Geral

0
0
0
s2sdefault

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promoveu, nesta sexta-feira (6), um mutirão para atualização ou cadastro de adolescentes entre 12 e 17 anos prioritários na estratégia de vacinação contra a Covid-19. Os jovens devem ter as doenças crônicas (comorbidades) ou deficiência física elencadas no Plano Nacional de Imunização na base municipal para habilitação ao imunizante. Somente na manhã de hoje, foram feitos quase 400 novos cadastros.

Até o momento, cerca de 1,8 mil jovens com comorbidades e deficiência já estão cadastrados no município. O mutirão foi uma forma de facilitar o acesso da população ao procedimento, que pôde ser feito mais perto de casa.

O coordenador de Atenção Primária da SMS, Abdon Brito, explicou que o cadastramento é uma forma de o Município saber o quantitativo de adolescentes elegíveis para a vacinação. A lista vai ajudar a SMS no planejamento da imunização desse grupo, assim que o governo federal, em pactuação com a Comissão Intergestores Bipartite (CIB), habilitar o público para a estratégia.

A empresária Daniele Coni aproveitou o mutirão e foi à Unidade de Saúde da Família (USF) do Vale do Matatu. Lá, ela cadastrou os filhos Rafael, de 16 anos, que é asmático e Daniel, de 14 anos, que tem problemas cardíacos.

“Essa é uma iniciativa fundamental, até para que possam retomar a vida escolar com qualidade e segurança, por exemplo”, ressaltou. Na casa de Daniele, das cinco pessoas do núcleo familiar, três adultos já estão vacinados, faltando apenas os dois jovens.

Para garantir segurança e evitar fraudes no processo de imunização, a Prefeitura disponibilizou uma plataforma virtual, no endereço www.comorbidades.saude.salvador.ba.gov.br , para viabilizar o cadastramento dos indivíduos que compõem o grupo residentes na capital baiana. O acesso ao dispositivo é restrito ao médico que utiliza o mesmo login e senha da área restrita do site do Cremeb.

 

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

A Prefeitura realizou, na manhã desta sexta-feira (6), a cerimônia de posse de 100 membros do Conselho Comunitário de Salvador para o triênio 2021/2023. O evento ocorreu no auditório do Subúrbio 360, em Coutos, com as presenças do prefeito Bruno Reis, da vice-prefeita Ana Paula Matos, e dos secretários Kaio Moraes (Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro) e Kiki Bispo (Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer).

Órgão consultivo e sem caráter deliberativo, o Conselho Comunitário da capital baiana atua com o objetivo de representar a população em cada uma das dez regiões administrativas da cidade. Ou seja, na prática, cada unidade da Prefeitura-Bairro conta com dez membros, que podem sugerir obras e ações prioritárias para as localidades de atuação.

“O conselheiro comunitário é a voz de muitas pessoas que, às vezes, não conseguem se comunicar com a Prefeitura. Esse representante é quem vai às secretarias e órgãos levar as demandas. Vamos manter esse trabalho permanente de escuta. O conjunto de esforços coletivos é que faz a cidade se sobressair”, destacou Bruno Reis.

O prefeito assegurou que, assim como a última gestão, a Prefeitura manterá a sistemática de disponibilizar R$10 milhões anualmente para obras e prioridades indicadas pelos conselheiros. “O trabalho dos conselheiros é fundamental e a Prefeitura agradece. Juntos, construiremos uma cidade cada vez melhor. Salvador avançou muito nos últimos anos, tiramos muitos sonhos do papel, mas não dava pra fazer tudo de vez. Ainda temos muito trabalho pela frente. Não faltará vontade, coragem, garra e disposição para enfrentar os problemas”, acrescentou.

A eleição para o conselho ocorreu em 24 de janeiro deste ano, porém, devido à pandemia, a cerimônia de celebração teve de ser adiada. Para o secretário Kaio Moraes, manter diálogo permanente com esses representantes é uma estratégia essencial para que a gestão desenvolva ainda mais projetos na capital baiana.

“É através dos conselheiros que nós sabemos o que a nossa cidade precisa. Participei de reuniões com os membros de todas as Prefeituras-Bairro e pude ver de perto a importância da contribuição deles. Essa parceria é de extrema relevância para todos, e quem sai ganhando é a nossa cidade”, frisou.

