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A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizará neste sábado (24), das 8h às 16h, o mutirão para realização do acompanhamento exigido pelo programa Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família) para garantir o benefício. O serviço acontece em 52 postos de saúde localizados em diversas regiões de Salvador. 

Para participar, os beneficiários devem levar o cartão do Bolsa Família onde consta o Número de Identificação Social (NIS), a caderneta de vacinação das crianças e a caderneta de pré-natal das gestantes. As crianças menores de sete anos, mulheres em idade fértil (14 a 44 anos) e gestantes de qualquer idade devem comparecer ao posto de saúde mais próximo e não é necessário agendar o serviço. O prazo final para realizar o acompanhamento é o dia 31 de dezembro. 

Na capital baiana, estão aptas mais de 281 mil pessoas para realizar o acompanhamento, no entanto, desse total, apenas 11% compareceram aos postos ao longo do ano. Quem não atender a essa condicionalidade do Auxílio Brasil poderá ter o benefício bloqueado em 2023. 

De acordo com o coordenador da Atenção Primária da SMS, Abdon Brito, a estratégia tem o objetivo de verificar se as famílias assistidas pelo programa estão acessando os serviços de saúde, conforme prevê o Governo Federal. 

“Para a manutenção do benefício é necessária a avaliação do estado nutricional das mulheres e crianças. Também verifica se as crianças estão vacinadas e se as mulheres grávidas estão fazendo o acompanhamento pré-natal. Desde o início do ano, todos os postos da rede básica da cidade estão realizando o acompanhamento de saúde. O mutirão deste sábado é mais uma oportunidade para ter acesso ao serviço e evitar possíveis transtornos por deixar para última hora”, afirmou. 

O acompanhamento é serviço de rotina ofertado em todos os postos de saúde da cidade, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, exceto feriados. Há o planejamento de serem realizadas outras mobilizações aos sábados até o mês de dezembro.

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Inaugurado em 2019, no bairro do Comércio, o Núcleo de Ações Articuladas para População em Situação de Rua (Nuar) completa três anos de funcionamento neste domingo (25). Dentre os diversos serviços, atividades e funções desenvolvidas destacam-se a de estimular o exercício da cidadania, de apoiar e dar suporte às pessoas em situação de rua. 

O equipamento está vinculado à Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) e funciona também como uma central de serviços para atendimentos psicossociais. No local, a população em situação de rua pode se inscrever em programas como o Minha Casa, Minha Vida e até receber qualificação profissional para ser encaminhada para o mercado de trabalho. Além disso, os usuários ainda contam com o apoio de uma equipe especializada formada por psicólogos, assistentes sociais, técnicos e advogados. 

“Podemos garantir que, através do Nuar, cada pessoa em situação de vulnerabilidade que nos procura tenha acesso a políticas públicas, garantia de direitos e autonomia, com atendimento realizado por demanda espontânea e direcionamento para toda rede socioassistencial da Prefeitura. Hoje, também, contamos com os serviços de encaminhamento para retirada de RG, vacinação e articulação com a rede e discussão de casos de demandas espontâneas ou emergenciais”, explica o titular da Sempre, Daniel Ribeiro. 

Para Lourdes Oliveira, assistida do Nuar, o centro é um local que ela encontrou para tirar novos documentos. “Eu moro na rua, não tenho onde guardar meus documentos e às vezes eles rasgam e estragam muito rápido. Então eu vim aqui para tentar tirar uma nova via do meu RG”, contou. 

Atualmente o equipamento tem capacidade para atender 250 pessoas/dia, através de uma triagem, com o direcionamento para os serviços de acordo com o perfil de cada assistido. Somente este ano, de janeiro a agosto, o Nuar já contabilizou cerca de 17 mil pessoas atendidas. 

Serviço – O Nuar possibilita a atualização e inscrição do Cadastro Único (CadÚnico)/ Auxílio Brasil, serviços como emissão do Cartão SUS, encaminhamento para acolhimento transitório, encaminhamento para retirada de RG na unidade do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) no Comércio, atendimento psicossocial com escuta qualificada, orientação jurídica, inscrição no Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm), vacinação e articulação com a rede e discussão de casos. O centro funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e está localizado na Rua do Corpo Santo, 37, no bairro do Comércio, atendendo por demanda espontânea. 

