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Com intuito de melhor informar passageiros e turistas que fazem uso do transporte público municipal, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade (Semob), iniciou a instalação de mapas nas paradas de ônibus da cidade. A primeira localidade contemplada é Cajazeiras, que já teve parte do material gráfico implantado. 

Na região, serão 31 mapas espalhados em 12 pontos. O projeto contempla inicialmente 800 informativos cartográficos em 300 paradas localizadas nos principais corredores de tráfego de Salvador. As placas trazem informações sobre os ônibus que passam no local, roteiros e o desenho de cada percurso até o final de linha. Além de dados do itinerário, o passageiro poderá se conectar ao aplicativo CittaMobi, por meio de QR Code, e conferir a previsão de horário dos coletivos. 

Na localidade de Cajazeiras, os mapas estão sendo colocados em 12 pontos das ruas Engenheiro Raymundo Carlos Nery, Juscelino Kubistchek, Engenheiro Raymundo Carlos Nery, Jornalista José Curvello e na Estrada do Coqueiro Grande.  

De acordo com o secretário de Mobilidade, Fábio Mota, a implantação do material informativo atende a uma demanda antiga dos usuários do sistema. “A população sempre questionou sobres quais ônibus passam em determinado ponto. Os mapas agora suprem essa necessidade, deixando o usuário informado sobre os ônibus que passam por ali. Além disso, o QR Code possibilita o acesso ao CittaMobi, facilitando as informações sobre a previsão de todas as linhas da parada onde ele se encontra". 

Material resistente - Feitas com material resistente, as placas suportam água, riscos e a incidência dos raios solares. A distribuição foi projetada de acordo com as regiões administrativas da cidade. Inicialmente, as áreas contempladas são os principais corredores de tráfego de Cajazeiras e do Subúrbio.  

Além dos 31 mapas em Cajazeiras, serão instalados 16 na região Subúrbio/Ilhas, 15 em São Caetano/Liberdade, 16 no percurso entre o Cabula/Tancredo Neves, 14 em Pau da Lima, 29 na Cidade Baixa, 46 nas localidades do Centro e Brotas, 69 nos pontos que vão da Barra a Pituba e 83 na região da orla atlântica.

 

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Encontro municipal organizado pela Codecon celebra aniversário da legislação que protege cidadão

A Diretoria de Defesa do Consumidor de Salvador (Codecon) lança, nesta quarta-feira (11), a partir das 8h, a nova edição do Código de Defesa do Consumidor (CDC), revista e atualizada. O lançamento ocorre durante o Encontro Municipal de Defesa do Consumidor, no Centro de Cultura da Câmara Municipal, na Praça Thomé de Souza. 

Promovido pela Codecon, o evento homenageia os 29 anos do CDC, com palestras do juiz Pablo Stolze e de Alexandre Doria, especialista em defesa do consumidor. As inscrições são gratuitas pelo link https://forms.gle/486q3XN3EpF19VED6 ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. Os presentes receberão certificado de participação com carga horária de quatro horas. 

Roberta Caires, diretora do órgão, diz que o encontro aprofunda temas relevantes sobre direitos de consumidores e lembra que o CDC trouxe avanços, mas que há conquistas pela frente. “Atuamos com base no CDC, alinhada com as diretrizes das Nações Unidas pela defesa dos consumidores”, acrescenta. Ela explica ainda que, “no contexto mundial, se destacam abusos financeiros e o consumo pela internet”, e “a Codecon investe em políticas reguladoras e fiscalizadoras de proteção financeira ao consumidor nesses dois níveis”. 

Intermediação - Com o mesmo tempo de existência do CDC, a Codecon atua diariamente em defesa dos direitos dos consumidores em Salvador, intermediando reclamações da população sobre abusos cometidos por fornecedores e prestadores de serviços, sob a luz da legislação vigente.

Entre as ações realizadas pelo órgão, destacam-se o Codecon & Você, maior programa de capacitação de fornecedores e consumidores já realizado em Salvador, sobre direitos e deveres previstos no Código de Defesa do Consumidor; os cálculos de cobranças abusivas em financiamentos, multas, juros e planos de saúde, entre outros, oferecidos para a população e as frequentes fiscalizações. 