Conselheiro comunitário de Valéria, Fagner Castro ressaltou a importância da função. “A Prefeitura tem um olhar macro da cidade e o Conselho Comunitário, por ser composto por moradores, tem a finalidade de apresentar as particularidades de cada região. Sendo assim, o conselheiro é a voz da comunidade na Prefeitura”, declarou.

 

 

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Devido à suspensão do horário do toque de recolher pelo governo estadual, bares e restaurantes e eventos sociais terão o funcionamento ampliado em Salvador. As mudanças foram anunciadas à imprensa pelo prefeito Bruno Reis, nesta sexta-feira (7), durante a cerimônia simbólica de posse dos novos conselheiros comunitários, ocorrida no Subúrbio 360, em Coutos.

As medidas já entram em vigor a partir de hoje. Com isso, bares e restaurantes de Salvador terão o horário de funcionamento ampliado em mais uma hora, ou seja, poderão ficar abertos até duas da manhã. Os eventos sociais também poderão ocorrer até as 2h.

 

Também foi ampliado o limite de público permitido em eventos sociais e infantis, como formaturas, casamentos, aniversários, feiras e eventos científicos, de 200 para 300 pessoas. Nestes eventos, inclusive, estará permitida a apresentação de banda completa, sendo que todos os integrantes deverão usar máscara e seguir os protocolos de enfrentamento à Covid-19 específicos para o setor. Festas e shows seguem proibidos na capital baiana.

 

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Após o grande sucesso da etapa de sugestões do Ouvindo Nosso Bairro, onde os cidadãos puderam indicar à gestão municipal as intervenções prioritárias em nossa cidade, é chegada a hora da segunda etapa do programa, também chamada de etapa de votação. A partir das 14h desta sexta-feira (6) e até o próximo dia 26, o cidadão poderá exercer seu poder democrático de voto para selecionar até cinco intervenções que julgar prioritárias para o bairro onde mora, através do site ouvindonossobairro.salvador.ba.gov.br , que já possui uma estrutura simplificada e autoexplicativa, bem como no aplicativo, disponível para Android.

Durante a posse dos novos conselheiros comunitários, ocorrida hoje pela manhã no Subúrbio 360, em Coutos, o prefeito Bruno Reis ressaltou a importância do programa. “O Ouvindo Nosso Bairro é o maior programa de escuta popular do Brasil. Não há outra cidade que permita o cidadão participar, de forma tão aberta, da gestão. Ninguém tem mais capacidade de dizer qual é o problema do que a própria pessoa que enfrenta o problema. Ou seja, é o cidadão tendo poder de decidir qual obra é prioritária para o seu bairro”, declarou.

O secretário de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro (SACPB), Kaio Moraes, destacou a importância da colaboração dos diversos órgãos municipais para o sucesso do programa. “Houve uma grande parceria com as secretarias e demais órgãos do município para, juntamente com a Secretaria Geral de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro, realizarmos as análises de viabilidade técnica de todas as sugestões, identificando as obras viáveis para poderem compor a fase de votação. A participação popular segue sendo de extrema importância, já que a ordem de prioridade na execução das obras vai obedecer ao critério de maior quantidade de votos”, explicou Moraes.

Balanço – As intervenções disponíveis para votação são resultado da ampla consulta popular realizada na primeira etapa, com audiências públicas virtuais, site e sugestões realizadas diretamente nas Prefeituras-Bairro da capital, que resultaram em mais de 10 mil participantes e 21 mil sugestões cadastradas. As propostas foram reunidas através do site, das audiências públicas e de atendentes especializados presentes nas dez Prefeituras-Bairro.

As sugestões passaram por avaliação de viabilidade e, nesta segunda etapa, as opções de obras estarão disponíveis em um menu já estruturado para votação. Entre as intervenções mais solicitadas individualmente se destacam as praças, com mais de 3 mil indicações da população, seguidas de 2 mil sugestões de recapeamento asfáltico e 1.475 de drenagem. Os bairros que tiveram o maior número de pedidos individuais registrados foram São Marcos (1.370), Paripe (1.264) e Vila Laura (1.170).