Rede socioassistencial – Além do Nuar, a rede socioassistencial da Sempre também é composta por quatro Centros de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centros POP), que são equipamentos públicos  que promovem atividades para o desenvolvimento da sociabilidade, além do fortalecimento de vínculos com amigos e familiares, com o objetivo de oportunizar a construção de novos projetos de vida, garantindo a proteção social e os direitos dessas pessoas através de serviços especializados. 

Os usuários dos Centros POP recebem atendimento individualizado e, caso necessário, podem ser encaminhados a Unidades de Acolhimento Institucional (UAI) da Prefeitura. Já as UAIs oferecem acolhimento provisório para adultos e famílias em situação de rua e/ou desabrigados por abandono, migração ou ausência de residência, ou pessoas em trânsito e sem condições de autossustento. 

Nessas unidades, acolhidos com recepção, escuta, cuidados pessoais e orientações sociofamiliares, os cidadãos são estimulados a desenvolver convívio familiar, grupal e social, além de serem inseridos em projetos/programas de capacitação e preparação para o trabalho; estímulo ao convívio familiar, grupal e social e articulação com os serviços de outras políticas públicas setoriais e de defesa de direitos; 

Ao todo, Salvador conta com 12 casas de acolhimento, sendo uma delas exclusiva para idosos com 60 anos ou mais. A lista de unidades pode ser conferida através do site www.sempre.salvador.ba.gov.br .

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Os alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) José Maria, de Ondina, e da Escola Municipal Piratini (Pituaçu) participaram do desfile que abre a 6º edição do Festival Alternativo Pituaçu 2022. Trazendo o tema “Florescendo na resistência", a caminhada aconteceu na manhã desta sexta-feira (23), pelas ruas do bairro, com destino ao Parque Metropolitano da região. 

No local, os alunos, pais, professores, apoiadores e moradores da comunidade puderam assistir a apresentações temáticas, além de realizar o plantio de mudas, ato que faz menção à preservação ambiental do espaço público. Os alunos realizaram ainda um abraço coletivo ao redor da lagoa que banha a região, simbolizando o cuidado com a natureza. 

De acordo com Ana Claudia Neves, diretora do Cmei, a participação dos alunos no desfile é uma forma de inseri-los socialmente, valorizar a arte e a cultura comunitária, além de celebrar a chegada da primavera. A intenção é também a de incentivar a participação das crianças em questões socioambientais. 

“É muito bom poder ver as nossas crianças tão felizes. Esse desfile não só comemora a chegada da primavera, mas também fomenta a cultura do bairro. Aqui temos pais, apoiadores, moradores da comunidade que chegam em suas janelas para ver o desfile passar. É muito satisfatório”, explicou a gestora. 

Conscientização – Ana conta ainda que o resgate, cuidado e valorização do bairro é um papel de todos, por isso, o desfile também chama a atenção dos moradores para a preservação do Parque Metropolitano de Pituaçu. “O parque vem sendo reduzido por conta da construção de imóveis na região, então queremos também alertar para esta causa e fazer com que os moradores entendam que essa luta é de todos. 

Para Valquíria Santos, conhecida como Dona Bal, vendedora de acarajé e moradora do local há 40 anos, o desfile traz alegria e cor para as ruas. “É muito bom ver a criançada assim passando pela nossa porta. Isso nos traz alegria e nos faz lembrar do renascimento do significado da primavera”, contou.

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Os candidatos deverão acessar o site: www.agendamentosemdec.salvador.ba.gov.br para agendar o atendimento a partir das 17:30h. (Em caso de deficiência visual, os candidatos deverão entrar em contato pelo número: 3202-2005 para o agendamento) O atendimento está sendo realizado de forma híbrida: presencialmente e remotamente, via whatsapp; a escolha é no momento do agendamento. 

Maqueiro

Ensino médio completo, 6 meses de experiência.

Salário R$1.456,00 + benefícios

1 Vaga

Vendedor de materiais de refrigeração

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, ter experiência com vendas de materiais de refrigeração será um diferencial

Salário a combinar + benefícios

3 Vagas

Agente de ação social ( Redutor de Dados )

Ensino médio completo, 6 meses de experiência.

