Médico dá dicas para curtir a festa com segurança, conforme e responsabilidade

Nas duas primeiras noites do Réveillon de Salvador, foram contabilizados 173 atendimentos nos dois módulos de saúde montados pela Prefeitura na região da Arena Daniela Mercury, no Comércio, com seis remoções para UPAs e hospitais. O número é praticamente o mesmo do último Réveillon, que teve duas ocorrências a menos no mesmo período. Como são cinco dias de festa, os médicos plantonistas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recomendam cuidados básicos para que as pessoas possam curtir a festa com segurança.

Segundo o médico-coordenador de Atendimentos de Emergência do município, Ivan Paiva, é importante que as pessoas se alimentem antes da festa, consumindo produtos leves e saudáveis, não deixem de tomar seus medicamentos de uso contínuo, evitem aglomerações, usem calçados confortáveis e adequados para a festa e bebam com moderação. “Atendemos pessoas com taxas altíssimas de glicose porque deixaram de usar o medicamento para diabetes, por exemplo”, contou.

Paiva contou ainda que o número de atendimentos às mulheres é quase o dobro de homens por conta de calçados inadequados e excesso de bebida alcoólica. Também é importante que as pessoas se hidratem adequadamente e evitem aglomerações. “Tem pessoas que passam mal em locais com muita gente, e como a festa é à noite, é comum que esqueçam de beber água, o que acaba potencializando o efeito da bebida alcoólica e causando sintomas de desidratação”, lembrou. A recomendação mais importante, no entanto, ultrapassa o espaço da festa: se for beber, não dirija.