Geral

0
0
0
s2sdefault

Para fortalecer o comércio local diante da crise mundial causada pela Covid-19, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), lança a campanha Salvador Pede em Casa. A iniciativa visa apoiar, aproximadamente, 100 bares e restaurantes situados nas zonas turísticas e cadastrados no site de promoção turística da cidade – o salvadordabahia. com .

A ação vai divulgar e incentivar o consumo através da modalidade de delivery (entrega em casa) e de retirada no próprio estabelecimento. Uma página especial no site reúne informações dos estabelecimentos, como os pratos ofertados, fotos, horário de funcionamento, tipos de entrega, telefones e mais informações que auxilie o cidadão na escolha.

“É uma oportunidade que as pessoas terão de saborear o melhor da culinária baiana e mundial, em uma experiência enriquecedora de sabor e afeto, principalmente neste momento de isolamento social. E, ainda mais importante: vamos conseguir preservar centenas de empregos e movimentar a economia na capital”, destaca o secretário da Secult, Pablo Barrozo.

Divulgação – A culinária baiana é peça fundamental para o setor turístico, que mantém a economia ativa, gera empregos, estimula o consumo e movimenta a cidade. Por isso, para reforçar a campanha, será lançado também um vídeo de divulgação e uma série de conteúdos especiais que serão publicados nas redes sociais do Visit Salvador da Bahia (@visitsalvadordabahia), perfil oficial de turismo da cidade.

Chefes dos restaurantes também terão participação neste “Movimento de Sabor e Afeto” – slogan da campanha. Serão criadas, ainda, peças para cada restaurante divulgar a participação na campanha, engajando as próprias redes sociais.

A ação tem o apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – seção Bahia (Abrasel-BA) e da Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação (Febha). Para saber mais sobre todos os restaurantes deste movimento, acesse o site salvadordabahia. com/ pedeemcasa.

 

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

A Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman) instalou, na manhã desta quinta-feira (7), o segundo túnel de desinfecção para trabalhadores do órgão, desta vez na sede localizada na BR-324. A medida também beneficiará servidores da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), que estarão, desta forma, mais protegidos do contágio da Covid-19.

O secretário da Seman, Virgílio Daltro, explicou a importância deste trabalho de prevenção. “Esse equipamento vem dar uma segurança a mais para o nosso servidor. A ação é rápida, contudo, é prolongada. Temos de fazer isso também para proteger a população, porque temos contato direto com os cidadãos”, disse.

A estrutura foi fruto de doação da iniciativa privada e a substância borrifada no túnel desinfectante não faz mal à saúde ou deixa um cheiro desagradável na roupa, pele ou cabelo. Isso porque tanto o hipoclorito de sódio quanto o ozônio são inodores (sem cheiro), 100% seguros e não trazem qualquer efeito colateral.

O processo de desinfecção na cabine dura de 10 a 15 segundos e a passagem pelo túnel que deve ser feita de forma lenta, de preferência com máscara, para realizar a desinfecção. O produto seca rapidamente e a durabilidade da proteção é de, em média, cinco horas.

Outros locais – Além do equipamento instalado na BR-324, outras duas cabines de desinfecção também já estão em funcionamento. Uma delas está situada na unidade da Seman, localizada em Sete Portas, também destinada aos funcionários.

A outra unidade foi destinada pela Prefeitura ao Abrigo D. Pedro II, em Piatã, que vai beneficiar os 59 idosos acolhidos – pertencentes ao grupo mais vulnerável ao coronavírus – além de funcionários e colaboradores do serviço. A intenção da Prefeitura é disponibilizar outras estruturas do tipo em diversos pontos de Salvador, para atender às pessoas que precisam se deslocar pela cidade durante este período de pandemia.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

A Arena Aquática de Salvador, administrada pela Secretaria Municipal de Trabalho, Esporte e Lazer (Semtel), estreia nesta quinta-feira (7) no I Campeonato Baiano de Esportes Aquáticos Virtual, realizado pela Federação Bahiana de Desportos Aquáticos (FBDA). Quem atuará pela Arena Aquática no campeonato virtual será o atleta de alto rendimento Ricardo Parmezan Castro, 17 anos. A atividade será transmitida ao vivo, a partir das 18h, no Instagram da FBDA (@fbdaoficial). 