Salário R$1.575,46 + benefícios

1 Vaga

Chefe de Fila em Restaurante

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis:  ter perfil de liderança e experiência em restaurante

Salário a combinar + benefícios

3 Vagas

Garçom

Ensino médio completo, 6 meses de experiência

Salário a combinar + benefícios

10 Vagas

Barman

Ensino médio completo, 6 meses de experiência

Salário a combinar + benefícios

5 Vagas

Motorista de Caminhão Bongo

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, imprescindível CNH B

Salário R$1.600,00 + benefícios

1 Vaga

Ajudante de Cozinha

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, imprescindível saber manusear máquina de salgados, vaga zoneada para bairros próximos a Avenida Tancredo Neves

Salário a combinar + benefícios

1 Vaga

Asssistente de Marketing

Ensino superior em Marketing ou áreas afins, 6 meses de experiência. 

Salário a combinar + benefícios

1 Vaga

Ajudante de deposito 

Ensino médio completo, 3 meses de experiência, imprescindível disponibilidade para trabalhar nos turnos da tarde/noite.

Salário R$1.212,00 + benefícios

10 Vagas

Auxiliar de limpeza

Ensino médio completo, 3 meses de experiência, imprescindível disponibilidade para trabalhar nos turnos da tarde/noite.

Salário R$1.212,00 + benefícios

10 Vagas

Técnico de suporte em  informática 

Ensino superior cursando Tecnologia da informação ou áreas afins, 6 meses de experiência, necessário conhecimento de banco de dados e ERP.

Salário R$2.500,00 + benefícios

2 Vagas

Auxiliar de lavanderia

Ensino médio completo, 6 meses de experiência.

Salário a combinar + benefícios

1 Vaga

Recepcionista de hotel

Ensino médio completo, 6 meses de experiência.

Salário a combinar + benefícios

1 Vaga

Vendedor Externo

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, Conforme a Nova Lei Trabalhista a contratação será por MEI, imprescindível CNH A e moto com baú

Salário a combinar + benefícios

1 Vaga

Supervisor de vendas externo

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, imprescindível ter atuado no ramo de telefonia, possuir CNH B e veículo próprio.

Salário a combinar + benefícios

1 Vaga

Operador de loja  Intermitente ( VAGA EXCLUSIVA PARA O PROGRAMA PRIMEIRO EMPREGO)

Ensino médio completo, sem experiência, ter disponibilidade de horário para trabalhar em Regime de contratação Intermitente.

Salário a combinar + benefícios

50 Vagas

Técnico em Informática 

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, CNH B, imprescindível conhecimento em Redes e sistemas em geral.

Salário a combinar + benefícios

2 Vagas

Encarregado de açougue 

Ensino médio completo, 6 meses de experiência.

Salário R$3.831,38 + benefícios

1 Vaga

Assistente Administrativo Operacional

Superior incompleto em Administração ou Segurança Privada (cursando a patir do 2º semestre a noite), 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: CNH A/B, Vasto Conhecimento com as áreas Administrativa e Departamento de Pessoal, com Excel, ter trabalhado na área de Segurança Patrimonial 

Salário R$1.500,00 + benefícios

1 Vaga

Doceira ( VAGA EXCLUSIVA PARA O PROGRAMA SIMM MULHER )

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisito imprescindível: vivência na produção de salgados

Salário a combinar + benefícios

1 Vaga

Preparador de veículos 

Ensino fundamental completo, 3 meses de experiência, dispobilidade para trabalhar em Lauro de Freitas.

Salário a combinar + benefícios

1 Vaga

Vendedor de veículos 

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, imprescindível boa dicção, conhecimento em Informática e ter trabalhado com vendas de veículos presencial / internet.

Salário a combinar + benefícios

2 Vagas

Auxiliar de limpeza ( vaga exclusiva para pessoas com deficiência )

Ensino médio completo, 3 meses de experiência.

Salário R$1.212,00 + benefícios

5 Vagas

Auxiliar administrativo ( vaga exclusiva para pessoas com deficiência )

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, imprescindível ter Informatica Intermediária.

