Os 10.748 mil moradores das zonas de restrição do Carnaval, que cadastraram as placas dos veículos pelo site, já começaram a receber os adesivos em casa, desde a última quarta-feira (15). Já os 16.917 mil residentes que não fizeram uso da ferramenta digital terão que comparecer presencialmente para retirada do documento. Neste ano, a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) aumentou para 27.665 mil o número de imóveis aptos a receberem os adesivos. Em 2019, foram 25.011 mil residências. O aumento se dá por conta de uma revisão de área. Cada domicílio terá direito a até dois veículos cadastrados.
Os moradores que cadastraram no site podem consultar o status da entrega num dos postos de atendimento ou no site www. mobilidadenocarnaval. salvador. ba. gov. br. Caso o adesivo não seja entregue até o dia 9 de fevereiro, o morador deverá se dirigir ao balcão do Shopping Barra ou à Transalvador. O adesivo possui dados impressos da placa do veículo e tem ainda um chip eletrônico de identificação, que traz informações sobre o veículo, imóvel ao qual pertence e a respectiva zona de restrição.
Onde ir - O balcão do Shopping Barra fica localizado no piso L1 Oeste, na Praça de Alimentação, até o dia 21 de fevereiro, e funciona de acordo com os horários do centro de compras. O atendimento também é ofertado na sede da Transalvador, nos Barris, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, exceto feriados. Na autarquia municipal, o atendimento acontece até o dia 25 de fevereiro.
No cadastramento presencial, a credencial é entregue na hora. É necessário ter em mãos os documentos de identidade do morador e do veículo que será cadastrado. É preciso informar o IPTU juntamente ao CPF ou CNPJ do proprietário do imóvel. Quem não possuir o adesivo ou tentar acessar uma zona diferente da sua ou, ainda, se estiver utilizando a credencial num veículo com placa diferente da cadastrada, será autuado pela fiscalização eletrônica caso circule durante o período de ativação dessas áreas de restrição.
A inauguração oficial do Centro de Convenções Salvador, que será realizada neste domingo (26), contará com apresentações da cantora Cláudia Leitte, com a “Prainha da Claudinha”, de Lore Improta, com o "Show da Lore", e de Tio Paulinho. O evento, que ocorrerá das 10h às 14h, terá ainda brinquedos para a criançada. O prefeito ACM Neto estará presente.
O show de Lore Improta começa às 11h. O de Cláudia Leitte, às 13h. Ambos irão ocorrer no espaço externo do equipamento, que fica localizado próximo à praia da Boca do Rio. Tio Paulinho fará apresentações ao longo do evento na parte interna do Centro de Convenções Salvador. A entrada do público no evento está sujeita à lotação do espaço.
Os principais espaços do Centro de Convenções serão utilizados para a inauguração do dia 26: a esplanada, as praças de exposições, o Pavilhão A e a área externa para shows. A entrada para o público será feita pela frente do equipamento, na Avenida Octávio Mangabeira. Já a saída será feita através da área externa, próximo à praia da Boca do Rio.
“Nós planejamos uma festa linda para o dia 26 voltada para a família, repleta de shows e atrações infantis, com brinquedos infláveis e muita diversão. É um evento para atrair a população soteropolitana e apresentar esse novo equipamento que trará tantos benefícios para a cidade”, afirmou o secretário de Cultura e Turismo, Claudio Tinoco.
O evento, que contará com uma operação especial de serviços da Prefeitura, envolvendo áreas como segurança, mobilidade, atendimento à saúde e ordenamento, terá ainda uma área gastronômica, com a presença de food trucks repletos de opções para o público presente.
Evento fechado - Nesta quinta-feira (23), a partir das 18h30, haverá um evento de inauguração apenas para convidados, com direito a show de Maria Bethânia, contratada pela GL Events, empresa que tem a concessão do equipamento pelos próximos 25 anos. Em fase de montagem, o palco para o evento possui 38mx6m e o ambiente terá projeção em 260° com conteúdo dinâmico, sonorização surround 5.1 e projetores de alta resolução com laser.
A Prefeitura investiu R$ 130 milhões na construção do Centro de Convenções de Salvador. O equipamento tem capacidade 14 mil pessoas simultaneamente em congressos e convenções e até 20 mil pessoas em shows. Além disso, mais de R$25 milhões serão investidos pela empresa concessionária, entre pagamento de outorga, equipamentos e instalações.
Vencedor do Prêmio Braskem de Melhor Espetáculo Adulto (2017), “Rebola!” volta ao Teatro Gregório de Mattos (TGM), no Centro, para uma curta temporada nos dias 24 e 31 de janeiro e 7 e 14 de fevereiro, às 19h. Os ingressos estão à venda na bilheteria do teatro e custam R$15 (meia-entrada) e R$30 (inteira).
