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O Serviço Municipal de Intermediação de Mão-de-obra (SIMM) oferece 48 vagas de emprego para esta segunda-feira (8), sendo 23 delas destinadas exclusivamente a pessoas com deficiência. Neste caso, as oportunidades são para auxiliar de limpeza, auxiliar de serviços gerais, vendedor interno, assistente de vendas, estoquista, auxiliar administrativo e varredor de rua.

Os interessados deverão ir a um dos postos do SIMM, no Comércio (Rua Miguel Calmon, 506, Edifício Ouro Preto); Boca do Rio (Rua Abelardo Andrade de Carvalho, 141, anexo ao Colégio Imeja), levando originais da carteira de trabalho, carteira de identidade, CPF, comprovantes de residência e histórico escolar, além do número do PIS, Pasep ou NIS.

O atendimento é feito das 7h às 17h, mediante distribuição de senhas, que são entregues a partir das 6h30. Os candidatos podem usufruir do atendimento por hora marcada, que funciona das 7h às 16h30, pelo telefone (71) 3202-2016 ou 0800-2853111 para ligações gratuitas.

É possível também ter acesso ao atendimento do SIMM nas Prefeituras-Bairro Centro/Brotas Cabula, Cajazeiras, Cidade Baixa, Itapuã, Pau da Lima e Subúrbio/Ilhas, para realização de cadastro, busca por vagas e encaminhamento para entrevistas e seleções.

 

Vagas do SIMM para segunda-feira (8):

 

Auxiliar de limpeza (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino fundamental completo, sem experiência, sexo indiferente

Salário: R$998,00 + benefícios

1 vaga

 

Auxiliar de serviços gerais (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino fundamental completo, sem experiência, sexo indiferente

Salário: a combinar

3 vagas

 

Vendedor interno (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, sem experiência, sexo indiferente

Salário: a combinar

3 vagas

 

Assistente de vendas (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, três meses de experiência, sexo indiferente, disponibilidade para trabalhar em shopping

Salário: R$1.066,00 + benefícios

2 vagas

 

Estoquista (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, seis meses de experiência, sexo indiferente

Salário: R$998,00 + benefícios

2 vagas

 

Auxiliar administrativo (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, seis meses de experiência, sexo indiferente

Salário: R$998,00 + benefícios

2 vagas

 

Varredor de rua (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, seis meses de experiência, sexo indiferente, imprescindível experiência em serviços gerais

Salário: R$1.039,61 + benefícios

10 vagas

 

Operador de caixa

Ensino médio completo, 2 anos de experiência, sexo indiferente

Salário: R$998,00 + benefícios

1 vaga

 

Consultor de vendas

Ensino médio completo, seis meses de experiência, sexo indiferente

Salário: a combinar + benefícios

15 vagas

 

Técnico de informática

Ensino médio completo, 2 anos de experiência, sexo indiferente, imprescindível habilitação B, desejável curso de gestão da área de Tecnologia da Informação

Salário: a combinar + benefícios

1 vaga

 

Técnico em manutenção eletrônica

Ensino médio completo, seis meses de experiência, sexo indiferente, imprescindível CNH B, curso de Eletrônica

Salário: R$1.200,00 + benefícios

1 vaga

 

Camareira

Ensino médio completo, seis meses de experiência, sexo indiferente, disponibilidade para residir em condomínio de funcionários em Imbassaí

Salário: R$1.084,96 + benefícios

1 vaga

 

Supervisor de vendas

Ensino médio completo, 1 ano de experiência, sexo indiferente

Salário: a combinar + benefícios

2 vagas

 

Auxiliar de logística (estágio)

Ensino superior incompleto em Administração ou Logística, sem experiência, sexo indiferente

Salário: bolsa auxílio R$600,00 + transporte

1 vaga

 

Gerente de pós-venda

Ensino médio completo, 1 ano de experiência, sexo indiferente, imprescindível experiência em concessionária

Salário: a combinar + benefícios

1 vaga

 

Chefe de pista

Ensino médio completo, seis meses experiência, sexo indiferente, imprescindível habilitação D, ter liderança de equipe e experiência com vendas

Salario: a combinar

1 vaga

 

Lavador de carro

Ensino médio completo, seis meses de experiência, sexo indiferente , imprescindível experiência na área e disponibilidade para trabalhar à noite/madrugada

Salário: a combinar

1 vaga

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O Bolsa Família Móvel, serviço da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), já visitou 27 bairros de Salvador entre janeiro e abril de 2019. Neste sábado (06), a iniciativa estará no bairro de Pirajá, junto com o Gabinete da Prefeitura em Ação. O mutirão de serviços oferece ainda para a comunidade atendimento da Coelba, INSS, cartão do SUS, programa Primeiro Passo, Minha Casa, Minha Vida, SIMM (consultas de vagas de emprego), Codecon, e Balcão de Justiça, dentre outros.