A ação, que conta com o apoio da Semtel, teve início ontem (5) e visa testar o conhecimento dos atletas por meio de um quiz esportivo, enquanto as recomendações de distanciamento social mantêm paralisadas as atividades práticas durante a pandemia do coronavírus. O torneio conta com a participação de oito clubes que se destacaram em competições realizadas na temporada 2019. Cada equipe selecionou um participante. 

Com formato de perguntas e respostas nos moldes semelhantes a quadros consagrados da televisão, como o “Show do Milhão” e “Quem Quer Ser Um Milionário”, o jogo tem caráter eliminatório de mata-mata, com confrontos de um clube contra o outro. A competição é dividida em três fases: quartas de final, semifinal e final. 

O participante de cada grupo participa de uma live exclusiva. Quem fizer mais pontos em cada fase, vai avançando de patamar na competição. Na final, a ser realizada no próximo dia 17, haverá uma live simultânea para definir o campeão da primeira edição do campeonato. O ganhador receberá um troféu. 

Como funciona - De acordo com a FBDA, cada fase é composta por três blocos com cinco perguntas que variam desde o cenário internacional até o estadual. No primeiro bloco são realizadas cinco perguntas de múltipla escolha, valendo 10 pontos cada. Já no segundo bloco, as cinco perguntas são de Verdadeiro ou Falso, valendo 15 pontos cada. No terceiro bloco, a resposta do participante é livre, sem alternativas de escolhas, valendo 20 pontos. No dia da final, haverá a “Pergunta do Coach”, valendo 25 pontos, com um quadro com questões formuladas pelo especialista Alexandre Pussield. 

Além disso, o jogo permite que cada participante tenha direito a três tipos de ajuda durante cada etapa do campeonato. Uma delas é Comentários, na qual, ao optar por esta ajuda, o mediador da competição abrirá os comentários da live para que o atleta consulte opções de respostas e ajuda do público. Outra opção é o Meio a Meio, na qual o mediador elimina duas entre as quatro possíveis alternativas de resposta. Por fim, na opção Amizade, o participante pode pedir ajuda a um amigo presente na live, que será colocado ao vivo para que responda a pergunta. 

Ansiedade – Seis participações em campeonatos nacionais de esportes aquáticos e uma medalha de bronze. Em competições estaduais, são 126 participações que lhes garantiram 27 medalhas de ouro, 14 de prata e 20 de bronze. Esse é o currículo de Ricardo Parmezan Castro que, a um dia de estrear no torneio, revela estar ansioso e ao mesmo tempo confiante para responder as perguntas do quiz. 

“Quero representar ao máximo minha equipe. Cheguei este ano na Arena. A prova vai ser uma experiência nova, pois é a primeira competição desse tipo que participo e estou um pouco ansioso”, afirma. Para estar com o conteúdo na ponta da língua, Ricardo conta que tem tido suporte do treinador para aprender e memorizar assuntos históricos. “Sei mais da parte de atualidade. O quem também tem me ajudado é que estou assistindo vídeos de reprises de competições e campeonatos”, acrescenta.

 

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

O combate à transmissão do novo coronavírus (Covid-19) ganhou, nesta quarta-feira (6), mais dois reforços promovidos pela Prefeitura. Um deles foi a instalação de uma cabine de desinfecção de pessoas na entrada do Abrigo D. Pedro II, que acolhe atualmente 59 idosos em Piatã. A outra iniciativa foi a entrega de um novo modelo de posto de distribuição de refeições em Itapuã, ao lado do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Malê Debalê.

As ações foram apresentadas à imprensa pelo prefeito ACM Neto, acompanhado do vice e titular da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Bruno Reis, e da secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), Ana Paula Matos. A cabine de desinfecção foi fruto de doação da iniciativa privada para a Sempre e, além dos idosos, público mais vulnerável ao Covid-19, a cabine também poderá ser utilizada por funcionários e visitantes do abrigo.