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Para marcar o Dia dos Pais, celebrado no próximo domingo (8), a Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre) promove uma programação especial nas unidades de assistência e acolhimento social. As ações têm como objetivo proporcionar momentos de interação e reflexão sobre os diversos contextos familiares e estabelecer e ampliar as relações sociais.

Nesta sexta-feira (6), na Unidade de Acolhimento Institucional (UAI) de Amaralina, 35 idosos de 60 a 74 anos participam de dinâmicas em grupo e um almoço especial. Já no Abrigo D. Pedro II, em Piatã, acontece um almoço comemorativo, às 12h. No Centro Dia, no Parque Bela Vista, os pais e responsáveis dos usuários do serviço vão assistir filmes e participar de dinâmica em grupo, além de receber brindes.

Na quinta-feira (5), as atividades foram realizadas na UAI Pirajá. Um dos presentes era Antônio Manoel Rodrigues, de 62 anos. O arquiteto, natural de Portugal, relatou a alegria de celebrar a data num local seguro e acolhedor.

“Apesar da distância, sei a importância do dia. Minhas duas filhas moram em Portugal, tenho contato, elas estão criadas, têm as vidas delas e respeitam a minha escolha. Sabem que aqui estou sendo bem cuidado. As pessoas têm muito respeito pelos usuários, são dedicados, educados, carinhosos. Dentro da situação de vulnerabilidade que me encontro, não poderia estar em um lugar melhor", disse.

Morando há oito anos no Brasil e desde o ano passado em Salvador, o assistido destacou o acolhimento recebido na UAI. "Tudo aquilo que preciso tenho aqui, não possuo nada para reclamar. Se nós precisamos de alguma coisa, os funcionários estão sempre prontos a fazer o possível para nos ajudar, por isso eu tenho muito a agradecer", disse.

Acolhimento - Atualmente, 42 adultos do sexo masculino são acolhidos na UAI de Pirajá – a unidade tem capacidade máxima para assistir 50 pessoas. O coordenador Murilo Bastos explicou que o acolhimento é estabelecido pelo fluxo da Central de Vagas.

"Quando as pessoas chegam aqui, identificamos, junto com os técnicos, os problemas delas para dar o devido tratamento. Existem demandas de documentação civil, problemas de saúde, questões familiares. Então, nós trabalhamos esses cidadãos por todas as searas. Posteriormente, quando a vida já está organizada, se for de interesse deles, nós solicitamos um auxílio aluguel para que possam alugar uma casa e seguirem suas vidas, sendo acompanhados pelo Cras (Centro de Referência e Assistência Social)", relatou Bastos.

Nas unidades, os assistidos recebem três refeições diárias, além de todo kit de material de higiene. "Nós realizamos atividades lúdicas e educativas, para que eles possam trabalhar as áreas cognitivas. A equipe é formada por psicólogos, assistentes sociais, educadores sociais e advogado. Juntos, fazemos um trabalho coletivo, com o objetivo de resgatar aquele indivíduo de maneira efetiva", completou. 

Cuidado – O coordenador da UAI ressaltou a preocupação de não tornar as datas comemorativas em dias melancólicos. "Por ser uma data muito emotiva, não queríamos fazer um evento que remetesse a sentimentos negativos. Muitos estão longe dos filhos, das famílias, então a gente fez um evento divertido. Para isso, trouxemos música, selecionamos as canções, realizamos bingo com distribuição de brindes", disse Bastos.

O assistido, Raimundo Oliveira, que mora na unidade há sete meses, falou sobre o momento. "Eu ia sair e desisti, fiquei para a festa. Ser pai é sempre motivo de comemoração. Aqui dentro também sou pai e filho. Somos uma grande família, um ajudando o outro."

Emocionado, ele destacou o presente que recebeu da filha. "Falo sempre pelo celular. Ela me liga, pedindo a bênção e contando as novidades. Soube que ela se formou em Nutrição. Existe presente melhor do Dia dos Pais? É muita emoção. Também por isso, hoje é dia de festejar", finalizou.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Até o próximo dia 13, as 431 escolas municipais de Salvador estarão completamente higienizadas por uma equipe especializada em sanitização de ambientes. Essa é mais uma ação da Secretaria Municipal da Educação (Smed) para reforçar as medidas já adotadas nos protocolos de segurança das instituições de ensino.

