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A Semana Santa está chegando e os soteropolitanos já começam a se movimentar para garantir o tradicional banquete de comida baiana para os festejos da Sexta-feira da Paixão e da Páscoa. Entre os estabelecimentos cuja venda de peixes, frutos do mar, leguminosas e temperos podem ser encontrados com preços atraentes e, ao mesmo tempo, de boa qualidade está o Núcleo de Abastecimento, Comércio e Serviços (Nacs) de Itapuã.

O estabelecimento fica na Avenida Dorival Caymmi e conta com 58 boxes, incluindo peixaria, açougue, produtos da fazenda, além de 155 barracas, dentre as quais 112 vendem produtos alimentícios e outras 43 barracas comercializam artesanato, confecções e utensílios domésticos. O centro comercial é um dos preferidos do psicólogo Carlos Lima, 63 anos, que acha no local comodidade e atendimento diferenciado.

“Compro aqui e acho os preços melhores do que os do supermercado. Fora que aqui existe um atendimento individualizado. Posso pedir para ralarem o coco para mim na hora ou tirar dúvidas sobre características do peixe que estou comprando. No supermercado, muita coisa vem embalada. Aqui os itens são mais naturais e não industrializados, como o azeite de dendê feito no pilão”, afirma.

Procura – O NACS de Itapuã também chama atenção de moradores de outras localidades de Salvador e até da Região Metropolitana. É o que garante a permissionária Lusinise de Jesus Santos, 47 anos, que há 13 deles toma conta de uma barraca que comercializa produtos locais. Ela afirma que boa parte de seus clientes vem da Pituba, Stella Maris e Lauro de Freitas, e garante que sempre está aberta a negociar preço junto aos consumidores que adoram pechinchar.

A banca possui até máquina de cartão, o que facilita a forma de pagamento via débito ou crédito. “O movimento na minha barraca chega a dobrar na Semana Santa. É um período muito melhor para mim do que o final de ano”, conta Lusinise, destacando o quiabo como o carro-chefe das vendas, porque “ninguém abre mão do caruru”. Lá, o cento do legume sai a R$ 20. Já o camarão seco pode ser adquirido a R$ 60 reais o quilo, e o defumado a R$ 70/kg. O litro do azeite de dendê é vendido a R$ 10. O litro do leite de coco está entre R$ 10 a R$ 12, enquanto o feijão fradinho está sendo vendido a R$ 6 reais/kg.

Vendedora de peixes e frutos do mar, Jana de Jesus Santos, 50 anos, também atesta que a Semana Santa é um dos períodos mais aguardados do ano. “A clientela chega a aumentar em 100%. Os produtos mais procurados no meu box são corvina (R$ 18/kg), vermelho (R$ 35/ kg) e pescada amarela (R$ 38/ kg)”. No mesmo ponto, o quilo do camarão pode ser comprado pelo valor de R$ 35 a R$ 55, o do siri catado a R$ 48 e o do sururu, a R$ 20.

Mais opções – Outros mercados municipais também se destacam por dispor de variadas opções de mercadorias. O Mercado Popular de Água de Meninos, popularmente conhecido com Mercado do Peixe, é um dos espaços mais frequentados da capital baiana quando o assunto é pescado e frutos do mar, dispondo de 75 boxes em funcionamento.

Já o Mercado Municipal da Liberdade, na Rua Gonçalo Coelho, tem ao todo 18 boxes e comercializa carnes vermelhas e brancas, legumes e alimentos prontos. O chamariz é a variedade de peixes e crustáceos, como corvina, dourado, merluza, badejo, camarão, caranguejo e lambreta, sempre frescos. Para conquistar ainda mais a clientela, alguns comerciantes tratam o pescado na hora.

Horário especial - Para atender ao grande fluxo de pessoas durante a Semana Santa, os mercados funcionarão em horário especial. O Mercado Popular de Água de Meninos vai funcionar de segunda a quinta-feira, das 5h às 19h, e na Sexta-feira Santa, até as 13h. O NACS de Itapuã vai abrir às 6h e fechar às 17h, de segunda a quinta. Na sexta-feira, ficará aberto até 18h. Já o Mercado da Liberdade vai funcionar na sexta-feira, das 6h às 17h30, e no sábado, das 6h às 19h.

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Sabe quando você efetiva um empréstimo bancário e percebe cobranças abusivas de juros? O consumidor que se sentir lesado pode contar com a ajuda da Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon). O órgão, vinculado à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), tem um setor especializado para fazer cálculos avaliando se os juros empregados nas cobranças estão corretos ou irregulares.