O equipamento é semelhante a um túnel e funciona como um portal desinfetante, que dispõe de um sensor de presença e libera gotículas à base de cloro, além do dispenser de álcool assim que a pessoa entra no espaço. O produto é totalmente seguro, não causa irritabilidade na pele ou manchas na roupa do usuário.

O prefeito salientou que a intenção é instalar uma série de câmaras de desinfecção em diversos pontos de Salvador. “Fizemos questão de colocar aqui no abrigo, que atende e acolhe uma série de idosos, para que qualquer pessoa que venha entrar aqui, cujo acesso já está bastante restrito, passe pelo equipamento. A ideia, com essas câmeras, é permitir às pessoas que precisam se deslocar pela cidade fazer a desinfecção e diminuir o contágio pelo coronavírus”, disse ACM Neto.

Postos de refeições – Já o posto de distribuição de refeições é mais amplo, organizado e ágil na distribuição diária de alimentos para 500 pessoas em situação de vulnerabilidade social. Além de Itapuã, a estrutura também será encontrada em mais três locais – Barroquinha, Pau da Lima e nos Barris –, que já estão em fase de testes. O investimento total é de R$160 mil por mês e os locais possuem toldos, organização de filas por grades e orientadores, além de álcool em gel, pias com torneiras e sabão. O acesso só pode ser feito com a utilização de máscara.

A secretária da Sempre explicou que os novos pontos foram instalados devido à pequena capacidade de atendimento das estruturas anteriores. Antes, as refeições estavam sendo distribuídas nos Centros Especializados de Atendimento à População de Rua (Centros Pop), além do Núcleo de Ações Articuladas para a População de Rua (Nuar).

“Só que, nos centros, a capacidade de atendimento é de apenas 80 pessoas por dia. Com essa pandemia, passamos a fazer a distribuição na área externa e, então, começou a atrair mais gente e formar aglomerações. Para evitar essa situação e possível transmissão do coronavírus, adotamos esse modelo. Escolhemos áreas com maior circulação de ar para que os assistidos possam utilizar os nossos serviços, com segurança, garantido a alimentação e nutrição nesse momento tão delicado e sensível”, relatou Ana Paula.   

A refeição entregue nos pontos de distribuição contém dois carboidratos (arroz ou macarrão e feijão), além de proteína, salada e o suco. Além da entrega do almoço, o assistido também leva mais uma quentinha para o kit lanche, que leva fruta, sanduíche, biscoito e também é acompanhado por um suco.

Bloqueio parcial – Durante a coletiva, o prefeito também citou que Salvador deverá ter lockdown parcial, ou seja, bloqueio de localidades ou vias que apresentem aglomerações, a partir do próximo sábado (9). O plano está sendo desenvolvido por um grupo de trabalho, coordenado pela Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), a partir de estudos da movimentação de pessoas na cidade.

“Já vimos que estados como Maranhão, Ceará e Pará já adotaram o bloqueio completo de algumas cidades, devido ao grave cenário da Covid-19. Não queremos, ainda, adotar esse lockdown em Salvador, por isso pretendemos fazer essas intervenções pontuais. No entanto, se o governo do Estado, que é quem pode determinar esse bloqueio completo, achar que é necessário, a partir da avaliação dos especialistas, a Prefeitura vai apoiar essa ação”, alertou ACM Neto.

Filas em bancos – Sobre as extensas filas encontradas nas agências da Caixa Econômica e lotéricas da cidade, que vem gerando aglomerações, o prefeito salientou que a Guarda Municipal tem dado apoio para evitar a situação e que vem sendo discutida uma alternativa de intervenção nessa situação pela Prefeitura, mesmo não sendo da alçada da gestão municipal. “No entanto, a gente faz um apelo a cada um dos cidadãos para que tenham a compreensão de que devem evitar essas aglomerações, que não relaxem, que permaneçam em casa se possível e, se sair, use máscara. É a única forma de evitar que aumente o número de casos na capital”, finalizou.