A equipe do Bolsa Família Móvel realiza ações itinerantes nos bairros de Salvador com o objetivo de descentralizar o atendimento e facilitar a atualização dos benefícios, inclusão no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadúnico) e esclarece dúvidas dos moradores das periferia. Ano passado, 208 bairros da capital baiana receberam o programa. Foram realizadas 1.952 atualizações de cadastros; 1.595 inclusões em programas sociais; além de 3.552 triagens.

De janeiro a abril deste ano, 27 bairros já foram visitados, com 311 atualizações de cadastros; 187 inclusões e 576 triagens. Segundo Télio Barroso, gerente de Gestão do Cadastro Único, Bolsa Família e Benefícios da Semps, o Bolsa Família Móvel facilita a vida da população que mais precisa do benefício. “A principal vantagem é levar os serviços ao cidadão, que não precisa dispor de tempo de deslocamento e dinheiro para ir ao posto do Comércio".

Feira - Neste domingo (07), é comemorado o Dia Mundial da Saúde. Em homenagem à data, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Boca da Mata realizará neste sábado (06) uma Feira de Saúde e Serviços, das 8h às 17h, no Centro Cultural Jaguaripe I. Trinta profissionais, entre psicólogos, enfermeiros, médicos clínicos e pediátricos, prestarão serviços de assistência, numa iniciativa em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

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Começam nesta segunda-feira (08) as inscrições para o amplo concurso público da Prefeitura de Salvador, com 368 vagas em 18 carreiras, e remuneração de até R$ 10.902,71. Os três editais do concurso foram publicados no último dia 29, no Diário Oficial do Município (DOM), pela Secretaria Municipal de Gestão (Semge).  

As inscrições estarão abertas das 14h de segunda (08) até as 16h do dia 7 de maio, pelo site www. fgv. br/ fgvprojetos/ concursos/ pms2019. É necessária a realização de um pagamento no valor de R$ 80 para os cargos de nível médio e nível técnico e de R$ 100 para aqueles de nível superior. 

As provas escritas objetiva e discursiva serão realizadas no dia 16 de junho, no turno da manhã (cargos de nível superior e agente de trânsito e transporte), das 8h às 13h, e no turno da tarde (demais funções de nível médio e técnico), das 15h30 às 19h. Dúvidas e mais informações sobre o concurso estão disponíveis no link www. fgv. br/ fgvprojetos/ concursos/ pms2019. 

Desde 2003 o Executivo municipal não realiza um concurso público tão abrangente. "Esse é mais um presente que estamos dando para a cidade, gerando oportunidade de emprego no setor público no dia em que Salvador completa 470 anos, inclusive em áreas essenciais como saúde e educação. Isso só é possível porque fizemos o dever de casa, ajustamos nossas contas desde 2013, governamos com seriedade. Esses novos colaboradores virão para somar", afirmou o prefeito ACM Neto. 

Vagas - O primeiro edital é dedicado a agente de trânsito e transporte, agente de fiscalização municipal em meio ambiente, fiscal de serviços municipais, agente de salvamento aquático e guarda civil. São 98 vagas, com remuneração que chega a R$ 4.718,39 e carga horária de 40 horas. 

O segundo edital é dedicado às vagas de professores municipais. São, ao todo, 150 vagas disponíveis, com remuneração que chega a R$ 3.603,80 e carga horário de 20 horas ou 40 horas. 

No terceiro e último edital, a Prefeitura disponibilizou 120 vagas, ao todo, para  especialista em políticas públicas, assistente social, psicólogo, engenheiro civil, engenheiro eletricista, analista em segurança do trabalho, arquiteto, médico do trabalho, médico perito, médico Samu,  psiquiatra, clínico, ginecologista, pediatra, infectologista, ortopedista, generalista, técnico em enfermagem do trabalho e técnico em segurança do trabalho. Todos com carga horária de 20, 30 ou 40 horas e remuneração de até R$10.902,71. 