O processo de higienização começou na segunda-feira (2), nas unidades de ensino da Gerência Regional de Educação (GRE) Centro, e será finalizada na próxima semana, nas unidades de Ilha de Maré. “Já temos os protocolos sanitários da rede municipal que foram implementados em todas as unidades e que vêm sendo cumpridos diariamente. A sanitização fortalecerá ainda mais esse trabalho", ressalta o secretário da Smed, Marcelo Oliveira.

O valor investido inicialmente para o atendimento das unidades escolares, gerências regionais e órgão administrativo central é de R$1,3 milhão. A empresa responsável para realizar o serviço foi contratada por processo licitatório e ata registrada na Secretaria Municipal de Gestão (Semge).

Conforme o diretor administrativo da Smed, Flávio Pimenta, a previsão é de quatro aplicações anuais. “Caso haja qualquer incidência de infecção pela Covid-19 de qualquer pessoa lotada na unidade, a realização de uma nova aplicação será solicitada sem ônus para o município”, explica.

Segurança – A gestora da Escola Municipal Francisco Mangabeira, Ana Mônica Lima, conta que, mesmo com todas as medidas adotadas, o processo de sanitização dará à comunidade escolar mais tranquilidade. “Contamos com a equipe de limpeza da escola, seguimos todas as orientações, e o reforço dessa empresa especializada nos dá mais segurança”.

Vera Lúcia, gestora do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Maria Conceição da Costa, já está reunindo em pequenos grupos os responsáveis pelos alunos para explicar que, além de todos os cuidados, como distanciamento, higienização das mãos, dos equipamentos e dos ambientes, a unidade passará por sanitização. “Em conversa com as mães e pais eu já percebi que até aqueles que se recusavam em trazer seus filhos, estão convencidos de que a escola é um ambiente seguro”.

De acordo com a bióloga Natalie Amorim, a sanitização elimina os microrganismos existentes, garantindo um ambiente livre de contaminação. “Não podemos excluir as medidas individuais de proteção. O uso de máscara e álcool em gel continua sendo um impedimento para a propagação do coronavírus”, enfatiza a gerente de serviços da Larclean – empresa especializada em saúde ambiental contratada para realizar o serviço de sanitização das escolas.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Uma nova quantidade de donativos, entre roupas, alimentos e produtos de higiene, foram entregues pela Drogaria São Paulo à campanha Salvador Solidária, promovida pela Prefeitura. O montante foi recebido pela Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), e será destinado às instituições que atendem mulheres e crianças em situação de vulnerabilidade na capital baiana.

Os itens foram doados nas unidades da empresa, que é parceira da administração municipal na iniciativa. A Salvador Solidária é uma campanha de arrecadação para auxiliar no atendimento das necessidades básicas da população, instituições que cuidam de idosos, pessoas em situação de rua, entre outros, diante dos desafios da Covid-19.

“Além de todo esforço e investimento da Prefeitura no combate à pandemia e na assistência social à população mais carente, o papel das empresas tem sido muito importante neste momento, que de forma solidária, vem apoiando a cidade. A essas empresas, o nosso reconhecimento e agradecimento”, ressalta o presidente da Saltur e coordenador da campanha, Isaac Edington.

De acordo com a gerente regional da Drogaria São Paulo na Bahia, Joana Andrade, estamos em um momento em que todos devem unir esforços para minimizar os danos causados à população como um todo. "Enquanto uma marca voltada para o cuidado e bem-estar, nós queremos ofertar isso ao maior número de pessoas possíveis. Além de sermos pontos de arrecadação do projeto Salvador Solidária, estamos fazendo nossa parte e realizaremos esta doação direta à Sempre. Toda e qualquer ajuda neste momento é mais que necessária", detalha.

De acordo com a secretária da SPMJ, Fernanda Lordelo, cada entrega é uma esperança a mais para as pessoas mais carentes. “Essa ação possibilita assistir às instituições, grupos de mulheres e crianças que tanto precisam, como também estimular a solidariedade da nossa população. Agora os kits e as cestas básicas serão montadas e ainda esse mês faremos a entrega dos produtos”, declara.

