Baianos e turistas que foram curtir a noite da virada, na Praça Cairu, no Comércio, onde acontece o Réveillon 2016,  contaram com um incremento de 20% na frota de ônibus.

Baianos e turistas que foram curtir a noite da virada, na Praça Cairu, no Comércio, onde acontece o Réveillon 2016,  contaram com um incremento de 20% na frota de ônibus, em comparação ao mesmo período do ano passado. No total, os usuários do transporte público tiveram à disposição 381 coletivos, com itinerários para a todas as áreas da cidade. Na noite de ontem (31), os shows ficaram por conta de Tayrone, O Rappa, Ivete Sangalo, Jorge e Matheus e a dupla belga de música eletrônica Dimitri Vegas & Like Mike.

Quem preferiu ir de carro estacionou nas vagas de Zona Azul ofertadas no Comércio e adjacências, além de locais demarcados no centro da cidade. De acordo com Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), cerca de 1.500 veículos utilizaram a Zona Azul. O órgão removeu, das 17h da quinta-feira (31) às 5h desta sexta-feira (1º), dois veículos ao pátio por estacionamento irregular, notificou nove condutores por cometer infrações diversas e registrou quatro acidentes, com três feridos e uma morte. O Elevador Lacerda, que está funcionando ininterruptamente e gratuito até as 22h, desta sexta-feira (1º), transportou mais de 100 mil passageiros durante os quatro primeiros dias da festa.  Cerca de 8.500 pessoas utilizaram táxis.

Na área da saúde, as principais ocorrências (cerca de 70%) foram relacionadas ao uso de bebidas alcoólicas.  Os módulos assistenciais montados pela prefeitura ao lado da Igreja da Conceição da Praia e na rua da Grécia registraram 155 atendimentos entre 19 horas de ontem (31) até as 7 de hoje (1o). Deste total, foram 87 intervenções clínicas em pacientes com quadro de cefaleia, enjoo e intoxicação alcóolica, enquanto 68 atendimentos trataram foliões vítimas de traumas ortopédicos. Apenas oito pessoas necessitaram de remoção para Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Hospital Geral do Estado para realização de exames complementares.

Limpeza e fiscalização – Para fazer a limpeza de toda a área da festa, a Limpurb contou com 140 agentes e coletou 22 toneladas de resíduos entre a noite de ontem e madrugada de hoje. Na área de fiscalização, a Secretaria Municipal de Urbanismo (Sucom) interditou um casarão que estava sendo reformado e utilizado como depósito, sem alvará de funcionamento.

A Secretaria Municipal de Promoção Social, Esporte e Combate à Probreza (Semps) voltou à Praça Cayru, no Comércio, para realizar abordagem social com o objetivo de identificar e coibir situações de risco para crianças e adolescentes. A ação resultou em 86 abordagens. Dessas, 12 crianças e adolescentes foram identificados em situação de vulnerabilidade social, sendo sete de outros municípios. Do total,  cinco foram encaminhas para atendimentos socioassistenciais em Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas). Além disso, pulseiras de identificação foram distribuídas para facilitar a identificação de crianças e adolescentes que, eventualmente, se perdessem de seus pais e responsáveis durante a festa. O Réveillon de Salvador termina hoje à tarde, com as apresentações do Olodum, Daniela Mercury e convidados. Os shows começam às 17h, na Praça Cairu.