Palestrantes – Membro da Academia de Letras Jurídicas da Bahia e da Academia Brasileira de Direito Civil, Pablo Stolze fará palestra com o tema “Boa-fé objetiva nas relações de consumo”, abordando o direito à informação e assistência e a questão das cobranças abusivas. “A utilização de dispositivos eletrônicos, inteligência artificial, para ligar para o consumidor dezenas de vezes cobrando uma dívida. Como isso é visto pelo direito brasileiro à luz da boa-fé?”, provoca Stolze. 

O especialista em Direito Civil e do Consumidor Alexandre Doria discutirá a abusividade em vendas pela Internet, com o tema “O comércio eletrônico, ingressos e a (i)legalidade da taxa de conveniência”. Segundo Dória, as vendas online vêm numa crescente, o que demanda uma discussão sobre o assunto junto aos consumidores. “É importante discutir isso agora, para que, quando o mercado crescer, ele já cresça orientado, respeitando as regras do direito do consumidor", ressalta.

 

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De acordo com dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio é a segunda maior causa de morte entre jovens, de 15 a 29 anos. Esses dados representam um aumento de 40% de suicídios entre os brasileiros nessa faixa etária,na última década, segundo dados oficiais.

Diante desta perspectiva, a Secretaria de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) realiza nesta terça-feira (10, às 14h, no Espaço Colabore - Parque da Cidade, o Papo com a Juventude, que será a primeira edição da iniciativa focada no Setembro Amarelo.

O objetivo da ação é conscientizar a população jovem, quebrando tabus e preconceitos que rodeiam o tema, promovendo a valorização da vida e o aumento da auto estima. Através de uma metodologia descontraída e de linguagem casual, o coordenador de Juventude da secretaria, Bruno Moreno, fará uma discussão participativa, além de intervenções culturais de grupos artísticos.

“Combater o suicídio é um caminho possível, pois 90% dos casos poderiam ser evitados, apenas com a ajuda adequada, e essa ajuda vem de cada um de nós, por meio de apoio e motivação podemos salvar vidas”, afirma Rogéria Santos, secretária da SPMJ.

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Entrando no clima do Festival da Primavera, que acontecerá do dia 14 a 29 deste mês, a Fundação Gregório de Mattos (FGM) montou uma programação cultural especial para receber a estação das flores, com atividades de teatro, música, poesia, ações de educação patrimonial, literatura, oficinas e muito mais. As atrações ocorrerão em diversos espaços do Centro da cidade e do Boca de Brasa.

O Espaço Cultural da Barroquinha recebe, no dia 17, mais uma edição de "Patrimônio É…", roda de conversa mensal sobre patrimônio cultural. O evento acontecerá às 18h, com o tema "Subúrbio Ferroviário: memória e cultura". Já no dia 18, a partir das 14h, acontece o "Seminário Pedra de Xangô: centro de convergência religiosa, cultural e política da cidade de Salvador", e no mesmo dia, às 17h, será feito o lançamento do livro "Pedra de Xangô", da autora Maria Alice Pereira da Silva.

Nos dias 19 a 22, o Espaço Cultural da Barroquinha será palco do espetáculo "Pele negra e máscaras brancas", às 19h. A entrada custa R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia).

De 21 a 29, o Festival Internacional Latino Americano de Teatro da Bahia (Filte) será integrado à programação, com performances locais, nacionais e internacionais - a programação pode ser acessada no site do próprio festival internacional.

No dia 24, a partir das 18h, acontecerão os espetáculos "Aceso do arraial" e "Aterro". Nos dias 24 e 25, às 19h, o público poderá prestigiar "Quando o coração transborda". Já nos dias 26 e 27, será apresentada a peça "Travessia do grão profundo", também às 19h. Duas sessões do espetáculo"Das coisas boas da vida" ocorrerão nos dias 28 e 29, às 17h.

