Uma das paisagens mais belas da capital baiana, a região do Farol da Barra receberá um evento especial promovido pela Base Aérea de Salvador (Basv), com apoio da Prefeitura, por intermédio da Empresa Salvador Turismo (Saltur). O evento acontece no próximo sábado (31), das 10h às 17h, quando soteropolitanos e turistas poderão apreciar desfiles aéreos, exposições, demonstração dos cães da aeronáutica, apresentação de banda. O público também poderá conhecer mais sobre o funcionamento da Força Aérea Brasileira (FAB).

O evento terá início com o desfile aéreo do P-3AM, aeronave equipada com modernos sensores eletrônicos e armamentos, utilizada na vigilância e proteção das riquezas da costa brasileira. Na ocasião, o Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer) também se apresentará. Com a Esquadrilha “Textor Air Show”, o público poderá conferir diversas acrobacias e desenhos aéreos, tudo com muita emoção. A demonstração com cães acontece por volta das 15h, e a Banda de Música da Base Aérea toca às 16h30.

Durante toda a tarde, será possível visitar a exposição de Equipamentos Operacionais usados pelos pilotos. Uma tenda com cadetes da aeronáutica também estará à disposição daqueles que têm interesse em saber como fazer para ingressar na FAB. Ainda no local, o público poderá conferir de perto a Tela do Radar do Tráfego Aéreo, vendo detalhes do trabalho e do dia a dia dos controladores de tráfego em Salvador.

A iniciativa acontece na semana do Dia do Aviador, celebrado em 23 de outubro. Nesse mesmo dia, em 1906, o brasileiro Santos Dumont fazia uma exibição pública, no campo de Bagatelle, em Paris, de um voo do 14-Bis. De lá para cá, a magia em volta da força, velocidade e capacidade das aeronaves ainda intriga e envolve adultos e crianças.

O evento faz parte da programação do Viver Barra, que conta ainda com pockets shows que serão realizados a partir das 17h na sexta-feira (30) e também no sábado (31). Haverá ainda a realização da Feira Baiana de artesanato que vai do dia 30 ao dia 02 de novembro. A programação completa do projeto Viver Barra, que visa trazer ainda mais cultura, arte e entretenimento para um dos pontos turísticos mais frequentados de Salvador, podem ser conferidos na página do facebook da Saltur (www.facebook.com/salturpms).