O prefeito ACM Neto e o secretário municipal da Saúde, José Antônio Rodrigues Alves, entregaram na noite desta terça-feira (29) à população soteropolitana mais um importante equipamento. Trata-se do Centro de Saúde Frei Beijamin, localizado em Valéria, que passará a ofertar integralmente os serviços de atenção básica. Entregue à Prefeitura em 1976, a unidade nunca passou por nenhuma intervenção na estrutura física do prédio. Com a reforma, o posto terá capacidade para realizar 51 mil atendimentos por mês.

A equipe da unidade conta com dois médicos clínicos, um pediatra, dois ginecologistas, três enfermeiros, dois cirurgiões dentistas, dois auxiliares de saúde bucal, um técnico de higiene dental, 11 auxiliares de enfermagem, além de nutricionista, assistentes sociais e encarregados administrativos. Treze agentes comunitários também realizarão visitas domiciliares diárias, intensificando as ações de prevenção e promoção à saúde na localidade.

A intervenção faz parte do amplo processo de requalificação da saúde deflagrado pela Prefeitura no distrito São Caetano/Valéria. "Essa tem sido uma comunidade privilegiada pela gestão. Das 12 unidades de saúde que pertencem ao distrito sanitário, dez já foram reformadas", explicou Antônio Rodrigues, que lembrou ainda a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Valéria, inaugurada em março, e que, desde então, vem absorvendo as ocorrências no setor de urgência e emergência demandadas pela população local.

Investimento - Durante a solenidade, ACM Neto apontou que a construção da ligação Cajazeiras/BR-324, maior obra viária já realizada no local, é mais uma prova do compromisso da administração com os moradores da região. "Vamos investir R$ 40 milhões nessa obra, dando a Cajazeiras e Valéria mais um acesso à BR-324, além de ligar essa enorme região ao centro da cidade, melhorando a mobilidade urbana, gerando empregos e dando um gigante impacto socioeconômico e urbanístico a essa área da capital", exaltou Neto.

Em seguida, o prefeito inaugurou uma nova praça na Rua das Palmeiras, em Nova Brasília de Valéria, feita atendendo a pedidos de crianças  ao final do ano passado, quando ACM Neto esteve pessoalmente no local e teve a oportunidade de ouvir as demandas dos moradores. “Estivemos aqui para inaugurar uma quadra de esportes e, na ocasião, as crianças vieram a mim para pedir a construção e uma praça onde elas pudessem brincar. Está aí, portanto, mais uma importante obra para a região. Sempre digo que o que mais alegra um homem público é honrar seus compromissos assumidos”, observou o prefeito.

O novo equipamento de lazer foi construído ao lado da quadra, numa área até então inutilizada. Agora, há um espaço de lazer exclusivo para crianças, outro para convivência de jovens e idosos, piso intertravado, somando uma área de 711 m². O investimento foi da ordem de R$ 88 mil. O presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano (Desal), Marcílio Bastos, explica que foi possível otimizar os gastos com a produção de todo o material no pátio do próprio