Salário R$1.471,12 + benefícios

1 Vaga

Operador de telemarketing receptivo  ( vaga exclusiva para pessoas com deficiência )

Ensino médio completo, 3 meses de experiência, ter boa dicção e conhecimento em informática.

Salário a combinar + benefícios

1 Vaga

Auxiliar administrativo ( vaga exclusiva para pessoas com deficiência )

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, conhecimento em Informática

Salário R$1.257,0 + benefícios

1 Vaga

Auxiliar logístico ( vaga exclusiva para pessoas com deficiência )

Ensino médio completo, 3  meses de experiência,ter fácil acesso a região de Pirajá.

Salário a combinar + benefícios

2 Vagas

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A Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), em parceria com a Defensoria Pública e diversos órgãos municipais realizou, nesta sexta-feira (22), a Feira Social Guerreira Zeferina, para a oferta de serviços socioassistenciais voltados para a comunidade do Conjunto Habitacional, localizado em Periperi. Na ocasião, foram promovidas ações de assistência social, jurídica, saúde, cultura, entre outras atividades de apoio à cidadania. 

Foram realizados cerca de 500 atendimentos no total, a exemplo da inclusão e atualização cadastral no Cadastro Único (CadÚnico) e de orientações dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas). Já as crianças se divertiram com equipamentos como mesa de totó, pula-pula e outras brincadeiras, dentro do projeto Ruas de Lazer. 

“A realização dessas feiras têm sido um esforço recorrente da Prefeitura para levar uma multiplicidade de serviços municipais, com a integração de diversas pastas, diretamente nas comunidades”, destacou o secretário da Sempre, Daniel Ribeiro. 

Os moradores também foram apresentados ao Projeto Guerreira Esportiva, promovido em parceria com a AVSI Brasil para a execução de atividades esportivas na quadra poliesportiva da Guerreira Zeferina. A iniciativa envolve 75 crianças e adolescentes da comunidade, no contraturno escolar, com o intuito de promover o desenvolvimento social através da prática esportiva, reunindo disciplina, confiança, liderança, tolerância, cooperação, respeito e espírito de equipe. 

"Estamos muito satisfeitos por poder retornar à comunidade Guerreira Zeferina, agora com o projeto de esporte para as crianças e adolescentes. Esse é o método que a AVSI Brasil acredita: um percurso de desenvolvimento integral, que começou com a requalificação das casas e tem continuidade com as ações sociais para os moradores da comunidade", ressaltou o diretor-presidente da AVSI Brasil, Fabrizio Pellicelli. 

Exame de DNA – A Feira Social Guerreira Zeferina também possibilitou ao público o acesso aos serviços de orientação jurídica nas mais diversas áreas, resolução extrajudicial de conflitos e exames de DNA para investigação de paternidade para os filhos que não têm nome do pai no registro. 

“Esta é mais uma oportunidade que temos de encurtar distâncias e levar todos os serviços que oferecemos nas nossas unidades fixas para muito mais perto de quem precisa ter os seus direitos garantidos. Além disso, será uma atuação em rede, que contará com a parceria da Sempre e seus serviços socioassistenciais”, os defensores públicos Cristina Ulm e Gil Braga, que gerenciam a Unidade Móvel da Defensoria Pública. 

Também disponibilizaram serviços as secretarias municipais de Saúde (SMS); Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ); Sustentabilidade e Resiliência (Secis); e Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec).

 

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O prefeito Bruno Reis participou, nesta sexta-feira (23), da inauguração do novo Centro de Pesquisas Clínicas (Cpec) das Obras Sociais de Irmã Dulce (Osid), na Avenida Tamburugy, em Patamares. Referência no desenvolvimento de estudos de saúde e de vacinas, a unidade existe desde 1999 e funcionava na sede da instituição não governamental, na Cidade Baixa. 

O chefe do Executivo municipal reforçou o papel das Osid na cidade quanto à prestação de serviços sociais e de saúde, além da assistência à população mais pobre. O gestor também aproveitou a ocasião para conhecer parte das instalações do Cpec, que possui 587 m² de área, seis consultórios, salas administrativas e auditório com capacidade para 40 pessoas – local que servirá para orientar voluntários que participarem de pesquisas. 