"Com esses editais, a Prefeitura mostra mais uma vez que Salvador é uma referência em gestão pública. A cidade vive uma realidade completamente diferente de outras metrópoles e até mesmo estados, alguns comemorando o fato de estarem pagando em dia o funcionalismo. Aqui estamos fazendo diferente, abrindo novas oportunidades para fortalecer e qualificar ainda mais o quadro de servidores municipais", disse o titular da Semge, Thiago Dantas.

 

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A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), lançou hoje (5) a licitação para o início das obras da Casa da História de Salvador e Arquivo Público Municipal. O lançamento do edital faz parte das ações em comemoração ao aniversário de Salvador.  

O processo abre concorrência para empresas especializadas em engenharia, que tenham interesse em executar as obras de edificação e infraestrutura doo equipamento, de acordo com as condições que são previstas em edital. 

A sessão para o recebimento e a abertura das propostas será realizada no dia 10 de maio, às 15h01, na sede da Secult, situada na Rua Humberto de Campos, n° 251, Graça. Até lá, os interessados podem ter conhecimento do edital e seus anexos no endereço www. prodeturssa. salvador. ba. gov. br. 

Gestor da Secult, Claudio Tinoco acredita que a Casa da História de Salvador e Arquivo Público Municipal vai preservar toda a memória da primeira capital do Brasil, além de impulsionar ainda mais o turismo na cidade. 

“Esta é uma grande obra que vai dar dignidade aos registros da história de Salvador, uma das mais ricas do mundo, e que produziu o maior e melhor acervo documental das Américas. Este equipamento, somado à Casa do Carnaval e ao futuro Museu da Música Brasileira, vai compor um conjunto cultural extraordinário para a cidade”, pontua Tinoco. 

A obra, que tem custo estimado de R$ 34 milhões, será concluída em 15 meses. Os recursos da construção estão garantidos pelo Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo em Salvador (Prodetur), por meio de empréstimo junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). 

O equipamento será construído em um conjunto de um casarão e dois terrenos na Rua Portugal, na Praça Cayru. O casarão, que será mantido e restaurado, abrigará a recepção do equipamento, atendimento ao usuário e espaços museológicos. Já nos terrenos, será construído um novo prédio que irá compor o arquivo público. 

Novo prédio – A construção comportará um lobby de entrada ao arquivo público e uma área de serviço; um mezanino para área de funcionários. 

Além disso, terão outros 11 andares que irão compor: a administração do museu, laboratório de restauro e depósito de documentos recebidos, no 1º andar; salas de oficinas, coordenação de cursos e secretaria de cursos (2º andar); salas de fotografias, registros magnéticos e arquivos audiovisuais (3º andar); atendimento ao usuário, arquivos impressos, biblioteca do acervo e sala de projeção (4º andar). 

Do 5º ao 9º andar, se concentrará o arquivo público permanente. Já no 10º andar haverá o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), o almoxarifado, a gerência e a secretaria do Arquivo Público.  No 11º andar estarão as salas de auditório, e o terraço contará com um jardim e um espaço café.

 

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Quando o assunto é a redução de mortes ocasionadas em acidentes de trânsito, Salvador se destaca. De 2010 a 2017, a capital baiana diminuiu em 51% os registros de óbitos, superando a meta das Organizações das Nações Unidas (ONU), que previa a redução de 50%. Em 2017, 121 pessoas foram vitimadas. Já no ano passado estão sendo consolidados pela Transalvador e serão divulgados até o mês que vem.  

Embora haja uma queda considerável, a Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador) se empenha para que as taxas sejam ainda menores. Com intuito de trocar experiências e discutir ações para ajudar a reduzir os acidentes com motociclistas, representantes do órgão estiveram reunidos com dirigentes de motoclubes, na sede da Transalvador, no Barris, nesta quinta-feira (4). 

Para o superintendente da Transalvador, Fabrizzio Müller, o engajamento com os motociclistas é fundamental para discutir as questões do trânsito, em especial os acidentes que envolvem os condutores dos veículos motorizados sob duas rodas. “O objetivo deste encontro é fazer com que os dirigentes dos motoclubes tragam propostas para que possamos construir juntos um trânsito mais seguro e ajudar na redução de acidentes envolvendo motociclistas”, frisou Müller. 

