As Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) municipais realizaram, desde 2013, 1,1 milhão de atendimentos. Isso inclui as unidades Adroaldo Albergaria (Periperi), Valéria, San Martin, Barris, Hélio Machado (Itapuã), São Cristóvão, Brotas, Paripe e Pirajá, que realizam desde exames a cirurgias. Oito dessas unidades foram construídas e inauguradas nessa gestão, num esforço da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) para ampliar a oferta da rede de urgência e emergência na cidade. Apenas a de Periperi iniciou seu funcionamento em 2012, mesmo de forma precária, passando a operar com a equipe de profissionais consistidas somente em 2013.

A UPA dos Barris é a unidade com maior média de atendimentos por mês, com 8,3 mil. Na sequência, vem a de San Martin (7,7 mil); Hélio Machado, em Itapuã (7,3 mil); São Cristóvão (6 mil); Adroaldo Albergaria, em Periperi (5,4 mil); Brotas (5,1 mil); Paripe (5 mil); Valéria (4,7 mil); e Pirajá (3,9 mil). Todas as unidades possuem leitos de UTI, e entre os serviços prestados estão cirurgias, raio x, eletrocardiograma, exames laboratoriais, clínica médica e pediatria, além de ortopedia e odontologia. Ao todo, incluindo os Pronto-Atendimentos (PAs), a rede de urgência e emergência do município tem capacidade para realizar 75,3 mil atendimentos mensais. Em 2013, toda a rede contava com 126 leitos, passando para 292 neste ano.

Atenção primária – Os dados também são positivos na atenção primária à saúde, o que inclui as unidades básicas e as de Saúde da Família. A cobertura da Atenção Básica na cidade era de apenas 18,6% em 2012, passando para 25,6% no ano seguinte, com salto para 45,2% em 2016. A cobertura de Saúde da Família, que era de apenas 13,3% em 2012, passou para 22,8% em 2013 e para 30,9% neste ano. O número de equipes de Saúde da Família, que era de 104 em 2012, passou para 243 em 2016.

Isso só foi possível graças às novas unidades, requalificação e ampliação da rede, além da recomposição do quadro de profissionais, com a convocação de 3,6 mil aprovados no concurso de 2011. No período 2013-2016, foram reformadas e/ou ampliadas 143 unidades, incluindo as sedes dos distritos sanitários, bases do Samu, Central Municipal de Regulação, Vigilância Sanitária, Centro de Controle de Zoonoses e Centro de Formação dos Trabalhadores. Dessas 143 unidades, 30 foram construídas do zero.