Em média, cerca de 3,5 mil cálculos já foram realizados desde 2018. Os mais comuns são referentes a cálculos de juros abusivos no cartão de crédito, revisão de empréstimos e financiamentos, além de revisão de valores de planos de saúde.

Para Roberta Caires, titular da Codecon, os consumidores devem desconfiar de ofertas muito atraentes anunciadas por empresas desconhecidas e de caráter duvidoso. “Antes de tudo, o consumidor deve observar a reputação da empresa com a qual se está tomando o empréstimo ou financiamento, e jamais contratar empréstimo de ofertas por telefone, nem fornecer dados a supostas financeiras, porque os consumidores podem cair em um golpe”, afirma.

Conciliação - A princípio, o órgão tenta a conciliação entre as partes e, somente quando não há acordo, parte para a aplicação da sanção administrativa, que é a multa. Após abertura de procedimento administrativo, com direito a ampla defesa, pode ser aplicada a multa que varia de R$ 650 a R$ 9,5 milhões.

A Codecon orienta ainda os consumidores a fugirem de adesões a empréstimos consignados, com as parcelas descontadas diretamente na folha de pagamento, geralmente com juros menores. Normalmente, esse empréstimo é oferecido a aposentados e pensionistas do INSS que, por serem idosos, são considerados pelo Código de Defesa do Consumidor vulneráveis e mais expostos aos abusos.

Documentos – Para solicitar o cálculo, o consumidor deve ir à sede da Codecon, localizada na Rua Chile, 3, Centro, ou a qualquer um dos postos do órgão nas dez unidades administrativas da Prefeitura-Bairro na cidade. O atendimento é realizado das 8h às 12h, e das 13h30 às 17h, de segunda a sexta-feira.

Os documentos necessários para o procedimento são cópias do RG, CPF, comprovante de residência, contrato com a instituição financeira indicando o valor da transação, número de parcelas e taxa de juros, e o comprovante de pagamento das parcelas. Além do modo presencial, as denúncias e informações também podem ser registradas pelo aplicativo Codecon Mobile, ou pelo site do Fala Salvador ou através do telefone 156.

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Conhecido por oferecer refeições a baixo custo para a população carente, o Restaurante Popular Cuidar, em São Tomé de Paripe, retomou esta semana o serviço de cadastramento para benefícios sociais disponibilizados por meio do Cadastro Único (CadÚnico). A ação é realizada em duas segundas-feiras por mês, com 60 atendimentos por dia e fichas distribuídas entre 8h e 9h. As próximas ações neste semestre estão previstas para acontecer no próximo dia 22; nos dias 13 e 27 de maio; e no dia 10 de junho.

Dentre os benefícios disponibilizados pelo CadÚnico estão o Bolsa Família, Minha Casa, Minha Vida, Tarifa Social de Energia Elétrica, Pronatec, Carteira de Passe Livre InterEstadual para idosos, atualização cadastral, orientações sobre programas sociais e encaminhamentos aos serviços socioassistenciais. As ações são voltadas para famílias e indivíduos em situação de pobreza e extrema pobreza, de modo que consigam superar as condições de vulnerabilidade social e de risco.

De acordo com o coordenador de Segurança Alimentar e Nutricional (Cosan), Gabriel Falcetta, a retomada do serviço no Restaurante Popular Cuidar é de extrema importância para a transformação da realidade da população. “Buscamos sempre garantir a essas famílias o direito à alimentação, o acesso à educação, saúde. Disponibilizar esse serviço é muito gratificante”, comemora.

Refeição – O Restaurante Popular Cuidar é administrado pela Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), por meio da Cosan. De segunda a sexta-feira, o equipamento atende um total de 300 pessoas diariamente com a oferta de refeição completa na hora do almoço, ao custo de R$1. Crianças de até 10 anos não pagam. O funcionamento para refeições é de segunda a sexta-feira, das 11h30 às 13h30.

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Três meses após a inauguração, a entrada da nova via de ligação ao bairro de Stella Maris ganha um imponente monumento que homenageia uma das mais importantes religiosas de Salvador e que dá nome à avenida: Mãe Stella de Oxóssi. A entrega, marcada por um misto de admiração e agradecimento pela peça artística, foi entregue nesta terça-feira (9) pelo prefeito ACM Neto.

Estiveram presentes no evento o vice-prefeito e secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Bruno Reis; o presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Fernando Guerreiro; demais gestores municipais e vereadores. Também marcaram presença representantes do terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, comandado por Mãe Stella por mais de quatro décadas, além da imprensa.

