A saúde do homem foi o foco da ação realizada pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador da Secretaria Municipal da Saúde (Cerest), ontem (12) e hoje (13), na Companhia de Docas da Bahia (Codeba), no Comércio. O objetivo foi oferecer orientações adequadas para prevenção e detecção precoce das patologias mais prevalentes entre os trabalhadores porto de Salvador.

Durante a mobilização, profissionais da SMS prestaram, gratuitamente, serviços como testes rápidos para detecção do vírus HIV, sífilis e hepatites, avaliação nutricional, atendimentos médicos e odontológicos, confecção do cartão SUS, além de ações de combate ao tabagismo, consumo excessivo de álcool e outras drogas.

O instrutor de operações portuárias Gilson Oliveira elogiou a iniciativa e buscou orientação sobre nutrição e saúde bucal. “Acho esse tipo de ação muito importante, especialmente, para os trabalhadores avulsos que não contam com o serviço de saúde”, afirmou.

A técnica do Cerest Cristina de Jesus explica que, durante a atividade, os participantes responderam a uma pesquisa relacionada a saúde no trabalho, cujo material ser analisado pelo centro e, posteriormente, discutido com as equipes de Medicina e Segurança do Trabalho da companhia.