O Diário Oficial do Estado publicou a Resolução 215/2014 que aprova o incremento para ajuste dos recursos financeiros ao teto de média e alta complexidade para a rede de oncologia de toda Bahia. A publicação da resolução, na última quarta-feira (19), atende pleito apresentado pela Secretaria Municipal da Saúde de Salvador à Comissão Intergestores Bipartite (CIB-BA), em março de 2013, tendo como base um estudo técnico elaborado pela pasta apontando um déficit na programação dos tetos de quase todos os pólos baianos que têm ofertas no tratamento do câncer, ultrapassando a soma de R$ 48 milhões por ano. Além da capital baiana, as cidades de Feira de Santana, Ilhéus, Juazeiro e Vitória da Conquista também serão beneficiadas.

Na quinta-feira passada, em Brasília, foi realizada mais uma rodada de negociação sobre a recomposição do teto de alta e média complexidade do estado, onde foi dado prioridade para Salvador. Até o final da próxima semana, quando o Ministério da Saúde validará o estudo apresentado pela CIB, será anunciado o valor do aporte para a capital baiana. Cerca de R$ 9 milhões já foram garantidos, de um total de R$ 29 milhões por ano que foi pleiteado.

De acordo com o secretário da Saúde de Salvador, José Antonio Rodrigues Alves, o aporte irá socorrer os gestores que vêm encontrando dificuldades financeiras para custear e manter a rede de atenção oncológica no estado. "Somente em Salvador, que é responsável por 64% de todo o atendimento oncológico da Bahia. Elaboramos um estudo mostrando à CIB-BA a necessidade de complementação dos recursos destinados aos serviços oncológicos. Com a nova composição esperamos garantir o acesso e a assistência integral ao usuário do SUS em nosso município", afirmou o gestor.

Em agosto deste ano, uma audiência em Brasília reuniu o ministro da Saúde, Arthur Chioro, o prefeito ACM Neto, o secretário municipal da Saúde, José Antonio Rodrigues Alves, e o presidente da Liga Bahiana Contra o Câncer, Aristides Maltez Filho. O assunto discutido dizia respeito às concessões de recursos financeiros alocados pelo Ministério da Saúde para a Secretaria de Saúde de Salvador, principalmente na área de oncologia.