Mais de 20 mil cartilhas informativas já foram entregues pela Guarda Civil Municipal desde quarta-feira (28) no Réveillon Salvador 2017. Esta é a primeira vez que a medida é adotada pela Superintendência de Segurança e Prevenção a Violência (Susprev), cuja meta é distribuir mais de 40 mil folhetos em todos os acessos do circuito. A operação integra o pacote de ações da Guarda para evitar maiores complicações para os foliões durante as comemorações pela virada de ano, bem como orientar sobre cuidados com documentos e objetos de valor.

Na ação são 38 agentes distribuídos em pontos estratégicos da Arena Daniela Mercury e nas vias de acesso, em locais como Ladeira da Montanha, Elevador Lacerda, as laterais do Mercado Modelo e 2º Distrito Naval. A distribuição ocorre em conjunto com a entrega de pulseiras de identificação - com nome e contato - para crianças e recomendações para não perder os menores de vista.

"Sentimos a necessidade de implantação deste método por conta da demanda registrada em anos anteriores referente aos altos índices de furtos dentro dos circuitos das festas populares da cidade. Nos dois primeiros dias de festa, já percebemos uma melhora acentuada nas ocorrências, o que comprova a eficiência das ações preventivas, apesar de não haver base de comparação com a festa do ano anterior. Entretanto, esse trabalho pode servir de parâmetro para os próximos anos, quando esperamos ver uma diminuição ainda mais acentuada, tornando o serviço de segurança ainda mais preparado", informa o guarda André Rocha, coordenador e idealizador da ação.

Dentre as medidas de prevenção sugeridas nas duas páginas do informativo constam a sugestão para que o folião porte apenas um documento de identificação com foto, a carteira do plano de saúde ou do Sistema Único de Saúde (SUS), dinheiro previamente trocado, evitando a exposição de notas de valor elevado sem necessidade imediata.

Além da entrega da cartilha, os guardas orientam os foliões para que evitem aglomerações, brigas e confusões. É recomendado ainda que, em caso de tumulto deflagrado, o cidadão se afaste do epicentro do problema com cautela, sem correr e evitando novas ocorrências. Há também um alerta sobre o consumo de bebidas em recipiente de vidro, bem como a embriaguez no circuito e a venda ou porte de alimentos em palitos de madeira.

Para os visitantes sem conhecimento da região onde ocorre a festa, a Guarda recomenda que seja traçado um roteiro prévio e um ponto de encontro, em caso de acertos de grupo. Os turistas são alertados ainda para que procurem os agentes de segurança em caso de dúvida ou necessidade de informação sobre a localização ou prestação de socorro. A todos que recebem a cartilha é recomendado que denunciem situações de trabalho infantil ou exploração sexual de crianças e adolescentes.

Em relação a outras ações preventivas à violência física durante a festa, a Coordenadoria de Prevenção à Violência (Ceprev) alerta sobre a proibição do porte de armas brancas, como facas, facões ou punhais, mesmo para ambulantes, como vendedores de churrasco ou coco.