A iniciativa é parte integrante das comemorações pelo aniversário de 470 anos de Salvador. Com processo desenvolvido por meio da FGM, a peça conta com duas esculturas: um Oxóssi com 9 metros de altura, já incluindo o pedestal, que mede dois metros, e Mãe Stella sentada em um trono, em frente ao orixá, com 6,5 metros. As obras de arte são tão altas quanto os orixás do Dique do Tororó. O material utilizado para confecção do monumento é resina poliéster e aço.

O prefeito lembrou inicialmente a importância da nova avenida para a população, entregue em janeiro deste ano e que ajudou a resolver o problema do tráfego na região de Stella Maris e Praia do Flamengo, com reflexos na Avenida Luís Viana Filho (Paralela).

“Na ocasião, batizamos a avenida com o nome de Mãe Stella de Oxóssi e, agora, está sendo trazida essa escultura belíssima, que é a expressão de um importante contexto religioso da cidade. Uma homenagem à história dessa grande ialorixá que está no coração dos baianos, com peças feitas por Tatti Moreno, que é um dos principais artistas plásticos do país. Com certeza, acabará sendo mais um ponto de visitação da cidade, trazendo ainda mais beleza para essa região”, afirmou ACM Neto.

Visivelmente emocionado, Tatti Moreno relembrou que era bastante próximo da sacerdotisa e ficou feliz duplamente: com o nome da ialorixá na nova avenida e com o convite para fazer as esculturas. “Tive a honra de ter conhecido e convivido com Mãe Stella. Foram três meses de trabalho com o cuidado de dar o sangue para retratar o mais fielmente possível Mãe Stella, que foi uma grande mulher”, pontuou o artista plástico. A confecção da peça envolveu a participação de dez artistas, com trabalho realizado dia e noite.

Em nome da comunidade do tradicional terreiro, o presidente da Sociedade Cruz Santa do Ilê Axé Opô Afonjá, José Ribamar Feitosa, ressaltou a admiração em ver a religiosa tão fielmente retratada na escultura. “É uma emoção muito grande. Só tenho a louvar a sensibilidade da Prefeitura em manter a laicidade de Salvador e fazer dessa homenagem simbólica digna à nossa ialorixá, considerada um dos ícones da religião afrobrasileira”, completou.

Inspiração - A inspiração de fazer uma escultura pondo Mãe Stella sentada em um trono reproduz uma das icônicas poses da sacerdotisa nos dias em que ela comandou o Opô Afonjá. A estátua de Oxóssi, orixá da caça e dos animais selvagens, conta com acessórios como o ofá (arco e flecha), facão, espingarda, pólvora. Pesa cerca de uma tonelada e será pintada em dourado, azul, verde e branco.

O equipamento ainda conta com uma placa QR Code, instalada pela FGM em uma iniciativa do projeto #Reconectar. Com isso, a população pode acessar informações do monumento na palma da mão, bastando aproximar um celular ou tablet com leitor para esse tipo de código, que um link se abre dando acesso à ficha com os dados e um resumo sobre o personagem retratado na obra.

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Moradores dos bairros de Santa Cruz e Nordeste de Amaralina participaram, nesta segunda-feira (8), de um debate para obter esclarecimentos e tirar dúvidas sobre o trecho 1 do projeto BRT. O evento aconteceu no auditório do Parque Social, no Parque da Cidade, e também contou com a presença de representantes da Ouvidoria Geral do Município, Secretaria de Mobilidade (Semob) e Prefeitura-Bairro Barra/Pituba. 

A atividade foi conduzida pelo gestor de Sustentabilidade do Consórcio BRT Salvador, Cléber Esteves. Ele enfatizou que o novo sistema de transporte em implantação na capital baiana não se trata apenas de um projeto de infraestrutura, mas de uma intervenção que vai impactar toda a população da cidade, trazendo desenvolvimento econômico e social, segurança pública, lazer e mobilidade. 

Na prática, o projeto prevê a valorização paisagística e dos bairros abrangentes ao projeto; criação de áreas verdes, com a construção de parques lineares e ciclovia, incentivando a ocupação dos cidadãos os espaços públicos; redução de acidentes, com a implantação de passarelas; melhorias no sistema de drenagem, diminuindo risco de enchentes; iluminação em LED e instalação de equipamentos de monitoramento nas estações e terminais. 