Durante o bate-papo, o superintendente fez questão de pontuar que a Transalvador tem uma preocupação especial com esse tipo de condutor. “Queremos também alertar sobre os riscos que eles se submetem diariamente. Há uma preocupação da Transalvador com esse público, pois, apesar da redução anual do número de acidentes gerais, a quantidade de episódios com motociclistas vem aumentando, o que não acontece somente em Salvador, mas é uma tendência que tem se percebido em várias cidades do mundo”, disse Müller, que recentemente visitou Bogotá, na Colômbia, onde os índices de desse tipo de ocorrência também têm crescido.     

Entre os representantes de motociclistas estava Eric Heleno, 43 anos, que faz parte do Motoclube Primatas e Tais. Na opinião dele, o convite da Transalvador para discutir estratégias de redução de acidentes foi muito oportuno. “Nós estamos na rua, fazemos parte do trânsito, entendemos um pouco do comportamento do motociclista e podemos contribuir com essa nossa vivência”, assinalou. 

Maio Amarelo - O tema do Maio Amarelo, mês de eventos em alusão a redução aos acidentes de trânsito, também foi debatido durante o encontro. De acordo com o superintendente, o objetivo é fazer uma ação direcionada para a redução de acidentes com os motociclistas. “Vamos trabalhar com a Secretaria de Comunicação com uma ampla campanha publicitária, mas queremos mais que isso. Precisamos tocar mais profundamente os motociclistas, por meio de palestras com médicos, para falar das consequências, muitas vezes graves, de acidentes com moto, além de adotar outras abordagens que mostrem a gravidade desses episódios no trânsito”, afirma Fabrizzio Müller. 

Além do superintendente, também participaram do encontro a gerente de Educação para o Trânsito, Miriam Bastos, e o chefe de gabinete, Fernando Coelho Pinto. “Esse encontro é o pontapé inicial para sensibilizar vocês para que multipliquem as informações, em especial, para os motociclistas mais jovens. A ideia é que cada um faça um pouquinho e, juntos, possamos buscar soluções que reduzam o número de acidentes com motociclistas”, disse Bastos. 

O encontro foi primeiro de alguns que deverão acontecer antes do fórum que será realizado em decorrência do Maio Amarelo, que é um movimento internacional de mobilização e conscientização para redução de acidentes e mortes no trânsito. A data do fórum ainda será definida.

 

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Um acordo de cooperação técnica foi assinado entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), e o Conselho Regional de Contabilidade da Bahia (CRC-BA). A parceria irá facilitar o intercâmbio de informações entre as instituições, com vistas à disponibilização de atendimento aos profissionais de contabilidade, assim como a realização de debates de novos métodos de simplificação de processos de abertura de empresas em Salvador. A intenção é aproximar a pasta e a classe contábil nas áreas de atuação.

Além disso, serão promovidas palestras trimestrais sobre as inovações nos processos de licença da Sedur. O documento foi assinado na semana passada, na sede do órgão, e contou com as presenças do secretário e sub da Sedur, Sérgio Guanabara e Fábio Rosa, respectivamente; do diretor de Análise e Desenvolvimento do órgão, Misael Aguilar; e do presidente do CRC-BA, Antônio Carlos Ribeiro da Silva.

De acordo com o secretário Sérgio Guanabara, o acordo vai trazer muitos benefícios para os profissionais e para a população. “Essa troca contínua de informações permite que o conselho esteja sempre atualizado e que a Sedur identifique melhorias para os processos. Com isso, a população ganha mais agilidade e entendimento sobre os serviços”, afirma.

Segundo o presidente do CRC-BA, o contato e troca de informações entre os profissionais e a população vai alavancar a resolução dos processos. “Estreitar essa relação é fundamental para promover a regularização das empresas e a agilidade na abertura. O profissional fica mais motivado e a população resolve os processos de forma mais célere”, completou Ribeiro.

Sistema – Durante o encontro, a diretora de Desenvolvimento Urbano da Sedur, Jealva Fonseca, destacou os trabalhos que a secretaria vem realizando para oferecer mais facilidade ao cidadão que desejar abrir uma empresa na capital baiana. “Estamos finalizando o processo para integração entre os órgãos municipais que compõem a Redesim, simplificando procedimentos e reduzindo a burocracia nesses processos”.

