O prefeito ACM Neto assinou hoje (23) a autorização para publicação dos editais que irão possibilitar a contratação das empresas que farão a recuperação dos fortes Santa Maria e São Diogo, na Barra.

Numa solenidade concorrida no Palácio Thomé de Souza, com a presença do trade turístico baiano e de autoridades militares, o prefeito ACM Neto assinou hoje (23) a autorização para publicação dos editais que irão possibilitar a contratação das empresas que farão a recuperação dos fortes Santa Maria e São Diogo, na Barra.

Os editais deverão ser publicados em abril, com início das obras previsto para maio e duração de seis meses. Além disso, Neto assinou protocolo de intenções entre o município e a Associação Destino Salvador visando estimular a realização de eventos na cidade e apresentou o portal oficial de turismo da primeira capital do Brasil, o Viva Salvador, que já está na rede no endereço www.vivasalvador.com.br.

"Nosso objetivo é criar condições para que os turistas visitem Salvador não apenas no verão, mas durante todo o ano. Por isso, já reformamos e abrimos equipamentos como a Casa do Rio Vermelho - Jorge Amado e Zélia Gattai, o Espaço Cultural da Barroquinha e a Casa do Benin. É por isso que vamos recuperar os fortes, que são históricos, e equipá-los como estruturas turísticas importantes", afirmou ACM Neto.

O investimento de R$ 3,5 milhões na recuperação dos fortes de Santa Maria e São Diogo é um dos presentes reservados para os soteropolitanos em comemoração aos 466 anos de Salvador. Além de melhorias na estrutura, os fortes terão os espaços culturais permanentes. Com o fim das obras, os equipamentos abrigarão exposições do fotógrafo Pierre Verger e do artista plástico Carybé, respectivamente.

Conceito moderno - O presidente da Associação Destino Salvador, Paulo Gaudenzi, elogiou os esforços da Prefeitura para resgatar todo o potencial turístico da cidade. "É uma administração com um conceito moderno, jovem e eficiente. Esse é o mesmo contexto de nossa entidade, composta por 38 sócios, todos empresas", frisou. Ele contou que a entidade já prepara sete eventos para Salvador, sendo três para este ano e quatro em 2016. "Por isso esse protocolo de intenções é fundamental para que a gente possa aquecer nosso turismo e estimular a geração de emprego em renda em Salvador".

O portal Viva Salvador também se soma a esse objetivo na medida em que vai divulgar a cidade, com toda a programação cultural e roteiros turísticos. A ferramenta deixa soteropolitanos e turistas bem informados sobre os principais eventos disponíveis na cidade, além de dicas de lazer, hospedagem e gastronomia. A ferramenta tecnológica facilita a interação com outras mídias sociais. Uma das expectativas do portal é concentrar as principais informações da capital baiana, principalmente para sanar as dúvidas de novos visitantes.

“Com a disponibilidade de um portal oficial de turismo, as pessoas que pensam em visitar Salvador pela primeira vez vão se sentir seguras em relação ao que vai encontrar na cidade, além de poder planejar de maneira mais cuidadosa a questão financeira, esquematizar o tempo necessário de estadia na cidade, além de otimizar o tempo durante os passeios”, afirmou o secretário Érico Mendonça, acrescentando que o site vai crescer com o passar do tempo.