Agora é a vez do bairro de Ilha Amarela receber o Castramóvel. O serviço de controle populacional de cães e gatos, disponibilizado pela Prefeitura através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), teve inicio na localidade na última segunda-feira (18) e segue até o dia 28. O atendimento está ocorrendo na unidade de saúde local, localizada na rua Nova Esperança, s/n.

De acordo com o médico veterinário e chefe do setor de Vigilância Contra a Raiva do Centro de Controle de Zoonoses de Salvador, Aroldo Carneiro, além do controle de reprodução dos pets, o serviço tem por objetivo evitar a transmissão de doenças aos humanos e conscientização da importância do procedimento para a saúde do bicho. “Existem muitos benefícios para o animal e para o dono. Com o procedimento são evitadas doenças como câncer na mama no aparelho reprodutor, infecções e inflamações e até tumores.”, alertou.

O projeto de castração foi lançado em março deste ano e vem obtendo bons resultados. Só em Fazenda Coutos, último bairro que recebeu o serviço, foram contabilizadas 400 castrações no período de um mês, capacidade máxima mensal. Após passar por Ilha Amarela será a vez dos bairros de Cajazeiras X, em setembro, e Boca do Rio, em outubro, receberem o Castramóvel.

Para realizar o processo, o proprietário deve comparecer com RG, CPF, carteira de vacinação do animal e comprovante de residência. Após efetivado cadastro e triagem, o procedimento é agendado para a mesma semana. As triagens ocorrem às segundas e terças, já a cirurgia as quartas e quintas. O animal deve ter entre oito meses e cinco anos e peso acima de 1kg.

Cuidados antes e depois – Aroldo explica que para fazer a castração o principal requisito é manter o animal em jejum de 12 horas. Isso porque o procedimento exige aplicação de anestésico geral. Outro cuidado importante deve ser tomado com a vacinação. É fundamental que o animal esteja com a vacinação antirrábica em dia. Caso contrário, o proprietário deve procurar uma unidade de saúde para atualização da dose anual e o bicho só poderá ser submetido a cirurgia dez dias após aplicação.

Sobre o pós-operatório, ele explica que os cuidados devem ser tomados com a administração de antibióticos e anti-inflamatórios. É importante que o dono garanta que o animal não passe a língua sobre o curativo, para evitar contaminação. Uma dica é a utilização do Colar Elizabetano, uma espécie de cone que vai garantir a ausência de contato do animal na região.