Uma faca de cozinha foi apreendida na noite desta quarta-feira (28) por fiscais da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop). O objeto foi encontrado nas proximidades do palco do Réveillon Salvador 2017, no Comércio. De acordo com o órgão, a arma estava à mostra em um carrinho de ambulante no perímetro da festa. Os fiscais confiscaram ainda 22 espetinhos utilizados para venda de churrasco e queijo coalho.

Além da Semop, a Secretaria de Urbanismo (Sucom) e a Guarda Civil Municipal realizam rondas por todo o circuito da festa para coibir irregularidades. Vale lembrar que, no entorno da festa, é proibida a venda de alimentos em espetos, bebidas em garrafas de vidro e posse de objetos perfurocortantes que possam ser utilizados como armas.

Apreensões - Até a meia-noite desta quarta-feira, a operação conjunta já apreendeu cerca de mil unidades de bebidas, entre latas de cerveja, refrigerante e água mineral de outras marcas que não a da cervejaria patrocinadora do evento.

A Sucom confiscou sete engenhos publicitários não autorizados, realizou mais de 30 orientações sobre procedimentos de segurança em atividade comercial, como a disposição dos botijões de gás, cinco notificações de orientação relativas à venda de bebidas em garrafas de vidro e uma orientação referente a falhas na estrutura de camarote.

Os técnicos do órgão realizam a todo instante o monitoramento dos níveis de decibéis emitidos pelas atrações no palco, nas rondas de combate à poluição sonora e vistorias em casarões localizados nas imediações.

Para reforçar a segurança na festa, a Guarda Municipal conta com mais de 450 agentes atuando nos cinco dias de festa na Praça Cairu. Todos os foliões que acessam a área são devidamente revistados para evitar ações violentas no circuito. A festa conta com o reforço de mais de mil homens das polícias Civil e Militar atuando em cinco pontos de revista ao longo do circuito.

Além dos trabalhos de fiscalização, proteção ao patrimônio público e orientação aos foliões, os agentes da Guarda realizaram ampla distribuição de panfletos com dicas de segurança e pulseiras para identificação de crianças.

Em 2015, foram realizados 269 atendimentos os cinco dias de evento relativos a prestação de socorro, salvamento, desacato, disparo com arma de fogo, agressão física ou verbal, pichação, porte ilegal de arma de fogo, roubo, furto e ameaça.