Teatro Gregório - O Teatro Gregório de Mattos (TGM) recebe nos dias 20, 21 e 22, sempre às 18h, a peça "Em família", um dos mais aplaudidos e elogiados espetáculos do teatro baiano. A apresentação mostra de forma emocionante e divertida os problemas de uma família típica brasileira que tem os pais despejados da casa onde moram por não terem condições financeiras para mantê-la. Os ingressos custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia).

O Filte no TGM promove diversos espetáculos, como "Pupik-Fuga em 2 e LUME", dias 23 e 24, às 19h; "O Trago e risco" (24), às 18h; além do "Desmontando Cassandra" (25 e 26), às 19h; e do "Teatro la independência" (28 e 29), no mesmo horário.

Benin - Dia 26, das 10h às 12h, a Casa do Benin receberá o espetáculo "Poeseu - quando a poesia invade o museu". A proposta é que o público adentre ao espaço e conheça seus cantos e encantos cobertos de palavras e poesia, num percurso poético e musical, cheio de humor, guiado pela trupe de atores que há dois anos tem residência dentro do museu. Neste projeto, a poesia toma corpo de diferentes formas, abrindo espaço para que a plateia também crie, recite e cante reconhecendo o museu como um espaço de memória, mas também de criação.

Boca de Brasa - O Espaço Cultural Boca de Brasa do Subúrbio 360 receberá, no dia 20, às 19h, a Batalha de Standup. Dias 23, 24 e 25, sempre das 8h às 12h e das 13h às 17h, acontecerão os Jogos de Primavera; e no dia 24, das 8h às 21h, o público poderá participar do Encontro de Artes Marciais.

O Boca de Brasa do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) de Valéria entra na programação com as oficinas gratuitas, no dia 17, das 9h às 21h. No dia 15, às 17h, acontecerá no local mais uma edição do Palco Aberto, enquanto que no dia 21 o público poderá se divertir com a Batalha de Stand Up, às 19h.

Para apresentar a história de Salvador a partir dos monumentos aos estudantes de escolas municipais, o Circuito #Reconectar promove um passeio histórico cultural no Centro da cidade e na Barra. O Palco Toca Raul recebe, nos dias 14 e 28, o Rock na Rua, das 17h às 21h. Já nos dias 20, 21 e 22, das 15h às 22h, acontece a Feira Rio com música, artesanato e gastronomia.

 

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Foi publicada na edição de hoje (09) do Diário Oficial do Município a convocação de 41 profissionais de saúde aprovados no Processo Seletivo Simplificado 03/2018 para as funções de técnico de enfermagem (23), cirurgião dentista (01) e enfermeiros (17).

Os convocados deverão se apresentar na sede da Secretaria Municipal de Gestão (Semge), nos Barris, no prazo de 15 dias corridos da data da publicação, das 8h30 às 11h30, e das 13h30h às 16h. Para assinatura dos contratos, os candidatos deverão apresentar carteira de identidade, CPF, Pis/Pasep, carteira de trabalho, título de eleitor, comprovante de votação na última eleição e comprovante de residência, dentre outros documentos cuja lista pode ser conferida no site www. dom. salvador. ba. gov. br.

A nova convocação faz parte de um conjunto de esforços empenhados pela gestão para compor as equipes de atendimento, ampliando a assistência à população de Salvador e, consequentemente, o aumento da cobertura da atenção primária na rede SUS.

No mês passado, o prefeito ACM Neto homologou a convocação de 120 novos médicos concursados, número três vezes maior que o ofertado inicialmente no concurso, que era de 40 vagas. O foco principal é a área de Saúde da Família. A iniciativa terá um impacto anual estimado no orçamento municipal de R$18,6 milhões.

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Hoje (09), no primeiro dia útil após as alterações de tráfego na Avenida Antônio Carlos Magalhães, que tiveram início ontem (08), em razão das obra do BRT nas imediações do supermercado Walmart, a Transalvador disponibilizou agentes em dois pontos da via para orientar os motoristas. Viaturas do órgão permaneceram no cruzamento do Hiper Posto e na saída da Rua Cipreste.

