0
0
0
s2sdefault

Pouco mais de 39 mil crianças foram vacinadas em Salvador contra a paralisia infantil, o que representa uma cobertura de 25% do público alvo estimado em 156.066 pessoas.

Pouco mais de 39 mil crianças foram vacinadas em Salvador contra a paralisia infantil, o que representa uma cobertura de 25% do público alvo estimado em 156.066 pessoas. A meta da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) é proteger pelo menos 95% dos pequenos com idade entre 6 meses e menores de 5 cinco anos residentes na capital contra a Poliomielite, doença infecciosa causada por vírus que causa paralisia dos membros inferiores, podendo atingir os músculos respiratórios, o que aumenta o risco de morte. A única medida de prevenção eficaz é a vacinação. 

A estratégia seguirá até o dia 28 de novembro em todos os postos de saúde da rede municipal, das 8h às 17h. Aliada a mobilização contra a pólio, a SMS também está realizando a administração da dose de Vitamina A para os menores de cinco anos, além da campanha de Multivacinação, quando os profissionais de saúde estão realizando a verificação da situação vacinal de cada criança e atualizando a caderneta com a aplicação das doses contidas no calendário básico que estiverem pendentes. 

A doença - A poliomielite é uma doença infecciosa causada por vírus, que causa paralisia dos membros inferiores, podendo atingir os músculos respiratórios, o que aumenta o risco de morte. A única medida de prevenção eficaz é a vacinação. Apesar do Brasil está livre do póliovírus há 25 anos, a vacinação se faz necessária para que não haja reintrodução da doença no território nacional, até a concreta certificação mundial da erradicação do agente infeccioso. 

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) indicam que algumas localidades dos continentes asiático e africano, constituem os países endêmicos e que restabeleceram a transmissão do poliovírus por importação. Nestes últimos, a reintrodução foi favorecida devido ao fluxo de viajantes e coberturas vacinais heterogêneas. Em 2014, foram registrados 97 casos da doença, sendo 27 no Paquistão, 45 na Nigéria, 16 na Somália, 04 no Afeganistão, além de uma ocorrência na Etiópia, Guiné, Iraque, Síria e Camarões. 

 

0
0
0
s2sdefault

Fale Conosco

O seu canal de comunicação com o nosso site. Caso tenha dúvidas, sugestões ou solicitações de serviços, por favor, mande mensagem que teremos prazer em respondê-la.

Enviando...