“Nossa cidade não pode abrir mão deste trabalho que as Osid realiza. Não conhecia nem imaginava a dimensão do Cpec, que foi responsável por prevenir diversas doenças e ajudar a humanidade através das vacinas. Este centro de pesquisa não deixa nada a desejar a outras instalações e nós, como pessoas públicas, não podemos deixar de agradecer e firmar o compromisso de colaborar no que for possível", destacou Bruno Reis. 

Estrutura – O pesquisador e líder do Cpec/Osid, Edson Duarte, lembrou que, ao longo de 23 anos, a unidade mantém a vocação de elaborar projetos e estudos importantes para a saúde baiana. "Nossa meta é manter e ampliar este trabalho, contribuindo nas descobertas e licenciamento de vacinas incluídas no Programa Nacional de Imunização, salvando vidas e prevenindo doenças. Temos a grata satisfação de saber que mais de 20 milhões de vidas, em mais de 180 países, foram salvas por esta vacina. Portanto, as ações aqui empreendidas são de extrema importância para nossa saúde pública". 

O Centro de Pesquisas Clínicas encabeçou, por exemplo, estudos e vacinas de combate ao HPV (que é responsável pelos cânceres de colo, pênis, canal anal, cabeça e pescoço), da vacina da meningite meningocócica tipo B, rotavírus e, mais recentemente, de imunizante contra a Covid-19. 

O local conta com uma equipe multidisciplinar, composta por médicos, enfermeiros e farmacêuticos. A superintendente das Osid, Maria Rita Lopes Pontes, lembrou que a instalação do centro em Patamares é um marco histórico da organização. 

"O Cpec ficou por 23 anos localizado no prédio das Obras Sociais. Agora, com apoio de parceiros, inclusive na doação do edifício, conseguimos inaugurar o novo espaço onde poderemos atender melhor a população, além de voluntários que participam dos nossos projetos de pesquisa”, frisou.

 

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Maior prova de mar aberto do Brasil, a Travessia Itapatica-Salvador será realizada no dia 10 de dezembro deste ano. A confirmação e exposição das diretrizes da competição foram apresentadas nesta sexta-feira (23), no Yacht Club da Bahia, na Barra, em cerimônia com participação do prefeito Bruno Reis, representantes da Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA) e da instituição-sede do evento. 

Na ocasião, o prefeito ressaltou a relevância da travessia como fonte reveladora de novos talentos, além da consagração de grandes desportistas baianos, como a medalhista olímpica e campeã mundial Ana Marcela e o multicampeão Allan do Carmo. "Sabemos da importância do esporte para o enfrentamento da violência e drogas, pois estimula o foco, a disciplina e é também uma fonte de realização de sonhos pessoais e profissionais. Além disso, estamos resgatando a tradição de Salvador receber grandes eventos desportivos nacionais e internacionais, que aquecem a economia, gerando emprego e renda". 

O presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, ressaltou que esta é uma competição histórica e de extrema importância para a cidade. “A Prefeitura faz um grande esforço para fortalecer todas as manifestações culturais e esportivas em nossa cidade. A Travessia Itaparica-Salvador é a principal prova de mar aberto do Brasil e estamos lutando para fazer dela a mais importante prova do gênero no mundo. Ela, inclusive, passa a fazer parte do calendário de eventos da cidade e queremos ter os principais competidores do planeta aqui. Isso contribui para a geração de rendam, difusão do esporte na cidade e divulgação de Salvador como um dos principais destinos de turismo esportivo do Brasil", disse. 

Para o diretor de Águas Abertas da FBDA, Ricardo Santana, a Travessia representa a retomada para toda a comunidade de esportes aquáticos da capital baiana – a expectativa é de que 600 competidores participem desta edição. "É muito gratificante ver esse retorno nesta magnitude. Além da prova de Itaparica até Salvador, teremos pequenas provas, de 400m, 1000m e até 2000m, para incentivar outras pessoas, não necessariamente atletas profissionais, a realizarem o sonho de fazer essa travessia". 