O trecho 1, cuja obra segue em andamento entre o Iguatemi e o Parque da Cidade, possuirá extensão de 2,9 quilômetros e contará com sete elevados, além de duas estações (uma no Cidadela e outra no Hiper). 

O BRT, explicou Cleber, será construído visando atender à demanda de 25 mil a 30 mil passageiros por hora, no horário de pico. Todos os ônibus articulados, que circularão pelo corredor exclusivo de tráfego, serão climatizados e terão capacidade para 170 pessoas. “É uma tecnologia 100% nacional e se diferencia de outros transportes sobre trilhos, como metrô e VLT, por apresentar menor custo de operação e manutenção”, disse ele, acrescentando que o modal será integrado à rede de sistema de transporte público da cidade. 

Moradora de Santa Cruz, Vera Lúcia Teixeira, 64 anos, pode entender melhor como será o funcionamento do BRT na cidade. “Esse debate é sinal de que a comunidade está sendo respeitada. Foi esclarecedor e espero que mude mesmo a mobilidade para principalmente quem mora aqui na região”, disse. 

Para o líder comunitário da Chapada do Rio Vermelho, Gil de Leon, 48, o BRT vem em boa hora. “Algo precisava ser feito na Avenida ACM, o que vai trazer impactos positivos aos bairros adjacentes. Não tenho carro e me desloco muito na cidade para cumprir compromissos. Saber que o tempo de deslocamento do Iguatemi até a Lapa em apenas 16 minutos, quando o segundo trecho foi entregue, é uma maravilha. Vou duas vezes na semana até Lauro de Freitas. Quando tudo estiver integrado então...vai mudar por completo minha rotina.” 

Nesta quinta (11), mais um encontro para esclarecimentos do projeto BRT acontecerá na comunidade do Candeal. A série de debates já acontece na Polêmica e Alto do Saldanha e integra o projeto de Comunicação Social do Consórcio BRT Salvador, formado pela Camargo Correa Infraestrutura S.A., Construções e Comércio Camargo Correa S. A. e Geométrica Engenharia de Projetos Ltda.

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O pequeno Cid Junior completou três anos e a comemoração foi do jeitinho que sonhou. Ganhou uma festa de aniversário com o tema “Carro do Lixo”. Morador do Subúrbio Ferroviário, o menino tem verdadeira adoração pelo o caminhão compactador da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), e por isso foi presenteado com um aniversário surpresa organizado pela Limpurb. A festinha, com direito a decoração temática e presença garantida dos agentes de limpeza aconteceu, na tarde desta segunda-feira (8), na escola onde estuda, o Centro Educacional Adventus, na Avenida Afrânio Peixoto, em Plataforma.

O caminhão da Limburb, três agentes e um motorista estiveram presentes na festinha. Com a comitiva chegaram também vassouras, baldes de lixo e outros objetos utilizados para limpeza. Tudo para criar um clima de fantasia para a festa. O presente não poderia ser outro. Cid ganhou um mini caminhão compactador “que abre o fundo”, assim como os caminhões que fazem a limpeza urbana em Salvador.

A iniciativa para concretização do sonho partiu da mãe, a dona de casa, Elaine de Jesus, de 31 anos, que fez contato com a Limpurb, e pediu ajuda para realização da festa. Moradora da Rua 19 de março, também em Plataforma, ela conta que Cid sempre corre para o portão de casa quando ouve o barulho do compactador da Limpurb. Segundo a mãe, todos os dias, entre 12h e 13h, horário em que ocorre a coleta, o filho dispara em direção à porta para assistir a passagem do “carro do lixo”, apelido carinhoso dado por ele ao caminhão da Limpurb.

“Ele fica encantado, corre, vibra, sorri e só volta para casa depois que o caminhão se afasta”, conta. Ela contou ainda que no último Natal ele escolheu como presente um caminhão. “Ele quis um caminhão e disse que era do lixo. O tema da festa também foi ele quem escolheu”, disse a mãe orgulhosa.

Trabalho fundamental - Ao ser acionada, a Limpurb fez questão de ajudar a realizar o sonho do pequeno Cid. Prontamente forneceu um uniforme infantil igual ao dos agentes de limpeza e disponibilizou os funcionários que fazem a coleta na rua para participarem da festa. O presidente da Limpurb, Marcus Passos, também esteve na comemoração. “Achei muito nobre da mãe nos procurar e querer promover a festa com esse tema. Além da realização do sonho do garotinho, estamos também exaltando e valorizando a atividade dos agentes de limpeza. São profissionais de fundamental importância para o bom funcionamento da nossa cidade, afinal trabalham dia e noite recolhendo nossos resíduos. Merecem todo valor e reconhecimento”, frisou.

