Além da iluminação natalina, instalada pela Prefeitura e que foi sucesso em dezembro último, quando reuniu cerca de 600 mil pessoas, o Campo Grande também contará com outra atração esta semana. Em vez da Vila de Natal e da Casa do Papai Noel, as crianças poderão curtir brinquedos infláveis gratuitos na Praça Dois de Julho, de quinta-feira a domingo (10 a 13), das 16h às 20h.

A ação é organizada pela Diretoria de Iluminação Pública (DSIP), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) e responsável pela decoração luminosa no local. “Já que a iluminação natalina tem atraído um grande número de pessoas ao Campo Grande, principalmente nesse período de recesso escolar e de muitos turistas na cidade, a ideia é transformar o local em uma colônia de férias”, afirmou o diretor da DSIP/Semop, Júnior Magalhães.

Para dar mais conforto a quem visitar o local, a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) vai ordenar o trânsito na região e disponibilizar mais 150 vagas Zona Azul, a depender da demanda, para evitar congestionamentos. Os preços estarão mantidos: R$3 por 2h, R$6 por 6h, e R$9 por 12h. Os condutores poderão optar por pagar a qualquer guardador devidamente credenciado ao Sindicato dos Guardadores ou por meio de um dos seis aplicativos do Zona Azul Digital.

Além disso, agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) vão reforçar a atividade de proteção ao patrimônio público e prevenção à violência, com apoio da Polícia Militar da Bahia (PM-BA). A Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) vai disponibilizar sanitários químicos, além de promover as ações de limpeza.

Agentes da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) estarão presentes para fazer ações que envolvem abordagem social, combate ao trabalho infantil, assistência a crianças desacompanhadas ou em situação de risco, com apoio do Conselho Tutelar. O ordenamento de ambulantes será feita por agentes de fiscalização da Semop.

Demais locais – Nos demais pontos de Salvador, a iluminação de Natal montada pela Prefeitura começou a ser desmontada na segunda-feira (7). Técnicos da DSIP/Semop iniciam a retirada dos equipamentos no Farol da Barra, Dique do Tororó e Elevador Lacerda. A previsão é que operação seja finalizada no dia 31 de janeiro.

Além dos pontos turísticos, recursos luminosos estão sendo retirados dos bairros como Narandiba (Rotatória do Juliano Moreira), Imbuí (canteiro central), Pituba (Praça Ana Lúcia Magalhães), Paripe (Praça João Martins), Fazenda Grande III (rotatória principal), Pirajá (Praça do Panteão), Roma (Praça Irmã Dulce), Largo do Tanque e Praça de São Marcos (rotatória após o Hospital São Rafael).

Durante o mês de dezembro, a iluminação natalina na cidade reuniu quase um milhão de visitantes. No total, foram mais de 4 milhões de microlâmpadas em LED, com investimento de R$4,5 milhões e decoração com itens inovadores, como a projeção mapeada no Dique do Tororó e Farol da Barra e túnel luminoso com som sincronizado, no Campo Grande.