Realizado pelo Teatro da Queda, com direção de Thiago Romero e texto de Daniel Arcades, “Rebola!” é uma homenagem à criação e resistência de espaços de articulação para a comunidade LGBTQI. O espetáculo, que já havia realizado temporada no TGM em 2016, conta a história do fechamento do estabelecimento gay e de seu proprietário, Lobo. Inconformados, jovens atores transformistas bolam uma noite dançante e cheia de números cômicos, com muito rebolado, para convencer a Lobo de não fechar o bar.
“O espetáculo alerta para a necessidade de espaços de resistência, em que o público LGBTQI se sinta à vontade para se articular. Ele foi resultado de um processo vivido no Beco dos Artistas e nasce como um ato político a favor do amor, do respeito e da cidade”, resume o diretor do espetáculo, Thiago Romero. As apresentações integram as ações de lançamento de outro espetáculo do mesmo grupo, o musical NAU, que está em fase de seleção de elenco.
A poucos dias da inauguração do novo Centro de Convenções de Salvador para toda a população, no próximo domingo (26), uma comitiva de secretários e dirigentes municipais esteve presente no equipamento, na Boca do Rio, nesta segunda-feira (20). Com as presenças do prefeito ACM Neto e do vice e secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Bruno Reis, a visita teve como intuito acompanhar os últimos detalhes para a finalização da obra, considerada uma das mais importantes entregas a serem realizadas na Bahia nos últimos anos, promovida pelo município.
"Está quase tudo pronto para a entrega do Centro de Convenções. Tenho que certeza de que, além de uma festa belíssima com a participação de todo o povo baiano, será um equipamento fundamental para o futuro de Salvador", disse ACM Neto, que também vistoriou as obras de implantação do Parque dos Ventos, que fica ao lado, também na orla da Boca do Rio.
"Já o Parque dos Ventos, para quem não se lembra, era um espaço amontoado de terra aqui na orla da cidade. Agora será um parque com quase 100 mil m² que vai ser utilizado por toda a população, principalmente os amantes do esporte radical", afirmou o prefeito.
Inaugurações - Acompanhados do secretário de Cultura e Turismo (Secult), Cláudio Tinoco, e de representantes da GL Events, empresa administradora do Centro de Convenções, os gestores municipais avaliaram todos os ambientes, como o hall, salas e auditório.
Nesta quinta-feira (23), a partir das 18h30, haverá um evento de inauguração apenas para convidados, com direito a show de Maria Bethânia, contratada pela GL Events. Em fase de montagem, o palco para o evento possui 38mx6m e o ambiente terá projeção em 260° com conteúdo dinâmico, sonorização surround 5.1 e projetores de alta resolução com laser.
Já no dia 26, com show confirmado da cantora Cláudia Leitte, a comemoração aberta ao público pela Prefeitura será feita na área externa do equipamento, bem defronte à praia da Boca do Rio. Trata-se da inauguração oficial.
O investimento municipal na construção do Centro de Convenções de Salvador é de R$130 milhões. O equipamento tem capacidade 14 mil pessoas simultaneamente em congressos e convenções e até 20 mil pessoas em shows. Além disso, mais de R$25 milhões serão investidos pela empresa concessionária, entre pagamento de outorga, equipamentos e instalações.
Pouco mais de dois meses após o início das obras de requalificação, a Avenida Aliomar Baleeiro, também conhecida como Estrada Velha do Aeroporto (EVA), passa por intervenções nos trechos da Minusa Tratorpeças até o Mercado Dia, e nas proximidades do terreno da Axxo e do Cemitério Bosque da Paz, chegando à Avenida 29 de Março. Os serviços nesses locais envolvem drenagem, pavimentação, terraplenagem, demolições, além de implantações de passeio em concreto, meio-fio e piso tátil. De acordo com a Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), as obras estão 11% concluídas e devem ser finalizadas em outubro.
A requalificação da Estrada Velha é um sonho antigo dos moradores de mais de 11 bairros cortados por essa via, que é uma das principais bases de tráfego de Salvador. A intervenção tem como intuito dar mais fluidez e segurança a motoristas e pedestres que trafegam diariamente pela avenida, que interliga a BR-324, na altura de Pirajá, até São Cristóvão, bairro vizinho ao Aeroporto.
Com investimento próprio de R$30,5 milhões, esta é a maior intervenção viária executada pela gestão no quesito extensão, com 16,6km, superando os 14km requalificados da Avenida Afrânio Peixoto (Suburbana), em 2016. A medida faz parte do conjunto de ações do programa Salvador 360, eixo Investe.
Melhorias – A requalificação da EVA foi dividida em quatro etapas. As melhorias envolvem desde o alargamento da pista em determinados pontos do trajeto até a requalificação asfáltica, instalação de passeios com piso tátil, melhoria de curvas verticais e horizontais, implantação de rótulas em pontos críticos de tráfego, novas redes de drenagem e colocação de rampas de acessibilidade. O projeto contempla também a implantação de ciclovias.
