Com revitalização da área, objetivo da ação é atrair cada vez mais público ao lazer e entretenimento do bairro

O Largo Dois de Julho estará em festa nesta sexta-feira (16), a partir das 18h, com a realização de feira gastronômica e artesanato, apresentação musical de artistas locais e exposições de pintura em tela. A iniciativa conta com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), em parceria com o Sebrae-BA, e tem como intuito mobilizar a governança local para atrair cada vez mais público ao lazer e entretenimento característicos do bairro.

A feira acontecerá de 17h até 22h e será composta por 12 barracas montadas pelos próprios comerciantes dos botecos da região, ofertando desde comidas regionais como abará e maniçoba, até internacionais, como sushi. Cachaças artesanais e carrinho de mingau também farão parte do cardápio de variedades. A mesma atividade volta a animar o público no sábado (17), das 10h às 22h.

O Bar São Vicente, localizado no Largo Dois de Julho, será palco de um pocket show com as participações da Camerata Castro Alves e de cantores que moram no bairro. Paralelo à atração, serão realizadas no entorno do espaço exposições de pintura em tela.

Segundo a secretária da Semop, Rosemma Maluf, o Dois de Julho passou por um diagnóstico com o Sebrae, através do projeto Território Empreendedor. O estudo identificou duas potencialidades do bairro, sendo uma o roteiro gastronômico de dezenas de botecos tradicionais e outra sobre a forte influência da cultura local.

“O Dois de Julho é um bairro de boemia e de cultura, onde residem muitos artistas. Em parceria com o Sebrae, a Semop está fortalecendo o envolvimento de moradores e empresários do local para que eles sejam os protagonistas do processo de requalificação socioeconômica”, frisa Rosemma.

Ainda de acordo com a secretária, a ação está sendo iniciada após a Prefeitura promover o processo de revitalização urbana e comercial no Largo Dois de Julho e adjacências. Dentre as intervenções realizadas estão a reforma do Mercado Municipal Dois de Julho e do Mercado das Flores, e melhorias no Largo Inocêncio Galvão e nas ruas do Cabeça e da Forca.