0
0
0
s2sdefault

As unidades de Pronto-Atendimento da Prefeitura de Salvador estão sobrecarregadas com pacientes que já deveriam ter sido regulados pelo governo do estado, prejudicando a população que precisa de atendimento médico.

As unidades de Pronto-Atendimento da Prefeitura de Salvador estão sobrecarregadas com pacientes que já deveriam ter sido regulados pelo governo do estado, prejudicando a população que precisa de atendimento médico.Do total de 120 leitos disponíveis nessas unidades, 81 pacientes aguardam regulação. Hoje (29), o secretário municipal de Saúde, José Antonio Rodrigues Alves, esteve reunido com o responsável pela Central Estadual de Regulação, Andreis Alonso, cobrando providências para solucionar a questão.  

Além do 5º Centro, localizado na Avenida Centenário, estão sobrecarregados o 16º Centro, em Pau Miúdo, e a UPA Adroaldo Albergaria, em Periperi, no Subúrbio Ferroviário. Nesse momento, 11 pacientes aguardam regulação na unidade da Avenida Centenário, de um total de 18 leitos, sendo que a ortopedia está isolada sem poder atender por conta de paciente com tuberculose que também precisa ser transferido.

Na unidade do Pau Miúdo, que possui 13 leitos, 11 pacientes aguardam internamento, inclusive com problemas cardíacos e crianças. Na UPA Adroaldo Albergaria, que conta com 19 leitos, dez pacientes esperam ser regulados, um deles para UTI. No total, a Prefeitura possui três UPAs e seis Pronto-Atendimentos. As unidades citadas são as mais procuradas por causa da localização geográfica e, no caso Subúrbio, por conta da irregularidade no atendimento da UPA de Escada, administrada pelo governo estadual e que frequentemente está fechada, sobrecarregando a rede municipal. 

"Essa situação se agravou muito nos últimos oito dias e precisamos que a Secretaria Estadual de Saúde tome providências urgentes para que a população de Salvador não seja prejudicado", afirmou José Antônio. "Estamos sobrecarregados, culminando ontem com a paralisação de parte do atendimento do 5º Centro de Saúde (localizado na Avenida Centenário). E nós fazemos demandas diárias solicitando o encaminhando dos pacientes junto à Central de Regulação, mas a gente não consegue viabilizar os atendimentos", acrescentou o secretário. 

José Antonio Rodrigues contou que a Central de Regulação se comprometeu a transferir ainda hoje o paciente com tuberculose que está no 5º Centro. "Assim vamos poder reativar totalmente a unidade para que ela possa continuar prestando atendimento normal à população", finalizou. 

 

0
0
0
s2sdefault

Fale Conosco

O seu canal de comunicação com o nosso site. Caso tenha dúvidas, sugestões ou solicitações de serviços, por favor, mande mensagem que teremos prazer em respondê-la.

Enviando...