O Redesim é um programa que permite a abertura, fechamento, alteração e legalização de empresas em todas as juntas comerciais do Brasil. O sistema fará a integração de todos os processos dos órgãos e entidades responsáveis pelo registro, inscrição, alteração e baixa das empresas, por meio de uma única entrada de dados e de documentos, acessada via internet.

 

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O Serviço Municipal de Intermediação de Mão-de-obra (SIMM) oferece vagas de emprego para esta quinta-feira (5). Os interessados deverão ir a um dos postos do SIMM, no Comércio (Rua Miguel Calmon, 506, Edifício Ouro Preto); Boca do Rio (Rua Abelardo Andrade de Carvalho, 141, anexo ao Colégio Imeja), levando originais da carteira de trabalho, carteira de identidade, CPF, comprovantes de residência e histórico escolar, além do número do PIS, Pasep ou NIS.

O atendimento é feito das 7h às 17h, mediante distribuição de senhas, que são entregues a partir das 6h30. Os candidatos podem usufruir do atendimento por hora marcada, que funciona das 7h às 16h30, pelo telefone (71) 3202-2016 ou 0800-2853111 para ligações gratuitas.

É possível também ter acesso ao atendimento do SIMM nas Prefeituras-Bairro Centro/Brotas Cabula, Cajazeiras, Cidade Baixa, Itapuã, Pau da Lima e Subúrbio/Ilhas, para realização de cadastro, busca por vagas e encaminhamento para entrevistas e seleções.

 

Vagas do SIMM para quinta-feira (5):

 

Auxiliar de cozinha

Ensino médio completo, seis meses de experiência

Salário: R$1.000,00 + benefícios

1 vaga

 

Técnico em enfermagem

Ensino médio completo, seis meses de experiência, curso na área

Salário: R$1.300,00 + benefícios

2 vagas

 

Cuidador de idosos

Ensino médio completo, seis meses de experiência

Salário: R$1.025,00 + benefícios

2 vagas

 

Auxiliar de serviços gerais (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino fundamental completo, sem experiência

Salário: a combinar

3 vagas

 

Vendedor interno (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, sem experiência

Salário: a combinar

3 vagas

 

Camareira

Ensino médio completo, seis meses de experiência, disponibilidade para residir em condomínio de funcionários em Imbassaí

Salário: R$1.084,96 + benefícios

1 vaga

 

Assistente de vendas (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, três meses de experiência, disponibilidade para trabalhar em shopping

Salário: R$1.066,00 + benefícios

2 vagas

 

Estoquista (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, seis meses de experiência

Salário: R$998,00 + benefícios

2 vagas

 

Supervisor de vendas

Ensino médio completo, 1 ano de experiência

Salário: a combinar + benefícios

2 vagas

 

Auxiliar de logística (estágio)

Ensino superior incompleto em Administração ou Logística, sem experiência

Salário: bolsa auxílio R$600,00 + transporte

1 vaga

 

Auxiliar administrativo (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, seis meses de experiência

Salário: R$998,00 + benefícios

2 vagas

 

Gerente de pós-venda

Ensino médio completo, 1 ano de experiência, imprescindível experiência em concessionária

Salário: a combinar + benefícios

1 vaga

 

Chefe de pista

Ensino médio completo, seis meses experiência, imprescindível habilitação D, ter liderança de equipe e experiência com vendas

Salario: a combinar

1 vaga

 

Camareira de hotel

Ensino médio completo, seis meses de experiência, vaga zoneada para moradores da Boca do Rio e região

Salário: R$1.009,00 + benefícios

2 vagas

 

Lavador de carro

Ensino médio completo, seis meses de experiência, imprescíndível experiência na área e disponibilidade para trabalhar à noite/madrugada

Salário: a combinar

1 vaga

 

Varredor de rua (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, seis meses de experiência, imprescindível experiência em serviços gerais

Salário: R$1.039,61 + benefícios

10 vagas

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A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), renovou a parceria com a empresa espanhola ReviewPro, nesta quinta-feira (4), durante a World Travel Market (WTM) Latin America, em São Paulo. 

Com a atualização de contrato, o Programa de Otimização de Performance (POP) passa a monitorar 106 hotéis da capital baiana e 37 espaços de visitação. Anteriormente, a Secult acompanhava 80 meios de hospedagem da cidade. 

Vale lembrar que o POP monitora as opiniões públicas, em tempo real, disponibilizadas através de resenhas sobre equipamentos e atrativos turísticos da cidade, hospedadas em sites de avaliações e agências de turismo online. 