Antes de cantar os parabéns, os três agentes Cléber Souza, 37 anos, Manoel Santana, 50 anos, Valentim de Jesus, 51 anos, e o motorista José Américo dos Santos, 50 anos, fizeram questão de apresentar o interior do caminhão da Limpurb ao pequeno Cid. Ao entrar no veículo, ele logo correu para o banco do motorista e segurou ao volante. Depois da sessão de fotos, o aniversariante teve direito a parabéns ao lado da família, colegas e agentes de limpeza.

A cereja do bolo ficou para o final da festa. Ao abrir a embalagem do presente entregue pelo presidente da Limpurb, Cid Júnior mostrava brilho nos olhos e um sorriso largo de satisfação. Para alegria do garoto, lá estava um mini caminhão compactador igual ao que passa em frente à sua casa todos os dias.

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Com apenas um simples gesto, os cidadãos que declaram imposto de renda podem ajudar a transformar a vida de milhares de crianças carentes em Salvador. Para incentivar a doação de até 3% do Imposto de Renda (IR) para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA), a Prefeitura promove a campanha “Declare seu Amor”. O lançamento foi feito nesta segunda-feira (8), no Palácio Thomé de Souza, pelo prefeito ACM Neto, acompanhado da secretária municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Rogéria Santos, demais gestores e autoridades municipais, além de representantes de entidades do terceiro setor da capital baiana.

“É uma campanha em que a população de Salvador é convidada, no momento em que fizer a declaração do imposto de renda, a destinar 3% do imposto para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Muita gente não sabe dessa possibilidade e isso não significa a pessoa colocar um centavo do patrimônio. É apenas, na hora de declarar o imposto, indicar que 3% vá para o fundo municipal, que dá amparo e suporte a diversos projetos sociais importantíssimos na cidade. Projetos esses que estão fazendo a diferença e transformando a vida de milhares de crianças e jovens na cidade”, explicou o prefeito.

Na ocasião, foi apresentada a cartilha de divulgação sobre a importância da doação para o benefício das crianças e adolescentes da capital baiana. “Até agora, apenas 29% da população brasileira declarou o imposto de renda. Por vezes, as pessoas reclamam muito de que o imposto de renda não é aplicado de forma devida. Nós temos a oportunidade de ver muito mais do que obras que necessitamos, mas transformação de vidas através do imposto de renda e a pessoa física pode fazer isso agora. As crianças e adolescentes de Salvador precisam de nós”, salientou a titular da SPMJ.

Funcionamento – O FMDCA é administrado pela SPMJ e os valores arrecadados são destinados a dezenas de projetos sociais desenvolvidos em prol da defesa dos direitos infantis e juvenis na cidade. Em 2018, foram arrecadados, durante o período de declaração do IR, R$ 259.207,77. Ao longo de todo ano, o montante doado para o fundo chegou a pouco mais de R$1 milhão.

Graças às doações, são realizadas ações voltadas para reabilitação de crianças com deficiência, inclusão digital, esportes, reforço escolar e apoio à defesa dos menores em relação à violência e responsabilização dos agressores. Também em 2018, foram realizados 14.440 mil atendimentos, totalizando 15.110 mil crianças beneficiadas.

Presente no evento, o representante do “Sou bamba na capoeira: nas drogas dou rasteira”, o mestre Teodoro Capoeira deu um depoimento sobre a importância da iniciativa. “A instituição funciona no bairro do Uruguai e tivemos o mérito de ser contemplado pelo fundo municipal em 2014 e em 2018. É um projeto que ajuda a crianças de rua e que envolve não só capoeira, mas também cidadania, percussão, musicalidade. Tentamos inserir várias atividades para ocupar o tempo ocioso dessas crianças. A ideia de multiplicar essa informação da dedução do imposto para chegar ao FMDCA é muito bom, porque só faz multiplicar o trabalho das instituições”, relatou.

Como doar – Qualquer cidadão pode destinar recursos para o FMDCA através da declaração anual do Imposto de Renda (IR) de pessoa física, que pode ser feita até o próximo dia 30. O limite é de até 3% do imposto retido, sendo pessoa física ou jurídica. E o melhor: a boa ação é integralmente deduzida, ou seja, quem contribuir não paga nada a mais por isso. Exemplo: para cada R$100 retido, é possível doar R$3.

