As comunidades do Bariri, no Engenho Velho de Brotas, e do Areal, no Nordeste de Amaralina, comemoraram a requalificação dos campos de futebol das localidades, que foram entregues pela Prefeitura neste sábado (13). As ações fazem parte do programa de recuperação de campos e quadras da capital baiana, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), através da Diretoria de Esportes e Lazer.

No Bariri, o prefeito ACM Neto, acompanhado do secretário da Semps, Bruno Reis, do diretor de Esportes e Lazer, Téo Sena, demais gestores e a população, fez questão de dar o pontapé inicial da partida de reinauguração do espaço entre a Seleção do Engenho Velho de Brotas e a Seleção Baiana Master de Ex-Jogadores. Em nome da comunidade, o presidente da Liga de Futebol do Bariri, conhecido como Nego, agradeceu à Prefeitura pelo empenho em recuperar o campo de futebol. "Esta é uma importante área de lazer da comunidade que está sendo entregue completamente reformada. É bom saber que o prefeito vai até a periferia para ver as dificuldades dos moradores", salientou.

As intervenções no Bariri contaram com substituição do alambrado, construção de arquibancada, reforma e ampliação de vestiário, revisão e reforço na iluminação e nivelamento do piso, além da construção de passeios no entorno do campo. Também foram implantadas novas peças do mobiliário urbano e equipamentos de ginástica no entorno. O investimento foi de R$250 mil.

Em seguida, foi feita a entrega do campo do Areal, que passou por intervenções semelhantes ao da praça esportiva no Bariri. A diferença é de que o entorno ganhou um grande faxinaço, com ações como tapa-buracos e capinagem. O investimento total foi de R$300 mil e, nos dois locais, os recursos foram oriundos dos cofres municipais.

O prefeito ACM Neto ressaltou a importância dos espaços de esporte e lazer nas comunidades carentes como motivador da realização do maior programa de recuperação de campos e quadras já promovido na cidade pela Prefeitura. "São espaços que, além de serem em muitos casos a única área de lazer da comunidade,  servem de inspiração para as crianças e jovens ingressarem no esporte e terem um futuro longe da violência. Afinal de contas, os campos de várzea já ajudaram a revelar vários craques. É por isso que a Prefeitura também tem investido tanto no esporte", afirmou.

O secretário Bruno Reis ressaltou que devem ser entregues até dezembro deste ano 137 quadras e campos completamente recuperados e que, até abril do próximo ano, a expectativa é de que a marca ultrapasse 200 praças esportivas. Já está em construção a Praça da Juventude, em Canabrava, e em breve serão assinadas as ordens de serviço para a implantação de ginásios esportivos em Itapuã e São Marcos.​