 

 

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Percentual é preocupante e Prefeitura pede que público-alvo da nova etapa da campanha compareça aos postos

A intensificação da campanha nacional de vacinação contra a gripe em Salvador para os grupos de risco grávidas e puérperas tem baixa adesão desde o início da nova etapa, no último dia 27. O indicador baixo é preocupante na capital baiana, pois a vacina protege tanto a mamãe como o bebê contra o vírus H1N1, H3N2 e Influenza B.

Até o momento, 18% das gestantes e 24% de puérperas buscaram uma das 85 unidades de saúde referência para vacinar, além das cinco unidades de drive thru instalados na Arena Fonte Nova; no 5º Centro de Saúde Clementino Fraga, nos Barris; nos dois campi da Faculdade Bahiana de Madicina, nos bairros do Cabula e Brotas; e no Atakadão Atakarejo de Fazenda Coutos. Esses drives realizam a vacinação somente das gestantes e puérperas.

Desde o início de abril, quando foi iniciada, a campanha de vacinação já imunizou 433 mil pessoas contra a gripe em Salvador. O percentual de idosos vacinados, por exemplo, superou a marca dos 100% previstos. De acordo com Doiane Lemos, subcoordenadora de Controle de Doenças Imunopreviníveis pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a criança, o idoso, a gestante e a mulher que teve filho nos últimos 45 dias têm potencial de desenvolver complicações provocadas pelo vírus Influenza e ir a óbito.

“Uma vez que a gestante e a puérpera se vacinam, elas estão protegendo a elas e ao bebê, pois, se a puérpera se contaminar, por exemplo, ela pode contaminar o filho que ainda não tem idade para receber a vacina. Portanto, são duas vidas protegidas”, ressalta, pedindo que essas mulheres comparecem nos postos de vacinação.

Doiane completa ainda que essa é uma época de circulação do vírus Influenza, que continua incidente mesmo com a presença do coronavírus. Esse ano, já foram confirmados 76 casos de H1N1, três casos de H3N2 e 23 casos de Influenza B, os três tipos de vírus contra os quais é possível se proteger com a vacina.

Segunda fase – Nessa segunda fase da campanha de vacinação, estão sendo priorizados, além das gestantes e puérperas, profissionais da força de segurança e salvamento, portuários, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transportes coletivos, idosos e trabalhadores da saúde.

Para ter acesso às doses, as puérperas precisam apresentar documentação que comprove a realização do parto nos últimos 45 dias. Os portadores de doenças crônicas também devem apresentar a prescrição médica com o motivo da indicação, ou seja, a patologia do paciente.

A próxima fase da campanha de vacinação contra a gripe está prevista para o dia 11 de maio e terá como público-alvo crianças com idade a partir de seis meses e menores de seis anos, além de pessoas com deficiência. A partir do dia 18 de maio, as doses serão disponibilizadas para professores e pessoas com idade entre 55 e 60 anos incompletos.

Prevenção – Embora não seja eficaz contra o coronavírus, a vacinação contra a Influenza é importante nesse momento de pandemia, pois a imunização facilita um eventual diagnóstico para a Covid-19, já que os sintomas são parecidos. Além disso, ao proteger a população contra a gripe, a demanda por hospitalização é reduzida, o que é fundamental em tempos de pandemia.

 

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

A Prefeitura, através da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), começa a pagar, a partir de quinta-feira (7), a segunda parcela do benefício Salvador por Todos, no valor de R$270. O auxílio, criado por causa da pandemia do coronavírus, é voltado a trabalhadores informais cadastrados pela gestão municipal até o dia 20 de março.

As seguintes categorias têm direito ao valor: ambulantes, barraqueiros, donos de quiosques, baianas de acarajé, guardadores de carro, recicladores, baleiros, taxistas, mototaxistas e motoristas de aplicativo a partir de 60 anos.