A destinação de recursos para o fundo municipal via Imposto de Renda pode ser feita diretamente na declaração. O primeiro passo, após concluir o preenchimento, é clicar na aba “Resumo da Declaração – Doações Diretamente na Declaração – ECA”. Em seguida, selecionar as opções “Novo”, Fundo “Municipal”, UF “Bahia”, Município “Salvador–00.459.245/0001-81”, verificar o “Valor Disponível para Doação” e preencher o montante até o limite indicado.

Em seguida, na aba “Resumo da Declaração – Cálculo do Imposto”, verificar o valor que será destinado ao FMDCA no campo “Dedução de Incentivo”, e o valor do tributo a ser pago. Por último, é só clicar na opção “Imprimir – DARF – Doações Diretamente na Declaração – ECA”, gerar a guia com o valor correspondente e efetuar o pagamento.

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A Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon), órgão ligado à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), notificou, nesta sexta-feira (05), a empresa aérea Avianca (Oceanair Linhas Aéreas) e a Vinci Airport, concessionária que administra o Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães, por conta da suspensão de voos anunciada já a partir desta segunda-feira (08).

Ambas deverão, no prazo de 72 horas, apresentar esclarecimentos sobre os procedimentos adotados para garantir os direitos de consumidores que adquiram passagens aéreas previamente. Em caso de descumprimento, a Codecon pode multar as empresas em valores que variam de R$650,00 e R$ 9,5 milhões.

Dois fiscais do órgão irão acompanhar, a partir desta segunda-feira (08), o embarque de passageiros no terminal do aeroporto. De acordo com Roberta Caires, diretora da Codecon, o órgão já acompanha as atividades do setor aéreo em Salvador há bastante tempo.

"Em março do ano passado, autuamos quatro companhias de aviação, totalizando multas no valor de R$ 3,8 milhões por cancelamento de voos", lembrou. As empresas multadas foram TAM, Azul, Gol e Avianca e todos os processos administrativos estão em grau de recurso.

Direitos - Passageiros impedidos de embarcar podem exigir compensação das companhias aéreas, como reembolso integral, reacomodação no próximo voo e até a execução do serviço por outra modalidade de transporte, quando o atraso for superior a quatro horas, houver cancelamento, alteração sem aviso ao passageiro ou embarque negado.

Caso tenha que esperar uma hora, o passageiro terá direito a facilidades de comunicação, como internet. Por duas horas, terá direito a alimentação, como café da manhã, lanche, almoço, jantar. Se for preciso aguardar por até quatro horas, terá direito a hotel para pernoite com direito a transporte.

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Quem costuma frequentar as áreas turísticas da capital baiana já podem fazer a avaliação dos ambulantes que trabalham nesses locais através do aplicativo Ambulante Salvador. Lançada há quatro meses, a ferramenta está disponível para celulares e tablets com sistema Android e reúne 515 ambulantes cadastrados que atuam no Centro Histórico, Mercado Modelo e Bonfim.

Utilizar o aplicativo é fácil. Basta fazer a instalação, por meio da Play Store, colocar o número de registro presente no colete do vendedor e iniciar a busca. Se o número de registro estiver correto, o aplicativo fornece uma foto do ambulante seguida do nome, sobrenome, ocupação e da possibilidade de avaliá-lo com até cinco estrelas. Para a avaliação com até duas estrelas, é obrigatório adicionar um comentário.

Antes de atribuir a nota ao ambulante, o usuário do aplicativo precisa informar o CPF. O dado funciona como um filtro para evitar informações falsas e garantir uma avaliação responsável. “A ferramenta vai ajudar a divulgar o trabalho do ambulante e aproximá-lo do consumidor. De maneira inventiva, a Prefeitura ajuda a qualificar e a valorizar o comércio informal, que é importante para a cidade na geração de renda”, afirma o titular da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), Felipe Lucas.

Projeto – O aplicativo foi desenvolvido por meio de uma parceria entre a Semop e a Companhia de Governança Eletrônica do Salvador (Cogel). A avaliação digital faz parte de um projeto amplo que contemplou os vendedores com novo fardamento, recadastramento e capacitação, realizada entre os meses de outubro e dezembro do ano passado, por meio de uma parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas na Bahia (Sebrae-BA).

Cerca de 400 ambulantes participaram das palestras ministradas por consultores do Sebrae. As aulas envolveram temas como o cuidado com a imagem pessoal e como gerir bem o próprio negócio, tendo em vista a melhoria na recepção e a qualidade do atendimento prestado a baianos e turistas.

 

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