Além do ordenamento do tráfego e nova iluminação, será melhorado o traçado da pista em trechos críticos e nos acessos aos bairros de Pirajá, Jardim Santo Inácio, Jardim Cajazeiras, Vila Canária, Sete de Abril, Jardim Nova Esperança, Canabrava, Fazenda Grande, Nova Brasília, Mussurunga e São Cristóvão.
História – A Avenida Aliomar Baleeiro foi construída na década de 1940, nos idos da II Guerra Mundial, para criar uma ligação entre as bases aérea, localizada no aeroporto, e naval, em São Tomé de Paripe. Com isso, ela viabilizava um acesso rápido entre dois pontos estratégicos para a dinâmica das forças aliadas durante o conflito. Com o tempo, bairros foram surgindo ao longo da avenida, tornando o tráfego ainda mais intenso e alçando a Estrada Velha do Aeroporto a uma das principais vias de ligação da cidade.
Empresas de 12 camarotes já solicitaram autorização junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) para montagem das estruturas que farão parte do Circuito Dodô (Barra-Ondina), no Carnaval 2020. Para o procedimento, é necessário se dirigir à sede do órgão municipal, localizada no Empresarial Thomé de Souza, na Avenida ACM, no prazo de até dez dias antes da folia começar - a festa tem início oficial no dia 20 de fevereiro.
De acordo com a Sedur, não há uma determinação de limite de quantidade ou tamanho de camarotes nos circuitos da festa. Já outras estruturas como praticáveis operacionais, arquibancadas, estúdios de imprensa e similares, geralmente instaladas em áreas públicas, dependem de análise prévia da Empresa Salvador Turismo (Saltur).
Até o momento, os camarotes que estão sendo erguidos são: Via Folia, Club, Harém, Planeta Band, Salvador, Skol, Mirante de Ondina, Villa Mix, Pier 345, Camarote.com, Expresso 2222 e Nana. Em 2019, a Sedur licenciou 22 camarotes tanto no Circuito Dodô quanto no Osmar (Campo Grande).
Os camarotes devem estar concluídos até o dia 19 de fevereiro, véspera do início do Carnaval, a fim de que os técnicos da Sedur possam realizar a vistoria final para a concessão da licença de funcionamento.
Notificações - Até o momento, a Sedur emitiu oito notificações, que são orientações preliminares para que os responsáveis pelos camarotes obedeçam às regras que garantem o ordenamento da cidade e segurança dos foliões. As notificações, por exemplo, podem acontecer em caso de início de montagem sem autorização, realização de obra que esteja oferecendo risco ao entorno, montagem em desconformidade com a legislação e publicidade de camarote sem autorização.
Normas - Além de obter o alvará, os camarotes têm que seguir as normas de segurança que vão garantir o bom funcionamento das estruturas, como a realização adequada do sistema de aterramento, equipamentos de proteção contra incêndio, rotas de fuga e itens como sinalizadores, balizadores e extintores.
Esses espaços também devem obedecer algumas regras que garantem o ordenamento da cidade, como a não ocupação dos espaços públicos, que pode comprometer a circulação dos pedestres, cumprimento de horário de carga e descarga e cuidados para não danificar áreas públicas durante o processo de montagem.
O novo Centro de Convenções de Salvador vai dar um novo gás também para o turismo de lazer. É o que espera Ângela Carvalho, presidente da seccional baiana da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav-BA). Para ela, o equipamento municipal, que ficou em uma localização estratégica, entre dois polos da rede hoteleira da cidade – um da orla e outro mais próximo da Avenida Tancredo Neves e da Paralela, impulsionará quem trabalha com receptivo na cidade. “Acho que é um centro muito bonito com uma vista fantástica para o mar e cercado por hotéis. Vai ser uma injeção de ânimo para o turismo como um todo”, avaliou.
De acordo com Ângela, a expectativa do segmento é que o fluxo de clientes volte a crescer, beneficiando as cerca de 650 agências de viagem de toda a Bahia. Ela lembrou do período em que a capital recebia eventos com até 15 mil participantes, quando Salvador tinha um centro de convenções em pleno funcionamento. E esse turista de negócios e eventos sempre gostou de "esticar" a permanência na cidade para conhecer atrativos da capital e até do interior.
“Eventos desse porte movimentavam toda a cadeia do turismo e beneficiavam muito as agências de viagem. Os turistas que estão na cidade querem fazer passeios à Praia do Forte, à Ilha dos Frades, à Itaparica, conhecer nossos destinos de turísticos. Alguns contratam traslado para se deslocar do aeroporto para o hotel, outros fazem city tour, conhecem os museus e o Centro Histórico. As agências de viagem ofertam todos esses tipos de serviço”, diz.