A secretária da Sempre, Ana Paula Matos, afirmou que mais de 37 mil beneficiários receberam a primeira parcela em abril e tudo ocorreu de forma ordeira e tranquila. “Estamos seguindo o planejamento da gestão municipal e iniciamos essa semana o pagamento da segunda parcela, tomando todos os cuidados para evitar aglomeração nas agências da Caixa Econômica Federal. Esse benefício, sem dúvidas, é fundamental para muitas famílias de Salvador”.

Documentos – Os trabalhadores informais e individuais com direito ao benefício que pretendem sacá-lo na rede lotérica ou nos caixas eletrônicos de autoatendimento das agências da Caixa devem levar documento de identidade e um dos seguintes cartões: Primeiro Passo, Cartão Cidadão ou do Bolsa Família. Quem não possui nenhum desses cartões precisa se dirigir ao atendimento de balcão em qualquer agência do banco portando o número do NIS e documento de identidade.

O calendário de recebimento é definido por ordem alfabética do nome do beneficiário. A medida de escalonamento é adotada para evitar aglomeração de pessoas nas agências bancárias.

Confira abaixo o cronograma:

* Trabalhadores com nomes iniciados com a letra A: pagamento a partir desta quinta-feira (07 de maio);

* Trabalhadores com iniciais B, C ou D: saque a partir de sexta-feira (08):

* Trabalhadores com iniciais E: retirada na segunda-feira, dia 11 de maio;

* Trabalhadores com iniciais F, G, H ou I: saque a partir de terça-feira (12);

* Trabalhadores com iniciais J: pagamento a partir do dia 13; (quarta-feira);

* Trabalhadores com iniciais K e L: retirada a partir do dia 14; (quinta-feira);

* Trabalhadores com iniciais M: saque no dia 15 (sexta-feira);

* Trabalhadores com iniciais N, O, P, Q e R: pagamento a partir do dia 18 de maio (segunda-feira);

* Trabalhadores com iniciais S, T, U, V, Y, X, Z, K, W, : retirada a partir do dia 19;

 

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Para resguardar os funcionários municipais que integram a categoria de serviços essenciais do município e que estão atuando na manutenção da cidade, a Secretaria de Manutenção (Seman) instalou uma câmara desinfectante por vapor de ozônio na unidade localizada em Sete Portas. Além disso, adotou o uso de termômetro corporal como protocolo de acesso dos servidores.

No local transitam mais de 100 colaboradores que atuam através da Diretoria de Áreas Verdes e vão para as ruas realizar podas de árvores e outros serviços ligados à estética e preservação da cidade. A unidade também abriga outros setores da secretaria.

O titular da Seman, Virgílio Teixeira Daltro, explicou que as medidas foram iniciadas na última quinta-feira (30) e tem possibilitado um zelo maior com os colaboradores que estão em serviço. "A intenção destas medidas é combater o contágio da Covid-19. Esse túnel tem como propósito a proteção dos funcionários que vão para a rua, tem contato com diversas outras pessoas e retornam para o setor."

Daltro destacou também que, com o uso do termômetro, caso seja detectada alguma alteração na temperatura corporal dos servidores, a pasta já está preparada para auxiliar o funcionário e tomar as providências necessárias. A expectativa do gestor é que, posteriormente, esse sistema de proteção possa ser implantado em outros setores da pasta, a exemplo da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal).

Segurança e praticidade – O túnel desinfectante tem aproximadamente três metros de altura, 1,4 metro de largura e três de comprimento. Quando o servidor passa caminhando por ele, um sensor de presença aciona borrifadores em seu interior, liberando ozônio e a substância hipoclorito de sódio.

A desinfecção ocorre de uma forma simples e rápida. Basta que a pessoa entre no túnel, preferencialmente com máscara. Em 10 a 15 segundos, sai com a roupa livre de vírus e bactérias, e sem a inalação de produtos.

O túnel pode ser colocado, inclusive, em áreas fechadas. As roupas não ficam molhadas e a limpeza ocorre, inclusive, na sola do calçado. A Anvisa possui uma lista de desinfectantes que podem ser usados neste tipo de equipamento que possuem comprovação científica para a eliminação no novo coronavírus.

