Uma programação cultural diversa e gratuita movimenta Salvador nesse final de semana, com ações promovidas ou apoiadas pela Prefeitura. Atrações nos projetos Pelourinho Dia e Noite, Ruas de Lazer e Viver o Mercado, além de atividades nos equipamentos culturais e no Parque da Cidade são opções para quem se divertir na cidade.

No Parque da Cidade, administrado pela Secretaria Cidade Sustentável (Secis) no Itaigara, o projeto interdisciplinar de Biomedicina da Unirb vai explicar ao público o procedimento da acupuntura auricular neste sábado (20). Durante a ação, os alunos vão realizar atendimentos aos cidadãos e esclarecer o que é a auriculoterapia, uma medicina alternativa baseada na ideia de que a orelha é um microssistema, com o corpo inteiro, representado no pavilhão auricular. A atividade acontece das 7h às 13h, na Alameda dos Ipês.

No domingo (21), acontece a Feirinha da Adoção, formada por um grupo de protetores de animais que efetuam resgate e cuidados a animais necessitados, na Alameda dos Ipês, das 10 às 16h. No mesmo dia, o Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia promove as atividades de meditação no Bosque dos Jacarandás, entre 9h e 14h, no Bosque dos Jacarandás.

Ruas de Lazer – Quatro bairros recebem o projeto Ruas de Lazer, realizado por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, Esporte e Lazer (Semtel) neste fim de semana. A iniciativa estará no sábado (20), das 8h às 12h, na Rua do Caminho 6, Travessa Jaguaribe, na Fazenda Grande 2. No mesmo dia e horário, o projeto acontece na comunidade da Gamboa de Baixo, próximo ao Solar de Unhão.

As atividades prosseguem no domingo (21), das 8h às 12h, na Praça da Cruz, Alto do Cruzeiro, em Periperi.  Quem estiver no bairro do Lobato também vai poder curtir o Ruas de Lazer, que vai passar a manhã animando a Rua Ana Paula, no Conjunto Jardim Lobato. Dentre as atrações realizadas para pessoas de todas as idades estão cama elástica, jogos de tabuleiro, totó e jogos de vôlei, basquete e futebol, além de pintura no rosto e desenhos.

Viver o Mercado – A parceria entre a Fundação Gregório de Mattos (FGM) e a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) promove uma nova semana de atividades, dentro do projeto Viver o Mercado, no Mercado Modelo. Nesta sexta-feira (19), das 17h às 18h, o Grupo Suinga se apresenta no Pôr do Sol no Mercado trazendo releituras irreverentes de clássicos da música baiana.

No sábado (20), as Baianas de Aban realizam o Encontro com as Baianas, das 11h às 13h. Na ocasião, visitantes e turistas podem fazer uma visita guiada ao equipamento turístico e comercial, além de registrarem o momento da visita com fotografias gratuitamente.

Já no domingo (21), quem toma conta do Domingão no Mercado é o Samba Chula João do Boi, das 10h30 às 12h. Criado pelo Mestre João do Boi, o grupo traz um repertório de chulas autorais e de domínio público. São chulas lúdicas e pequenas parábolas ironizando situações da vida cotidiana de São Braz, uma vila da cidade de Santo Amaro.

Dentro do Pelourinho Dia e Noite, o projeto Concerto nas Igrejas entra em ação, das 11h às 12h, na Igreja do Rosário dos Pretos, no Largo do Pelourinho. O grupo Ventarolla é atração da ocasião.

Equipamentos culturais – Dentro da 15ª Semana Nacional de Museus, a Casa do Rio Vermelho (Rio Vermelho), o Espaço Pierre Verger da Fotografia Baiana (Barra) e o Espaço Carybé de Artes (Barra) terão entrada franca durante os dias de programação, que prossegue até o domingo (21). Na Casa do Rio Vermelho - Jorge Amado e Zélia Gattai (Rua Alagoinhas, nº 33), haverá um ciclo de conversas sobre “O indizível na obra de Jorge Amado”, até o dia 21, das 15h às 16h30. Os diálogos abordarão aspectos presentes na obra do escritor, como a fé, política, linguística do povo, além de falar sobre as adaptações para linguagens como cinema e televisão.

Também já está disponível no local a exposição "Cultura popular: em cada objeto um olhar", aberta a visitação entre 10h e 17h. A exposição, que conta com novos acervos, segue até o próximo dia 30.

No Espaço Pierre Verger da Fotografia Baiana (Forte de Santa Maria), acontece a exposição de uma coletânea de cerca de 20 fotógrafos baianos, com as belezas da Baía de Todos os Santos, através de obras de Rui Rezende, Pierre Verger, Adenor Gondim, Aristides Alves, dentre outros. As imagens são divididas por eixos temáticos: saveiros, fauna e flora, com trilha sonora de Emerson Cabral e Cassius Cardozo. O público já pode conferir a mostra, disponível das 18h às 19h, até o próximo dia 21.

Neste sábado e domingo (20 e 21), o espaço Pierre Verger da Fotografia Baiana também promoverá um diálogo com os fotógrafos Fernando Naimberg (sábado) e Paulo Coqueiro (domingo), a partir das 15h30. Já no Espaço Carybé das Artes (Forte de São Diogo), é apresentada a obra de Carybé, de forma interativa com recursos de mídia digital e realidade virtual. A visita mediada pode ser realizada entre 11h e 19h.