Pela primeira vez, Salvador vai ser palco de um evento de ciclismo com duração de 24 horas ininterruptas. A Virada Ciclística acontece entre as 9h de sábado (28) e 9h de domingo (29), na Avenida Magalhães Neto, dentro da programação do Festival da Cidade 2015.

Pela primeira vez, Salvador vai ser palco de um evento de ciclismo com duração de 24 horas ininterruptas. A Virada Ciclística acontece entre as 9h de sábado (28) e 9h de domingo (29), na Avenida Magalhães Neto, dentro da programação do Festival da Cidade 2015,promovido pela Prefeitura e com patrocínio do Shopping da Bahia. O evento é gratuito, aberto ao público e podem participar pessoas de qualquer faixa etária.

Na ocasião, kits contendo camisas e materiais publicitários serão trocados por uma lata de leite, destinada às creches municipais. No canteiro central serão instaladas diversas tendas com bikes laranjinhas; apoio mecânico e da Federação Baiana de Ciclismo (FBC); dos parceiros, a exemplo do Hospital da Bahia; entre outros. Haverá ainda uma tenda exclusiva para inscrição na Virada. A expectativa é que duas mil pessoas participem e percorram os 3,8 quilômetros da avenida.

Realizada em parceria entre o Movimento Salvador Vai de Bike, Empresa Salvador Turismo (Saltur) e Federação Baiana de Ciclismo (FBC), a Virada Ciclística reafirma o compromisso da prefeitura em estimular o uso da bike como lazer, esporte e também para facilitar a mobilidade urbana da cidade, como ressalta o presidente da FBC, Henrique Marinho. “O aniversário é de Salvador, mas quem recebe o presente somos nós, ciclistas, com mais essa ação de visibilidade e acessibilidade.”

Doze duplas de atletas ficarão com a missão de movimentar o espaço, revezando a cada duas horas. Além deles, dois nomes conhecidos no meio ciclístico vão fazer uma maratona de revezamento, pedalando 12 horas ininterruptas, respectivamente: o campeão brasileiro de Triatlo, Alberto Lopes, e a tricampeã baiana de Ciclismo, Cristiane Duque, 8º lugar no ranking nacional da modalidade.

Outra grande novidade do evento é a participação do ex-ciclista, bronze no Pan Americano e coordenador técnico da Seleção Brasileira de Ciclismo de Pista, Luciano Pagliarini. O atleta fará uma ação, intitulada “Primeiro dia sem rodinhas”, voltada às crianças, que ainda não sabem se equilibrar na bicicleta.

Também será feita uma campanha de educação no trânsito, com distribuição de folders informativos e cartilhas para a população, com foco nos motoristas. Durante o evento deverão ser apresentadas ainda as duas faixas de treino para ciclistas na cidade, localizadas nas avenidas Centenário e Magalhães Neto, com funcionamento diário das 4h às 6h.

Para o presidente da Saltur e coordenador do Movimento Salvador Vai de Bike, Isaac Edington, a Virada Ciclística é uma oportunidade de reunir diversos públicos ciclistas para ocupação cada vez maior da cidade. Para dar mais visibilidade aos atletas do ciclismo, a Prefeitura tem avançado em diversas áreas, que vão desde melhorias na infraestrutura até realização de eventos específicos e capacitação de motoristas, dentre outras.