Como funciona – Os sensores que liberam a água e o desinfectante formam a névoa de limpeza. Eles são controlados eletronicamente, ou seja, não é preciso tocar em nada, apenas se posicionar no sensor que identifica a presença.

Equipamento semelhante está sendo utilizado no Hospital Santo Antônio, das Obras Sociais de Irmã Dulce, nos Dendezeiros, e no Hospital de Campanha, no Wet´n Wild, na Avenida Paralela. Também foi adotado pela Prefeitura do Rio de Janeiro e em outros municípios, sendo considerado eficiente por médicos infectologistas.

 

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Parece um item simples e corriqueiro para muita gente, mas a aquisição da refeição diária é extremamente importante para quem vive em situação de vulnerabilidade social, principalmente nesse momento de isolamento para contenção da Covid-19. Para acolher essa parcela mais carente da população de Salvador, a Prefeitura já distribuiu cerca de 100 mil quentinhas, desde o dia 29 de março até ontem (4), nos Centros Especializados para População em Situação de Rua (Centros POP) de Itapuã, Pau da Lima, 2 de Julho e Djalma Dutra , além do Restaurante Popular Cuidar, em São Tomé de Paripe.

A ação faz parte do programa Salvador por Todos, conduzido pela Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre) para amparar quem mais precisa nesse momento de crise. As refeições contem, pelo menos, duas opções de carboidrato, salada e proteína. No Restaurante Cuidar de São Tomé de Paripe, além das quentinhas para o almoço, estão sendo distribuídos kits lanches com suco, sanduíche, fruta e biscoito.

“Estamos distribuindo 3.900 refeições diariamente em pontos estratégicos da cidade para assistir pessoas em vulnerabilidade social. Nosso Restaurante Popular de São Tomé de Paripe também foi adaptado para fornecer quentinhas e evitar aglomerações. Em todos esses locais estamos reforçando ações de higiene, com utilização de álcool em gel, instalação de pias, marcação de distanciamento e utilização de disciplinadores para que a população tenha acesso aos nossos serviços com segurança, minimizando riscos de contaminação da Covid-19”, afirma a secretária da Sempre, Ana Paula Matos.

Para atender a demanda, o Restaurante Cuidar de São Tomé de Paripe passou a funcionar também aos finais de semana. As refeições, que antes tinham um valor simbólico de R$ 1, passaram a ser gratuitas e foram ampliadas, saltando de 350 para 500 por dia. No local, 20.295 refeições já foram entregues gratuitamente desde o dia 24 de março.

Novos pontos – A Prefeitura deve inaugurar, ainda este mês, novos pontos de distribuição de refeições nos bairros de Itapuã, Barroquinha, Barris e Pau da Lima. Com isso, as distribuições não serão mais realizadas nos Centros POP, mas em espaços planejados e organizados para a entrega. Em Pau da Lima, mais um restaurante popular está sendo construído para suprir a demanda por alimento e deverá atuar em complemento à unidade de São Tomé de Paripe.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Quatro casas foram interditadas após o soterramento de um imóvel em Cajazeiras V, na tarde desta segunda-feira (04). A Defesa Civil e equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), Empresa de Limpeza Urbana do Salvador (Limpurb), Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador), polícias Civil e Militar e o Corpo de Bombeiros estão no local para acompanhar a operação, vistoriar e prestar assistência social às vítimas, familiares e pessoas com residências em situação de eventual risco de desabamento.

As equipes do Samu e do Corpo de Bombeiros trabalharam para efetuar o regate da vítima, que faleceu. O corpo será removido pela Polícia Civil.

De acordo com o diretor-geral da Defesa Civil, Sosthenes Macêdo, o soterramento aconteceu por causa de uma construção irregular. “A vítima estava escavando no local e houve o escorregamento da terra. As equipes da Prefeitura estão no local para oferecer o suporte necessário".

 

0
0
0
s2sdefault

Fale Conosco

O seu canal de comunicação com o nosso site. Caso tenha dúvidas, sugestões ou solicitações de serviços, por favor, mande mensagem que teremos prazer em respondê-la.

Enviando...