Conselho Regional de Odontologia da Bahia já pretende realizar uma segunda edição do projeto em 2018

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria como o Conselho Regional de Odontologia da Bahia (CROBA), realiza até esta sexta-feira (28) a ação de assistência odontológica #PraFicarBemNaSelfie, que acontece na Praça Municipal, das 8h às 16h. Uma equipe de 20 profissionais composta por dentistas e auxiliares realizam os serviços, tendo como meta avaliar e orientar cerca de 1,5 mil pessoas durante os dois dias do evento. Cerca de 500 atendimentos já foram realizados nesta quinta (27), primeiro dia da ação.

Serviços de avaliação odontológica, escovação supervisionada, aplicação de flúor, orientações prevenção e outras doenças que acometem a boca estão sendo ofertados durante a ação. A escovação dental supervisionada é considerada o principal indicador das ações preventivas em saúde bucal. "O objetivo é orientar e estimular o cidadão a incorporar hábitos de higiene oral, além de disponibilizar o flúor na cavidade bucal, por meio do creme dental", pontuou a coordenadora da Saúde Bucal do município, Ticiane Mendonça.

De acordo com Silvia Viana, dentista do município e membro do Conselho Regional de Odontologia da Bahia, os pacientes que necessitarem de acompanhamento de média ou alta complexidade serão encaminhados para as unidades de saúde para realização do diagnóstico e continuação do tratamento. “A população demonstrou interesse em participar. Fomos até pegos de surpresa porque há muitos grupos escolares visitando a região, então acabamos recebendo um volume maior do que esperávamos, mas a equipe está bem preparada”.

O projeto #PraFicarBemNaSelfie, que acontece pela primeira vez em Salvador, tem como objetivo promover a ação de saúde bucal fazendo escovação, passando orientações e divulgando as unidades de saúde do município. No stand, as pessoas recebem orientações sobre higiene bucal e, em seguida, são convidadas para uma escovação sob a orientação dos profissionais de saúde bucal. Em 2018, o Conselho Regional de Odontologia da Bahia pretende rever o projeto e fazer uma segunda edição do projeto, estendendo para outras cidades do interior da Bahia.