Os moradores do Subúrbio ganharam nesta quinta-feira (28), dois importantes serviços de atendimento e promoção social: o Centro de Convivência Socioassistencial de Periperi e a sede da Prefeitura-Bairro Subúrbio/Ilhas.

Os moradores do Subúrbio ganharam, nesta quinta-feira (28), dois importantes serviços de atendimento e promoção social: o Centro de Convivência Socioassistencial de Periperi e a sede da Prefeitura-Bairro Subúrbio/Ilhas. O Centro de Convivência, administrado pela Fundação Cidade-Mãe (FCM) na Rua Almachio Vasconcelos, 13, tem como intuito promover o distanciamento de crianças, adolescentes e jovens das drogas e dos crimes utilizando como medida preventiva atividades culturais e de formação profissional e pedagógica.

A unidade da FCM terá capacidade para tender 300 jovens e serão oferecidas oficinas ligadas ao esporte e às artes, além de cursos profissionalizantes como corte e costura, panificação e informática. "Este trabalho tem potencial de transformação, formando indivíduos para a cidadania", salientou a gestora da FCM, Risalva Telles. De acordo com a gestora, a ideia é fortalecer a autoestima do indivíduo em situação de vulnerabilidade social, além de estender o atendimento à família.

Os cursos de formação profissional serão ofertados através de parcerias com empresas privadas, a exemplo do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). "Esse centro vai ser fundamental para que nossas crianças e jovens se afastem das drogas e da criminalidade. Vamos continuar trabalhando para intensificar essas ações na área social", disse ACM Neto. O atendimento no espaço, assim como as atividades, serão realizadas de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. Para mais informações: 3176-8302.

Prefeitura-Bairro – Logo em seguida, foi inaugurada a sede da Prefeitura-Bairro Subúrbio/Ilhas – a quinta entregue à população pela administração municipal. Serão oferecidos diversos serviços no local, como cadastramento para o Bolsa Família, Casa Legal, solicitações de limpeza e tapa-buracos, entre outros.

Estarão presentes órgãos como Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), Secretaria de Infraestrutura e Defesa Civil (Sindec), Secretaria de Ordem Pública (Semop), Limpurb, Coordenadoria de Defesa do Consumidor (Codecon), Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo (Sucom), entre outros.

Parcerias com o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Junta Militar e INSS também viabilizarão a prestação de serviços por esses órgãos. "Essa é a maior sede de Prefeitura-Bairro que estamos entregando à população, demonstrando nosso compromisso com o Subúrbio de Salvador. Agora as pessoas vão poder acessar os serviços municipais aqui mesmo", declarou o prefeito na solenidade de inauguração, que reuniu centenas de pessoas em frente à unidade, na Rua Pará, em Paripe.