0
0
0
s2sdefault

Nem a chuva que caiu em alguns momentos tirou a energia das crianças que ocuparam o espaço em frente ao Farol da Barra na manhã deste domingo (24), dentro da programação de inauguração da nova orla do bairro.

Nem a chuva que caiu em alguns momentos tirou a energia das crianças que ocuparam o espaço em frente ao Farol da Barra na manhã deste domingo (24), dentro da programação de inauguração da nova orla do bairro. As atividades começaram com pula-pula e brinquedos infantis, dentro do projeto Ruas de Lazer, promovido pela Diretoria Geral de Esportes (DGEL) da Secretaria Municipal da Educação (Smed), em parceria com o Shopping Barra. Os pequenos ainda aprenderam a empinar pipa, participaram de oficina de pintura e aproveitaram para passear com os pais, caminhando ou mesmo de bicicleta, pelos espaços compartilhados.

Mas a animação mesmo veio quando Tio Paulinho e equipe subiram ao palco, chamando todo mundo para curtir as demais atrações – cortejo infantil com Microtrio e apresentação do Grupo Quabales. Sem deixar a galerinha parada, cantaram sucessos infantis e colocaram todo mundo pra dançar. “É um bairro onde morei quando criança e tenho um carinho muito especial, até porque o Bloco Happy que comando desfila aqui. Estou muito feliz e orgulhoso de estar participando de um evento como esse e a gente vê esse carinho todo do público, mesmo com a chuva”, salientou Tio Paulinho.

“Acho importante ter um ponto de encontro para todas as classes e de forma gratuita aqui na cidade, como aqui na Barra”, destacou a chefe de cozinha Milena Rodamilans. Acompanhada do marido Márcio e das filhas Melissa, 12 anos, e Milena de 5 anos, tentava atender ao pedido da mais nova de ir até a roda-gigante de 20m, outra atração que tem feito sucesso desde a sexta-feira (22).

Instalada próxima ao Farol, em instantes formou uma fila que chegava a quase um quilômetro. De acordo com Leila Pinheiro, integrante do Grupo Corrente do Bem, já foi arrecadado 114kg de alimento somente na sexta-feira, quando a atração ficou aberta das 18 às 21h. “É importante lembrar que, nesse dia, foi facultativa a doação para o público. Abrimos também a possibilidade de as pessoas fazem a contribuição em dinheiro, de qualquer valor, no caso daquelas que porventura esquecem de trazer algum donativo. Nisso, somente ontem (23), conseguimos arrecadar em torno de R$1 mil”, explicou Leila. O montante arrecadado até o próximo dia 31, período em que a roda-gigante estará instalada na Barra, será destinado a instituições filantrópicas e projetos sociais.

Espaço coletivo e encantamento – Antes mesmo da programação oficial começar, as pessoas já aproveitavam a nova estrutura da orla da Barra para praticar corridas, caminhadas, andar de bicicleta ou skate e até mesmo acompanhar as aulas de Jump (pulo no trampolim) e swing baiano, dentro do projeto Ruas de Lazer. O local fez parte, inclusive, dos roteiros de 18km e 42km dos grupos Pedale Seguro e Meninas no Pedal, reunindo 100 ciclistas para dar uma pausa no Farol da Barra. As doze “magrelas” da estação de compartilhamento público de bicicletas, disponibilizadas pelo Movimento Salvador Vai de Bike, também foram bastante disputadas. 

Outras atrações também chamaram a atenção de moradores e visitantes, como as fotos antigas da Barra ampliadas e expostas no trecho do Porto ao Farol, o triciclo Velo-Táxi e as feiras Gastronômica, no Porto; de Artesanato, entre o Barra Center e o Caranguejo do Farol; e a dos Chefs, na Rua Alfredo Magalhães. É claro que as famosas fotos (selfies) eram bastante comuns, registrando o novo momento que a cidade começa a viver a partir de agora.

“A Barra precisava do novo, dessa iniciativa de valorizar as relações humanas. Eu, que frequento o local desde os 18 anos, estava vendo o bairro perder a alegria e o encontro de diversas pessoas em um mesmo local”, apontou o morador e neurologista Antonio Andrade Filho. Tendo vivido 13 anos no Espírito Santo e retornado a Salvador há um ano e meio, a cantora Andréa Nery destaca que a orla da Barra está no mesmo patamar de outras cidades de referência turística no Brasil. “Salvador estava precisando de uma área limpa, organizada, voltada para as questões ambientais. O que foi feito aqui realçou ainda mais a beleza da Barra e é um legado que vai ficar para gerações. Está maravilhoso, me surpreendeu bastante e espero que não fique somente aqui essa intervenção”, falou esperançosa.

Para o secretário de Desenvolvimento, Cultura e Turismo (Sedes), Guilherme Bellintani, o espaço compartilhado da Barra já é um sucesso. “O conceito implantado aqui favorece muito isso, é só olhar a quantidade de crianças que estão presentes neste momento, por exemplo. A nossa expectativa é de que ocorra um processo intenso de ocupação do local pelas pessoas. Já fizemos provocações como a roda-gigante e virão outras, dentro dessa ação de devolução da cidade aos soteropolitanos”, finalizou.

 

 

0
0
0
s2sdefault

Fale Conosco

O seu canal de comunicação com o nosso site. Caso tenha dúvidas, sugestões ou solicitações de serviços, por favor, mande mensagem que teremos prazer em respondê-la.

Enviando...