteiros, o casal de turistas foi decidindo os próximos pontos e estabelecimentos da cidade que pretende conhecer. “Esse centro facilitou bastante. É sempre bom ter um local assim onde a gente possa obter informação oficial, com indicação sobre os guias e acesso ao mapa da cidade. Esse mapa interativo é bem legal e as informações ajudam bastante”, afirmou a bancária Gabriela.

A empreendedora coreana Yean Hiri Kim, de 28 anos, foi mais uma turista que contou com o apoio do CAT, na sexta-feira (6). Ela perguntou sobre como chegar à Ilha dos Frades e sobre os pontos interessantes de visitação da cidade. “Estou um pouco nervosa por estar em um lugar que para mim é desconhecido, mas estou muito feliz. Gostei muito do clima perfeito daqui e gostei também deste espaço de atendimento”.

Segundo os atendentes que atuam no local, as informações mais solicitadas são referentes à parte cultural, abrangendo os museus e espaços de visitação. Em seguida vem as solicitações sobre as igrejas e as praias e ilhas, respectivamente.

O secretário de Cultura e Turismo (Secult), Fábio Mota, salientou que o espaço contribui para divulgar ainda mais a primeira capital do Brasil ao público. “O CAT é de vital importância para o destino Salvador, pois consegue transmitir informações precisas em vários idiomas, qualifica o nosso destino, mostra o nosso profissionalismo e turismo para atendimento ao turista e surte efeito com a chegada de mais visitantes na cidade”.

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O prefeito de Salvador, Bruno Reis, está em viagem ao México para participar de um encontro sobre infraestrutura e mobilidade urbana, no Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP), na Cidade do México. Na ocasião, serão apresentados os projetos desenvolvidos pela capital baiana nesta área, além de conhecer as experiências realizadas em outros países da América Latina.

A agenda internacional, que prossegue até o sábado (14), também inclui uma visita a El Salvador. Na ocasião, será assinado um termo de irmanamento com o país da América Central.

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