O 1° Festival Náutico Salvador teve sua primeira etapa concluída no último fim de semana, quando o mar da Baía de Todos os Santos foi palco de duas grandes competições: o 1° Campeonato de Vela Jovem e o 6° Yacht Fast Swin. Organizado pela Prefeitura, por intermédio da Empresa Salvador Turismo (Saltur), e em parceria com o Yacht Clube da Bahia, o festival volta a acontecer no próximo fim de semana com o 6° Rally Náutico da Bahia e o 3° Desafio Travessia Mar Grande – Salvador.

Para começar a segunda etapa do festival, no dia 28, acontece o 6° Rally Náutico da Bahia. O público poderá apreciar de perto a competição entre lanchas e jet-skis em plena Baía de Todos os Santos. A largada será realizada da praia do Porto da Barra, às 10h, e contará com cerca de 40 embarcações. Diferente dos demais desafios, o rally é uma competição de regularidade – tem o objetivo de seguir o trajeto determinado pela organização mantendo médias horárias pré-estabelecidas.

O 3° Desafio Travessia Mar Grande – Salvador será a última competição do festival, com largada da praia de Jaburu, em Mar Grande, no dia 29. Participam da disputa cerca de 150 praticantes de Stand Up Paddle e Canoa Havaiana, que percorrerão dez quilômetros remando até chegada na praia do Porto da Barra, em média três horas depois.

No fim de semana, grupos de conscientização se unem a Secretaria Cidade Sustentável (Secis) para fazer uma ação na região do Porto da Barra, por volta das 8h30. Os voluntários andarão pela praia em um processo de sensibilização sobre a importância de não jogar lixo nas areias e no mar. Na ocasião, serão entregues sacolas de lixo para vendedores, comerciantes e banhistas. A Escola de Vela do Yacht Clube da Bahia também estará com estande no local.

Resultados – Abrindo o Festival Náutico, a 1° Competição de Vela Jovem foi disputado da sexta-feira (20) até o domingo (22) por dezenas de atletas com no máximo 18 anos. Divididos em quatro classes, as competições tiveram baianos subindo no lugar mais alto do pódio. Na Laser, Jonathan Lehrke, atualmente o campeão da categoria no Norte e Nordeste, foi o melhor da competição. Rafael Rizzato ficou em segundo lugar e Antonio Carlos Lopes Neto, em terceiro. Na classe Hobie Cat 16, uma competição em duplas, ficaram em primeiro lugar Carlos Eduardo Lopes e Stéfany Lehrke. A dupla Kim Vidal e Rafael Góis ficou em segundo.

Na categoria 29er, Gustavo Carvalho e Eduardo Carvalho foram os campeões. Vale destacar que Gustavo sagrou-se recentemente Campeão Mundial da Classe Snipe. Léo Accioly e Antonio Mendes ficaram com a segunda colocação. Por último, na classe Optimist, Lucas Urmenyi foi o melhor colocado. Ele é o atual Campeão Brasileiro Infantil. Matheus Azevedo ficou em segundo lugar e Ricardo Coutinho em terceiro.

Além de ter sido o último dia da competição de vela, o domingo (22) foi de disputa de natação em mar aberto. O 6° Yacht Fast Swin foi realizada em águas abertas com largada e chegada no Porto da Barra. Ao todo foram quatro baterias de 500m cada. Entre os homens, o melhor colocado foi Allan do Carmo. Suelly Siqueira, também campeã nacional e colecionadora de títulos, foi a campeã no feminino. Erica Soares e Márcia Santos conquistaram o pódio da melhor dupla no feminino e Renan Santos e Thiago Oliveira no masculino.