Módulos de saúde instalados na Igreja da Conceição da Praia e na Rua da Grécia, imediações da Praça Cairu, evitam que casos mais graves precisem ser encaminhados para Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) e hospitais da cidade. Esses equipamentos funcionam das 18h às 6h nos dias de festa, contando inclusive com ambulâncias de prontidão. Nesta quinta-feira (29), até o momento, nenhum caso mais grave foi registrado nos módulos da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

Na quarta-feira (28), foi registrado aumento de quase 66% de atendimentos em comparação ao ano passado. Foram 93 atendimentos nos dois módulos de saúde montados pela Prefeitura na região do Comércio, com apenas seis remoções para UPAs e hospitais. “Temos estrutura para atender à população e absorver as ocorrências de forma tranquila, sem aumentar a demanda de atendimento nas UPAs e hospitais da cidade", garantiu o coordenador de Atendimentos de Emergência do município, Ivan Paiva.

“As remoções só são realizadas quando temos necessidade de realizar exames radiológicos ou de imagem e/ou procedimentos mais delicados”, explicou. As remoções representam apenas 6% dos atendimentos realizados. A Prefeitura conta com duas ambulâncias, uma em cada posto, para os casos mais graves, com risco iminente de morte, e com as unidades móveis do Samu para os casos mais simples.

“Só usamos as ambulâncias nos casos realmente graves. Para os atendimentos mais simples, acionamos o Samu”, afirmou a médica plantonista Dra Suely Gomes, que disse que no primeiro dia cerca de 80% dos atendimentos, sem gravidade, podem ter sido motivados por excesso de bebida alcoólica. Grande parte daqueles que procuraram os serviços relatou sintomas como cefaleia, enjoo e vômitos.