O prefeito ACM Neto deu início nesta quinta-feira (12) à agenda de entregas em razão das comemorações pelos 466 anos de Salvador. A Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Péricles Laranjeiras, localizado na Rua Pitangueiras, no bairro de Fazenda Grande do Retiro, foi entregue completamente reformada pelo prefeito em companhia do secretário da pasta, José Antônio Rodrigues Alves, passando a funcionar com o dobro da estrutura anterior.

Essa é a primeira das seis que passam por reformas e que serão reabertas para a população até o final deste mês, como parte das comemorações pelo aniversário da cidade. A obra custou cerca de R$ 410 mil e proporcionou novas condições de trabalho para a equipe profissional da unidade, além de novo padrão de atendimento para a população local. A capacidade instalada comporta cerca de 8 mil atendimentos por mês.

A unidade realiza atendimento de atenção integral à saúde nas áreas de clínica médica, pediatria, ginecologia e/ou obstetrícia, e serviços de vacinação, odontologia, farmácia, assistência social e nutrição. No local são realizados ainda dispensação de medicamentos, procedimentos de enfermagem (curativos, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, aferição de peso e altura) e coleta de exames laboratoriais.

O prefeito destacou que a iniciativa é mais uma prova de que a Prefeitura conseguiu equilibrar as contas e permitir melhorias na saúde, mesmo com as dificuldades encontradas junto ao Ministério da Saúde. “Salvador agora tem dinheiro para fazer os investimentos que precisa. Se não fosse pelo empenho da Prefeitura a saúde estaria paralisada diante dos constantes atrasos por parte do governo federal”, observou.

O secretário afirmou que os esforços da Prefeitura foram os responsáveis pela maior ampliação registrada na atenção básica, saindo de 18% no início do mandato para 42% ao final do ano passado. “Até o final do ano, o Distrito Sanitário de São Caetano/Valéria terá 100% das suas unidades de saúde reformadas, com três bases do Samu e sua rede de urgência e emergência completamente consistida com as UPAs de San Martin, Valéria e com a futura instalação em Pirajá”, acrescentou.

Baixa da Égua – Após a cerimônia, o prefeito visitou a comunidade conhecida como Baixa da Égua, no Engenho Velho da Federação, para autorizar conversar com moradores sobre as demandas do local. Neto autorizou a limpeza e cobertura do canal, com substituição de algumas peças de concreto que estão danificadas, sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Manutenção (Seman), e as intervenções começaram a ser executadas ainda durante a manhã.

O prefeito também informou que a Escola Municipal do Engenho Velho da Federação será reconstruída em breve, já que ainda funciona em estruturas pré-moldadas, que não proporcionam a qualidade necessária para a realização das atividades. Está em processo a identificação do imóvel que receberá os alunos de modo provisório enquanto as obras forem executadas.