“No primeiro dia e primeira semana é sempre mais complicados. As pessoas ainda estão se acostumando e se reprogramando. Mas, dentro do planejado, está bastante adequado, chegando a ter fluidez nos dois sentidos”, avaliou o superintendente da Transalvador, Fabrizzio Muller, lembrando que as mudanças viárias estão sendo comunicadas há dias. “Após a finalização da obra, o trânsito não volta a ser como era, já que haverá a presença do elevado, onde parte dos veículos passará por ele”, lembrou.

Na prática, tanto os viadutos quantos os elevados que estão sendo erguidos para o BRT serão fundamentais porque possibilitarão a eliminação de semáforos e retornos nas vias exclusivas do modal, tanto para quem utiliza transporte público quanto automóvel ou bicicleta.

O que mudou - O tráfego da via principal, no sentido Av. Luís Viana (Paralela), foi desviado a partir das imediações do supermercado Sam’s Club. Desta forma, os veículos provenientes da Av. Juracy Magalhães devem acessar a via marginal, voltando novamente à via principal logo após o Walmart. No sentido Lucaia, neste mesmo trecho, foram realizados pequenos desvios. Já nas imediações do Lar Shopping há um estreitamento da via, que passou de quatro para três faixas no sentido Lucaia, para permitir a construção do elevado que será implementado no local.

As mudanças na região também afetam o fluxo dos veículos que saem da Rua Cipreste, ao lado do Sam’s Club. O acesso à via principal no sentido Lucaia foi interditado, e os veículos devem utilizar a via marginal, sentido Ligação Iguatemi-Paralela (LIP), acessando a via principal logo após do Walmart, como os demais veículos que seguem na mesma direção. Para quem deseja ir no sentido Lucaia, a opção é permanecer na Rua da Alfazema e acessar a Av. Paulo VI, saindo ao lado do Hiper Posto.

Fabrizzio Muller recomendou que, se possível, os motoristas que trafegam pela área reprograme o roteiro, principalmente em horário de pico. “O fluxo desse trecho da avenida chega a 200 mil veículos em dias normais. Apesar de todo o planejamento dos órgãos da Prefeitura envolvidos no projeto, buscamos causar o menor impacto possível no trânsito. Os condutores deverão dar preferência a vias alternativas, como as avenidas Octávio Mangabeira ou a Mário Leal Ferreira (Bonocô)”, pontuou.

As mudanças estão previstas para serem concluídas no início de 2020.

BRT - Construído em três etapas, o BRT de Salvador terá 11,7 quilômetros de extensão no trecho entre a Estação da Lapa e a região do Shopping da Bahia, fazendo a integração com o metrô nas duas pontas, passando pelas avenidas Vasco da Gama, Juracy Magalhães e ACM, justamente o "centro nervoso da cidade".

A primeira etapa, entre o Parque da Cidade e a região do Shopping da Bahia, já está com as obras 20% concluídas. Os viadutos de acesso e saída do Itaigara, por exemplo, serão entregues até dezembro deste ano.

O trecho entre a Lapa e o Parque da Cidade já está em licitação. Haverá ainda uma expansão até a Pituba, cujo edital para contratação da empresa deverá ser publicado em breve. As obras envolvem a implantação de pistas exclusivas para o novo modal de transporte e também vias expressas para automóveis, além de ciclovia. Ou seja, não é só quem anda de ônibus que será beneficiado com o projeto.

Os veículos do BRT terão capacidade para transportar 31 mil passageiros por dia e redução do tempo de até 42% em relação ao ônibus comum. A expectativa é que o percurso entre a Estação da Lapa e a região do Shopping da Bahia seja feito em até 16 minutos. O trecho completo do modal deve ficar pronto até o final de 2020.

Além disso, a Prefeitura pretende implantar, até 2025, outras seis linhas de BRT. O novo modal vai chegar a regiões como o Subúrbio Ferroviário, Águas Claras e Orla, como está previsto no Plano de Mobilidade de Salvador.

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Vinte e três empresas aderiram ao “Dia D” do Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (SIMM) voltado para pessoas com deficiência. Com isso, o número subiu de 351 para 635 vagas de empregos e estágio ofertadas exclusivamente para este público, nesta terça-feira (10), na sede do SIMM, na Rua Miguel Calmon, no Comércio, a partir das 8h.