“O impacto desse turismo de negócios e eventos é tão grande na área de lazer que algumas agências fecharam quando deixamos de ter um centro de convenções e também em função do estado de abandono em que a cidade se encontrava, sem infraestrutura adequada. Nós não tínhamos condições de receber sequer eventos de dois mil participantes porque hotéis que tinham espaço para eventos também fecharam, como o Othon Palace e o Pestana", acrescentou. Para Ângela, o novo Centro de Convenções chega no momento certo para mudar essa realidade.
As ruas de paralelepípedo e o visual colorido das casas do histórico Pelourinho fazem parte do roteiro de soteropolitanos e turistas que aproveitam as férias para curtir o Centro Histórico de Salvador. E, nesse período de alta estação, a efervescência é aumentada com a programação do Pelourinho Dia e Noite, que segue até fevereiro com ações culturais semanais gratuitas. A iniciativa é promovida pela Prefeitura, por meio da Diretoria de Gestão do Centro Histórico (DGCH), vinculada à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult).
Até o dia 31 de janeiro e no dia 10 de fevereiro, sempre de quarta a sábado, às 16h, os grupos Swing do Pelô, Tambores e Cores e Meninos da Rocinha se apresentam pelas ruas e praças do Pelourinho, dentro do República dos Ritmos. Os grupos Jota Zô, Samba da Vizinha e Samba de Verdade vão agitar os pandeiros com o Viradão do Samba, nos dias 23 e 30 deste mês e no dia 6 de fevereiro. As apresentações estão marcadas para as 19h30 na Praça da Sé, Terreiro de Jesus e Largo do Pelourinho.
Após ser palco de artistas como Sylvia Patrícia e Cláudia Cunha, o Santo Antônio Além do Carmo recebe a cantora Matilde Charles, dentro do projeto Arte do Pascoal, na sexta-feira (24), às 20h. A edição seguinte terá a cantora Ana Paula Albuquerque, no dia 31. Também haverá apresentação no dia 7 de fevereiro, com atração a ser divulgada.
Teatro – Para os amantes do espetáculo musical e teatral de rua, o “Circuito Jorge Amado” traz do teatro apresentações encenadas pelo Polo de Teatro Itinerante (Poti). Na encenação, o autor baiano Jorge Amado será representado por um personagem que surge para tentar dar ordem no esfuziante carnaval que a atração promove pelas ruas do Pelô. As próximas apresentações estão marcadas para esta sexta-feira (24) e dias 31 de janeiro e 7 e 14 de fevereiro, sempre às 19h, saindo do Largo do Pelourinho.
Instrumental – O concerto “Sinfonias de Pagode”, sob a regência do maestro Hugo Sanbone, vai animar o público com sua original música sinfônica o Cruzeiro do São Francisco no próximo sábado (25), às 17h, para o terceiro e último concerto de verão promovido pelo Pelourinho Dia e Noite. No repertório, composições autorais do maestro Sanbone que fazem parte do primeiro álbum da orquestra, intitulado "Sinfonias de Pagode".
Como convidadas especiais, chegam diretamente dos EUA a compositora, cantora, coreógrafa e dançarina Silvana Magda e a dançarina profissional francesa Constance Vellozzi. Já nesta quarta-feira (22) e nos dias 29 de janeiro e 5 de fevereiro, acontecem os ensaios da Orquestra Afrosinfônica (maestro Ubiratan Marques), na igreja de São Pedro dos Clérigos, no Terreiro de Jesus.
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), abriu nesta segunda-feira (20) as inscrições para os ambulantes que desejam trabalhar nas próximas festas populares e em dois eventos do pré-Carnaval: Iemanjá (02/02), Lavagem de Itapuã (13/02), Fuzuê (15/02) e Furdunço (16/02). O cadastro, que deve ser feito até a sexta-feira (24), acontece exclusivamente de forma presencial, das 8h às 17h, na sede da Semop, na Av. Cardeal Avelar Brandão Villela, 2562, Mata Escura.
Para o cadastro, é necessário a apresentação de RG, CPF e comprovante de residência. O valor cobrado para ambulantes com isopor é de R$ 35,47. A Semop irá disponibilizar 500 licenças para a festa de Iemanjá e 300 para a Lavagem de Itapuã. Para o Fuzuê e Furdunço, no pré-Carnaval, serão 600 vagas para os dois eventos. A licença para essas duas últimas festas será única.
Em todas as festas populares, a licença irá valer para ambulantes que já atuam no bairro ou que são de outras regiões. Para todos os eventos, só será permitida a comercialização de produtos da marca patrocinadora (cervejaria Bohemia). Para os festejos de Iemanjá, haverá distribuição de kits da cervejaria.
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