A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promove, até esta sexta-feira (19), a mostra “Juventude mostre a sua cara – Edição 2014". A abertura foi realizada na terça-feira (16) e a mobilização tem como intuito trabalhar o potencial dos profissionais de saúde e educação como agentes transformadores nas suas respectivas comunidades, além de promover à promoção da saúde, através da sensibilização dos adolescentes quanto à importância da procura por esses serviços.

O evento, que acontece desde 2003, é uma alusão ao Dia Nacional do Adolescente, comemorado em 22 de setembro. Na abertura houve uma série palestras ministradas por representantes dos parceiros da mostra, a exemplo da Secretaria Municipal da Educação (Smed); Secretaria de Promoção Social e Combate a Pobreza (Semps); Secretaria Municipal da Reparação (Semur); Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA); Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública; Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) e o Projeto Axé.

A representante da Área Técnica de Saúde para Jovens e Adolescentes da SMS, Roseli Almeida, contou que é essencial desenvolver uma estratégia específica para promover a saúde do adolescente. Para isso, os educadores são orientados a incentivar a capacidade criativa do jovem, valorizar os talentos das comunidades e promover uma competição saudável, estimulando o desenvolvimento das aptidões artísticas. “Eles estão saindo do mundo de fantasia, que é a infância, e passando a enfrentar os próprios medos, por isso precisam do apoio de todos”, apontou Roseli.

O próximo público a participar da Mostra são os 240 adolescentes matriculados em escolas da rede municipal de ensino parceiras do Programa Saúde na Escola. Eles se encontrarão entre os dias 18 e 19, no campus Brotas da Escola Bahiana de Medicina, e participarão de várias oficinas durante todo o dia sobre temas como direitos sexuais e reprodutivos, gravidez na adolescência e uso de álcool e outras drogas.