Na ocasião, o secretário municipal de Trabalho, Esportes e Lazer, Alberto Pimentel, estará presente, bem como representantes das empresas que irão oferecer as vagas e iniciar o processo de pré-seleção. A ação, idealizada pelo governo federal com apoio da Prefeitura, busca promover a empregabilidade de pessoas com deficiência e reabilitados do INSS.

Os interessados deverão ir na sede do SIMM do Comércio ou em uma das Prefeituras-Bairro da cidade, levando originais da Carteira de Trabalho (com o número do PIS, Pasep ou NIS), Carteira de Identidade, CPF, comprovante de residência e histórico escolar, para realização de cadastro de busca por vagas e de encaminhamento para entrevistas e seleções.

Entre as vagas que serão disponibilizadas para pessoas com deficiência estão: telefonista, recepcionista, auxiliar de limpeza, ascensorista, auxiliar administrativo, operador de telemarketing, supervisor de call center, auxiliar administrativo, varredor de rua, técnico de enfermagem, operador de máquina de lavar, enfermeiro, técnico de laboratório, cuidador, fisioterapeuta, agente de portaria, empacotador, monitor de ressocialização, auxiliar de cozinha industrial, cozinheiro industrial, auxiliar de segurança, auxiliar de almoxarifado, auxiliar de manutenção, maqueiro, técnico em radiologia, consultor de vendas, auxiliar financeiro (estágio) e auxiliar de publicidade (estágio).

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Com o objetivo de analisar a implantação do Projeto de Parceria Público-Privada (PPP) para a iluminação de Salvador, representantes da Diretoria de Serviços de Iluminação Pública (Dsip), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), se reuniram na manhã desta segunda-feira (09) com membros da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), no Parque Social, sediado no Parque da Cidade, Itaigara. Na ocasião, foram apresentadas as especificações do edital e as resoluções dos 134 questionamentos feitos durante a fase de consulta pública.

O objetivo é que o projeto promova a modernização de toda a iluminação na cidade, em um prazo de 20 anos. Com a aprovação, será feita a implantação de telegestão e do Centro de Controle Operacional (CCO), serviço dedicado de atendimento ao cidadão. O investimento é superior a ordem de R$ 1 bilhão, o que inclui a modernização com iluminação em LED.

“Ou seja, teremos um projeto de fato inovador que vai mudar a cara da cidade. A PPP de iluminação é um mecanismo de contratação já existente no Brasil e que tem várias capitais que assinaram contrato. Queremos poder estar assinando também e garantir esse avanço no prazo de três anos. Coisa que levávamos de 10 a 12 anos para modernizar, com a PPP nós vamos levar três anos”, avalia o diretor de Iluminação Pública, Junior Magalhães.

Ele também afirma que, além da troca de toda iluminação deficiente e daquela amarelada e antiga por uma 100% LED, o município vai ser beneficiado com a redução de consumo em até 50%. Hoje, nós temos a conta de consumo na casa de R$ 45 milhões por ano. Ao final do terceiro ano, nós teremos essa conta reduzida para R$ 22 milhões. O município ganha financeiramente, ganha com qualidade de vida e a população ganha com mais luminosidade e mais sensação de segurança na cidade.”

Diálogo - Instrumento de diálogo com a população, a audiência pública é realizada com a intenção de buscar soluções para as demandas sociais. Na oportunidade, estiveram presentes empresas, advogados, presidentes de associação de moradores e pessoas interessadas em conhecer o projeto. Após serem apresentadas as especificações do edital, houve um momento de debate - perguntas e respostas - e vários questionamentos apresentados pelas empresas. Dos 134 questionamento feitos por empresas, advogados e cidadãos, algumas se transformaram em sugestões acatadas.

“Entendemos que estamos fazendo um processo democrático de discussão já que é um projeto que vai durar duas décadas. Então, a gente tem que ter a responsabilidade para fazer ele efetivo, para que de fato venha beneficiar o município e que proteja a cidade pelos próximos 20 anos, gerando assim uma certa segurança no tocante a contratação da iluminação pública”, pontua o diretor de Iluminação Pública.

