0
0
0
s2sdefault

No dia 21 de abril deste ano, o navio Siena vai deixar o Terminal de Passageiros do Porto de Salvador, no Comércio, rumo a Maceió, encerrando assim a temporada de cruzeiros na capital baiana. Nestes próximos quatro meses, a cidade vai receber 31 navios de cruzeiros, que vão trazer 100.464 mil visitantes temporários que usarão a via marítima para chegar à capital baiana.

Até o dia 30 de janeiro, nove embarcações aportam no Comércio, oriundas de cidades como Rio de Janeiro, Búzios (RJ) e Recife (PE). Os principais destinos destes turistas após deixarem Salvador, neste primeiro mês de 2019, são Rio de Janeiro, Búzios, Ilhéus e Ilhabela (SP). Já no mês de fevereiro, seis embarcações atracam no porto da capital baiana. Em março está prevista a passagem de 11 navios e, no quatro e último mês da temporada de Verão, passageiros de cinco cruzeiros desembarcam na cidade.

Receptivo – Para melhor receber os turistas que chegam à capital baiana, dois profissionais bilíngues da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), posicionados em um estande, dão as boas-vindas. Os guias tiram dúvidas e orientam os visitantes sobre opções rápidas de turismo. Isso porque os navios geralmente param na capital baiana no início da manhã e seguem no final da tarde do mesmo dia.

O assessor técnico da Diretoria de Turismo da Secult, Ricardo Nobre, ressalta que, no balcão de receptivo, os turistas recebem cartilhas com mapas contendo informações de acesso ao Centro Histórico. “Sugerimos o turismo por ali mesmo. Eles geralmente almoçam por perto e fazem os passeios andando. Temos profissionais que falam inglês, espanhol e francês e orientam como chegar ao Centro Histórico de maneira rápida e segura”, explica Nobre.

Atrativos – Situado na Cidade Baixa e próximo de muitos pontos turísticos, o Porto de Salvador favorece a rápidos passeios que podem ser realizados a pé. Bem próximo está o Mercado Modelo, com opções variadas de artesanato e petiscos da culinária baiana. Exatamente em frente está localizado o Elevador Lacerda, que liga as cidades Baixa e Alta.

Na parte alta da cidade, além da bela visão da Baía de Todos-os-Santos, os visitantes têm acesso aos prédios como a Câmara de Vereadores de Salvador, a Prefeitura e o Palácio Rio Branco, construções antigas que contam um pouco da história da primeira capital do Brasil. As ruas do Centro Histórico ficam a alguns metros. Conhecido pela riqueza histórica e cultural, o Pelourinho é um dos lugares mais visitados por turistas que chegam pelo Porto à capital baiana. No local está a Casa do Carnaval que conta a história da folia baiana, através de maquetes, roupas e instrumentos disponibilizados por artistas que já participaram da festa. Além disso o acervo possui fotos e documentos históricos e dois cinemas interativos, em que os visitantes podem aprender um pouco mais sobre ritmos do Carnaval.

É também nas ruas do Centro Histórico que os turistas podem se divertir com o projeto Pelourinho Dia e Noite, que movimenta a região até o final de fevereiro. A programação engloba espetáculos teatrais, as rodas do Viradão do Samba, concertos das orquestras do Popelô, grupos de percussão formados por jovens do Pelourinho, apresentações de capoeira e shows na Cruz do Paschoal. Todas as atividades são abertas ao público e gratuitas.

Navios – No dia 28 passado, o Cruzeiro Costa Fabulosa foi o último a atracar no porto de Salvador em 2018, trazendo 3.780 turistas do Rio de Janeiro, encerrando a temporada de cruzeiros. Entre outubro deste ano e abril de 2019, exatos 49 navios passarão pela capital baiana, transportando 165.039 turistas.

Esta temporada apresenta um aumento de 8% no fluxo de visitantes temporários, em relação à temporada anterior. Os números crescentes são frutos semeados a partir dos investimentos sociais e estruturais realizados pela gestão municipal nos últimos cinco anos, por meio de ações, projetos da Secult.

 

0
0
0
s2sdefault

Fale Conosco

O seu canal de comunicação com o nosso site. Caso tenha dúvidas, sugestões ou solicitações de serviços, por favor, mande mensagem que teremos prazer em respondê-la.

Enviando...