A partir deste fim de semana os turistas que vierem à cidade poderão ter um novo olhar sobre o cotidiano, cultura e lazer da capital baiana. A Prefeitura, por meio da Empresa Salvador Turismo (Saltur) e Movimento Salvador Vai de Bike, inaugura neste sábado (16) as primeiras estações de compartilhamento de bicicletas exclusivas para turistas.

O projeto intitulado Bike Turista é uma iniciativa pioneira no Brasil e um importante passo para a ampliação do mercado turístico da cidade. O projeto, que chega a Salvador em parceria com o banco Itaú, Compartibike e ABIH – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, irá contemplar 13 hotéis da cidade.

A inauguração desse fim de semana será em sete hotéis, que vão desde o Centro da cidade até o bairro de Stella Maris. Mais seis hotéis já estão em fase de implantação do projeto. O lançamento foi escolhido para celebrar a semana em que se comemora o Dia Nacional do Ciclismo, e o primeiro equipamento inaugurado será no Hotel Mar Brasil, na Rua Flamengo, número 44, em Itapuã, a partir das 9h. O evento contará com as presenças do secretário municipal de Cultura e Turismo (Secult), Èrico Mendonça, do presidente da Saltur, Isaac Edington, e de representantes do Itaú e ABIH.

Na ocasião, uma das maiores cicloativistas do país, Renata Falzoni, fará uma avaliação sobre o projeto e o retorno que trará à cidade, além da importância do fomento ao uso das bicicletas nos grandes centros. Nacionalmente conhecida, a bikerepórter Renata Falzoni foi a pioneira na valorização do uso da bicicleta no Brasil, tendo sido uma das fundadoras do Night Biker's Club do Brasil no ano de 1989