Próximos passos - Na sexta-feira (13), os questionamentos apresentados na consulta e na audiência pública serão divulgados no site da Semop. Depois disso, o edital será submetido à propaganda jurídica para que, ainda esse ano, seja lançada a licitação. Com o lançamento da licitação, haverá disputa das empresas interessadas e, a partir daí, a contratação da instituição vencedora. Júnior Magalhães acredita que o processo será finalizado, no máximo, dentro de cinco ou seis meses.

 

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Em grande estilo, Salvador volta a sediar grandes eventos de natação. A abertura da Arena Aquática Salvador para competições acontece sexta (13) e sábado (14), quando o novo equipamento, implantado na Praça Wilson Lins, na Pituba, receberá o Torneio Norte/Nordeste de Clubes de Natação – Troféu Walter Figueiredo. O campeonato integra o calendário da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), realizado pela Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA), e tem apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, Esporte e Lazer (Semtel).

A competição acontece na capital baiana após 13 anos. Para marcar o retorno do evento à Bahia e a abertura da Arena para grandes eventos, mais de 500 atletas são esperados no torneio, ultrapassando a média de 350 inscritos registrados nos últimos anos, içando Salvador novamente ao patamar de sede das grandes competições da natação brasileira.

O acesso ao público ocorrerá de forma gratuita, pelo portão 2, voltado para avenida Avenida Octávio Mangabeira.

Competidores - Para fazer bonito na competição, a Bahia conta com atletas de ponta para a disputa, a exemplo dos campeões brasileiros Samuel Lopes, Guilherme Caribé e Arícia Pérée, frequentemente convocados para defender as cores da seleção brasileira em piscinas internacionais.

Diego Albuquerque, presidente da FBDA, ressalta a importância do novo espaço para os amantes dos esportes aquáticos na Bahia e em todo o Nordeste brasileiro. “A comunidade aquática só tem a ganhar com a chegada desse equipamento, que é realmente de primeiríssima qualidade. Com uma estrutura muito boa e apto a receber competições nacionais e internacionais, Salvador passa a ser a capital com maior infraestrutura do Norte/Nordeste e uma das maiores do Brasil. Alén disso, temos atletas que correspondem dentro d’água a essa estruturação que estamos passando. Essa piscina já nasceu histórica por ter vindo da Olimpíada 2016, e esperamos que possa ser palco de outros fatos históricos que estão por vir. Trabalhamos para que, cada vez mais, soteropolitanos e baianos possam desfrutar dos benefícios do esporte na nossa terra”, comemora.

O equipamento - A Arena Aquática, sem dúvidas, é uma das estruturas mais modernas do Brasil. A piscina olímpica foi utilizada no Estádio Aquático do Rio de Janeiro para abrigar a natação nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Recebeu grandes nomes da modalidade no mundo, como Michael Phelps, Ryan Lochte, Bruno Fratus e, agora, servirá como referência para Bahia, Nordeste e Brasil.

A concepção e os investimentos no equipamento são da Prefeitura, que aplicou R$ 6,2 milhões no local, que possui ainda uma piscina semiolímpica, academia, sala de fisioterapia, sala de atendimento médico, sala para exames antidoping, vestiários para atletas e paratletas e sala de técnicos.

A Prefeitura também investiu num novíssimo jogo eletrônico para ser estreado no campeonato. São 20 placas eletrônicas e 10 linhas de scoreboards (placar), que vão contribuir para a experiência de árbitros, atletas e do público em geral.

O campeonato - O troféu é uma homenagem a Walter Figueiredo, ex-presidente da Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA). Ele é pai do também ex-gestor da entidade, Sérgio Silva. Ambos são expoentes da história da modalidade no estado, responsáveis pela revelação de diversos atletas consagrados a nível mundial, a exemplo do medalhista olímpico Edvaldo Valério.

Para encerrar o final de semana da natação estadual, Salvador também recebe, na manhã do domingo (15), a Copa Norte/Nordeste de Maratonas Aquáticas.

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