0
0
0
s2sdefault

Desde o início da atual gestão, Salvador ampliou em 50% o número de equipes de saúde da família avaliadas no Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB), do Ministério da Saúde.

Desde o início da atual gestão, Salvador ampliou em 50% o número de equipes de saúde da família avaliadas no Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB), do Ministério da Saúde, que tem como objetivo melhorar o acesso e qualificar as ações da Atenção Básica em Saúde, considerada a porta de entrada mais efetiva e resolutiva para o Sistema Único de Saúde (SUS).
 
Do total de 131 equipes inscritas no segundo ciclo do programa, realizado em setembro do ano passado, 82 foram avaliadas e 26% aprovadas com classificação acima da média. Na primeira fase, em 2012, somente 55 equipes participaram do PMAQ, com classificação de 3% como acima da média. Ou seja, entre os dois ciclos, além de dobrar o número de inscrições, Salvador ampliou consideravelmente o número de equipes com desempenho mais do que satisfatório, de acordo com os parâmetros definidos pelo Ministério da Saúde.
 
Outras 49 equipes inscritas no 2º ciclo não foram avaliadas porque suas respectivas unidades de saúde ainda estavam em reforma ou recebendo novos profissionais. Assim, elas serão incluídas numa 3ª fase.
 
Na saúde bucal, os resultados também foram positivos. Das 45 equipes de odontologia avaliadas, 12% tiveram certificação acima da média e outras 56% tiveram desempenho considerado satisfatório.
 
Os dados mostram o resultado do intenso trabalho promovido nos últimos vinte meses pela Prefeitura de Salvador para melhorar a qualidade da assistência. Mais de 3.300 novos profissionais aprovados no concurso foram convocados e 82 unidades reformadas para oferecer um atendimento resolutivo e humanizado, bem como melhores condições de trabalho aos profissionais.
 
Todo esse esforço permitiu ainda o crescimento de 18% para 36% da cobertura de atenção básica na capital baiana, e de 13% para 23,5% a cobertura do PSF, uma das mais acentuados do país. Entre os anos de 2012 e 2014, o número de equipes de saúde da família atuando na capital baiana saltou de 104 para 214.

0
0
0
s2sdefault

Fale Conosco

O seu canal de comunicação com o nosso site. Caso tenha dúvidas, sugestões ou solicitações de serviços, por favor, mande mensagem que teremos prazer em respondê-la.

Enviando...