Prova – Com 12 km de extensão, a competição é a prova de natação em mar aberto mais importante do país. Chegando à 68ª edição em 2022, a disputa terá duração de quatro horas e a categoria principal, de 12km, tem como ponto de partida a praia de Gamaleira, na Ilha de Itaparica, às 7h, e chegada no Porto da Barra, em Salvador. 

A prova de 2000m tem saída do Forte de Santa Maria até o Yacht Clube da Bahia e volta para o ponto de partida. Já a prova de 1 km terá largada no Yacht Clube da Bahia seguindo até o Forte de Santa Maria, passando pelo Forte de São Diogo. A competição de 400 metros tem largada e chegada no Forte de Santa Maria, nadando apenas na região do Porto da Barra. 

Premiações e inscrições – As premiações envolvem entrega do troféu de campeão e prêmio em dinheiro de R$10 mil. O segundo lugar terá premiação de R$7 mil. Serão R$5 mil para os terceiros colocados; a quarta colocação pagará R$3 mil aos competidores; e o quinto lugar terá prêmios de R$2 mil. As inscrições podem ser feitas no site www.fbda.com.br .

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Uma das vias de acesso à orla de Salvador no trecho Barra/Ondina, a Rua Professor Sabino Silva está de cara nova após a conclusão total das obras de requalificação realizadas pela Prefeitura. A intervenção foi entregue nesta sexta-feira (23) pelo prefeito Bruno Reis, acompanhado de gestores municipais, e promoveu melhorias para mobilidade de pedestres, motoristas e ciclistas, além de mobiliários urbanos que já podem ser aproveitados pela população. O investimento total foi de R$9,5 milhões. 

O prefeito destacou a mudança urbanística implementada no local, ressaltando a importância para quem vive o dia a dia da região, além daqueles que desfrutam momentos de lazer, como o carnaval. "Essa é uma importante avenida de nossa cidade, com diversas ligações para a mobilidade e integração de Salvador. Aqui fizemos toda a drenagem, para resolver os problemas de alagamento, colocamos piso intertravado em uma grande revolução urbanística. passeios com meio-fio, paisagismo. Esta se soma a diversas obras já feitas na região, como a requalificação da orla, a Avenida Milton Santos, as contenções de encosta, enfim todo um trabalho de infraestrutura para trazer conforto, qualidade de vida e lazer e segurança para a população". 

A ação para a nova Rua Sabino Silva foi dividida em duas etapas. A primeira envolveu a instalação de um novo sistema de drenagem, no sentido de acabar com os constantes alagamentos provocados pelo período chuvoso. Já a segunda etapa contemplou o projeto de urbanização, elaborado pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), que trouxe mais valorização à via ao englobar desde a criação de rampas, sinalização de trânsito e piso intertravado até a implantação de áreas de convivência, com parques infantis, bancos, bicicletário, ciclovia, lixeiras, balizadores, guarda-corpo, abrigo de ônibus e passeios em concreto lavado.  

Qualidade de vida – Os equipamentos não só embelezam a rua como trouxe mais opção de lazer, conforto e qualidade de vida aos moradores. No canteiro central, foi implantada uma ciclovia em faixa contínua, e o paisagismo foi reforçado com a plantação de gramado e mudas de árvores, melhorando o aspecto visual do percurso. O investimento foi de R$5,4 milhões e as obras foram realizadas sob a coordenação da Superintendência de Obras Públicas (Sucop), vinculada à Secretaria Municipal de Infarestrutura e Obras Públicas (Seinfra).    

O economista Jorge Passos, de 65 anos, sendo cinco deles utilizando a via para trabalhar e viver, avaliou a intervenção como importante e necessária. "Anteriormente era impossível circular por aqui, as raízes das árvores rompiam a calçada, era um caos. A mudança foi da água para o vinho. É alvo de elogio para todos que circulam por aqui. Não havia atrativo algum para o morador", relatou. 