A análise semântica e tratamento das informações fornecidas nas resenhas é realizada por um algorítimo exclusivo que gera o índice Global Review Index (GRI), que mede e classifica a reputação dos equipamentos e atrativos turísticos. 

“O programa é um grande sucesso, tanto que ganhamos o Prêmio Nacional de Turismo, do Ministério do Turismo (MTur), na categoria Monitoramento e Avaliação. Mais que isso, conseguimos, em cinco meses, melhorar o índice de reputação de alguns dos espaços monitorados”, afirma o gesto da Secult, Claudio Tinoco. 

Após o lançamento do POP, em dezembro de 2017, já foram identificados incrementos no índice da reputação (GRI) de alguns dos atrativos turísticos, a exemplo da Casa do Rio Vermelho, Farol da Barra, Ponta do Humaitá e Casa do Carnaval. 

Segundo Tinoco, a renovação da parceria com a ReviewPro tem como principal objetivo aumentar, ainda mais, a satisfação dos turistas durante a estadia em Salvador, além de melhorar o posicionamento dos equipamentos e serviços turísticos, fazendo crescer a competitividade do destino. 

Prêmio POP – Os resultados do Programa de Otimização de Performance foram tão positivos, que a Secult criou, no início deste ano, o Prêmio POP. Em evento, a Secult reconheceu, com troféus e certificados, os hotéis, equipamentos e atrativos turísticos que tiveram as melhores avaliações em 2018. Os critérios de avaliação foram o tempo de resposta do gerente, o percentual de resenhas respondidas e o GRI. 

Capacidade – O sistema POP monitora mais de 65 mil resenhas diariamente, em 175 sites de avaliações e agências de turismo online, escritas em mais de 45 idiomas. As avaliações online fornecem anualmente um enorme fluxo de conteúdo sobre o comportamento do visitante, seus interesses e principalmente recomendações.

 

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A água que alaga as ruas de Salvador no período das chuvas traz à superfície todo o lixo acumulado nos sistemas de microdrenagem e macrodrenagem. Isso acontece por conta do descarte irregular realizado, muitas vezes, pela própria população, que sofre com os alagamentos. Sofás, carcaças de geladeiras e até de carros já foram encontrados por agentes da Secretaria de Manutenção (Seman) durante limpeza e dragagem de canais na cidade.

Essas surpresas infelizes encontradas pelas equipes de rua já não causam espanto em Luciano Sandes, diretor de Manutenção da Infraestrutura da Seman. Ele e seus agentes já tiveram que enfrentar, diversas vezes, como conta, com a busca por esses objetos. "Os resíduos sólidos presentes são diversos, desde o comum, doméstico, geralmente acondicionados em sacos plásticos, até resíduos de maior porte", afirmou.

Ele explicou que, geralmente, esse lixo é arremessado nos canais pela parcela da população que mora à margem desses locais. "Isso estrangula a sessão hidráulica do canal. A água vem para um canal de largura maior e, de repente, ela é estreitada por esses objetos descartados irregularmente, o que causa a retenção da vazão, resultando em alagamentos", conta.

Operação - A Operação de Limpeza dos Rios, Córregos e Canais, da Seman, tem como objetivo garantir o pleno funcionamento do sistema de drenagem em Salvador. Já foram limpos pelas equipes da pasta, somente neste primeiro trimestre de 2019, 27 canais, em cerca de, aproximadamente, 8 mil metros de serviço executado.

Em todo o ano passado, 63 canais foram limpos na capital baiana, em mais de 33 mil metros de serviço executado. As equipes da Seman atuam principalmente na microdrenagem, a exemplo dos serviços de desobstrução de boca de lobo; recuperação do sistema de drenagem; Operação Tapa-Buraco; substituição de grelhas e placas de concreto; além de poda de árvores e coleta de galhos caídos.

Durante o período das chuvas, a Seman mantém atuação integral dos serviços, com reforço contingencial do efetivo escalado em plantões de 24 horas, direcionando todas as suas equipes para as demandas emergenciais geradas pelas chuvas ocorridas em Salvador.

A operação conta com um contingente provisionado de aproximadamente 145 agentes operacionais, efetuando os serviços de campo, em uma equipe técnica composta por engenheiros civis, ambientais, agrimensores e agrônomos, arquitetos, técnicos agrícolas e em edificações, além de fiscais e encarregados.

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