A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da USF Ilha Amarela, promove durante todo o dia de hoje (22) a II Feira de Ação de Saúde e Cidadania. O evento é realizado na própria unidade de saúde, na Rua da Esperança, s/n.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da USF Ilha Amarela, promove durante todo o dia de hoje (22) a II Feira de Ação de Saúde e Cidadania. O evento é realizado na própria unidade de saúde, na Rua da Esperança, s/n. A programação envolve, além de serviços de saúde, apresentações teatrais e musicais, aulas de Tai chi chuan para o público da terceira idade e feira de artesanato.

Dentre os serviços oferecidos estão escovação supervisionada com aplicação de flúor, ações de combate ao câncer de boca, exames preventivos, consultas médicas, aferição da pressão arterial, marcação de exames especializados e avaliação oftalmológica para diagnóstico de glaucoma e catarata. Também são promovidos vacinação e castração de cães e gatos através do Castramóvel, testes rápidos de sífilis, HIV e palestras educativas e lúdicas, assim como atividades de fisioterapia desenvolvidas pelos profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) voltada para os grupos da terceira idade, hipertensos e diabéticos.

O gerente da unidade, Getisêmani Meneses, explica que a realização do evento visa promover a interação de diversas entidades do bairro e a comunidade, composta por aproximadamente 14 mil pessoas – três mil delas atendidas na USF Ilha Amarela. “A feira traz serviços que não são oferecidos rotineiramente no centro de saúde, e é através de parceiros que podemos prestar esses atendimentos para a comunidade em eventos ocasionais como este”, afirma.

A pensionista Ana de Jesus Souza de 72 anos, foi uma das pessoas que estiveram no local para aproveitar os serviços. Para ela, a iniciativa é muito boa porque traz para o bairro especialidades que só seriam encontradas em outras localidades, além da agilidade nos serviços que já são oferecidos. “Hoje já fiz o exame de glaucoma, aferi minha pressão e estou aguardando para fazer meu preventivo”. A dona de casa Leia de Jesus Santos, de 54 anos, compartilha da opinião e afirma que sempre participa das ações do posto de saúde. “Gostaria que tivesse uma feira dessa todo mês”.