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A Secretaria Municipal da Reparação (Semur) realizou, na quinta-feira (22), a cerimônia de outorga da primeira edição do Selo da Diversidade LGBT+, que tem como objetivo certificar empresas com comprometimentos na promoção da diversidade de gênero na própria equipe organizacional. O evento aconteceu no Hotel Mercure, no Rio Vermelho, e participaram da cerimônia a secretária da Semur, Ivete Sacramento; a secretária da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Fernanda Lordêlo, e demais representantes da gestão municipal, de instituições privadas e da sociedade civil.

Mais de 30 empresas receberam a certificação do Selo da Diversidade LGBT+. Dentre elas está a Universidade Federal da Bahia (Ufba), o Instituto A Mulherada, o Centro Universitário UniJorge, a Uber Brasil, o Ministério Público da Bahia (MP-BA) e o Sindicato dos Bancários da Bahia.

Durante a fala sobre “O compromisso da Prefeitura com a inclusão”, Ivete Sacramento reforçou que a iniciativa marca um dia histórico em Salvador, devido ao compromisso e confiança das empresas certificadas na instalação do programa de diversidade em suas repartições e na inclusão do público LGBT nos processos de emprego e renda e combate à LGBTfobia.

“Sabemos que temos um atraso de séculos no reconhecimento de políticas públicas para pessoas LGBT. Implantamos políticas públicas para esta comunidade em Salvador a partir do ano de 2013, através da Reparação. Reparar é você devolver historicamente o que lhe foi tirado. Por isso, a Semur está envolvida nesse processo de implantação de políticas públicas e, hoje, de forma em conjunta, reafirmamos esse compromisso com esses parceiros”, declarou a titular da Semur.

O presidente do Conselho Municipal LGBT, Walter Pinto Jr., reforçou as vantagens desta iniciativa para as empresas. Para ele, a instituição que possuir o selo demonstra à sociedade o compromisso com a responsabilidade social, além de garantir maior lucratividade, inovação com equipes diversas e posicionamento da empresa.

“À medida em que ofertamos este selo para essas organizações, que possui o compromisso real através de plano de ações, práticas inclusivas e promoção dessas pessoas, estamos garantindo o estado de direitos de segurança, acesso, liberdade de expressão e a garantia dessas pessoas”, disse Walter Pinto Jr.

Compromisso – Representando a empresa de telemarketing Atento, a colaboradora Pétala Silva salientou a importância de a empresa estar recebendo a outorga do selo. “Precisamos conquistar, garantir e definir nossos espaços. Na Atento me sinto acolhida e representada neste processo”.

A promotora de justiça em defesa da população LGBT do MP-BA, Márcia Regina Ribeiro Teixeira, lembra da responsabilidade do órgão no combate à LGBTfobia. “Esse selo representa a obrigação e dever do Ministério Público da Bahia em atender todas as demandas que nos chegam para trabalharmos com respeito, dignidade e acolhimento devido”.

Selo – O Selo da Diversidade LGBT+ é essencialmente uma política voltada à sensibilização das instituições, a fim de que desenvolvam ações de combate à LGBTfobia, assim como a inserção e promoção da população LGBT+ em seu quadro funcional. O programa é instituído através do Decreto 35.071/2022 que visa reconhecer publicamente as ações de promoção da equidade de orientação sexual e identidade de gênero na gestão de pessoas e marketing das empresas e organizações públicas, privadas e da sociedade civil da cidade do Salvador.

Para aquisição do selo, as empresas, associações civis e entidades públicas precisam assinar um pacto pela valorização da diversidade LGBT+, apresentar um diagnóstico censitário com o perfil LGBT+ do quadro de empregados, prestadores de serviço e quaisquer outros colaboradores. Devem também apresentar um plano de trabalho, para o período de janeiro a dezembro de cada ano, informando as metas a serem alcançadas, com o respectivo cronograma e estratégias para o enfrentamento das desigualdades.

“Essa é uma grande conquista, visto que contempla uma comunidade com dificuldade de entrar no mercado de trabalho, devido ao estigma. Por outro lado, notamos hoje empresas com uma tendência a contratar profissionais LGBT, com foco nas habilidades, na atenção e dedicação desses profissionais. Com esse programa, queremos aproximar cada vez mais essa comunidade às corporações", afirma o gestor do Centro Municipal LGBT+ Vida Bruno, Marcelo Cerqueira.

 

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