 

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

A Prefeitura, através da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), tem intensificado os serviços de capinação e roçagem na capital baiana. Esta semana, um dos trechos beneficiados foi o situado entre a Estrada do Curralinho, na Boca do Rio, e a Avenida Luís Eduardo Magalhães.

A Limpurb destina mais de 700 agentes para essas ações, distribuídos em 34 equipes. Desse total, 14 equipes são dedicadas a ações pontuais e/ou emergenciais. Já as outras 20 são dedicadas à execução regular da capinação e roçagem, a cada 40 dias, seguindo roteiros fixos como os que incluem as avenidas Luís Eduardo Magalhães, Centenário e 29 de Março.

"O serviço de capinação e roçagem é de extrema importância, devido aos aspectos socioambientais de Salvador. A manutenção dessas áreas verdes é necessária para a estética da cidade e para a saúde pública, evitando a proliferação de roedores, insetos e outras pragas, sobretudo no período chuvoso, quando a vegetação cresce de maneira mais rápida”, afirmou o presidente da Limpurb, Omar Gordilho.

O gestor lembra ainda que as ações de roçagem e capinação, combinadas com a coleta dos resíduos sólidos acumulados nas encostas, podem evitar deslizamentos de terra, além de coibir a formação de pontos focais de água parada, que favorecem a disseminação de doenças.

 

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Apenas em 2021, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) removeu 401 automóveis que estavam em estado de abandono nas ruas da cidade, por meio da operação “Cidade Dez, Sucata Zero”. Essa iniciativa tem contribuído para melhoria na mobilidade urbana, limpeza, segurança e saúde pública da população, uma vez que veículos nessa situação podem servir de depósito de sujeira e abrigo para insetos e roedores.

Nesta semana, a operação ocorreu em Boca do Rio, Ogunjá, Santa Mônica, Avenida Vasco da Gama, Cajazeiras IV, Costa Azul, Pituaçu e Valéria (na altura da BR-324). Das 16 sucatas identificadas nesses locais, cinco foram apreendidas e 11 foram retiradas pelos proprietários.

O chefe do setor de Proteção de Estética da Cidade (Sepec) da Semop, Roberto Guerreiro, avalia que a média mensal de 50 sucatas removidas na capital baiana este ano ainda é um número alto, embora esse volume tenha reduzido em relação aos últimos anos. “Essa diminuição muito se deve à fiscalização que realizamos e que está mais intensa do que antes. Além disso, os donos das sucatas estão mais atentos a atenderem às nossas notificações”, esclareceu.

Segundo a Semop, para ser considerado sucata o automóvel tem que ser bem inservível, isto é, sem nenhuma utilidade e com mau estado de conservação. Isso é facilmente constatável a olho nu, ao observar vidros quebrados, pneus arriados ou em falta, sem motor, chaparia incompleta ou enferrujada e sem bancos, geralmente acumulando sujeira, água ou mato.

Processo – Antes do processo de apreensão, os agentes emitem uma notificação impressa para que o proprietário do automóvel abandonado faça a remoção, num prazo que pode durar até 72h. Em casos urgentes, o prazo de retirada pode ser imediato.

Quando recolhidas pela própria Prefeitura, as sucatas são encaminhadas para o Setor de Guarda de Bens (Segub), localizado na sede da Guarda Civil Municipal (GCM), na Avenida San Martin. Os proprietários podem fazer a retirada mediante apresentação de documento com foto, além dos documentos do veículo.

O prazo para reivindicação é de 60 dias, com pagamento de multa no valor de R$1.060. Caso contrário, o bem será leiloado.

Solicitação – A Semop recebe as denúncias de veículos abandonados pelo Fala Salvador, no número 156 ou site www.falasalvador.ba.gov.br . É necessário informar as características e localização das sucatas.

A partir das informações prestadas, uma equipe do órgão vai ao local indicado para fiscalizar a denúncia e remover o material, quando necessário. A operação envolve 16 agentes divididos em dois grupos, munidos de caminhão munck ou guincho de apoio da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador).

0
0
0
s2sdefault

Fale Conosco

O seu canal de comunicação com o nosso site. Caso tenha dúvidas, sugestões ou solicitações de serviços, por favor, mande mensagem que teremos prazer em respondê-la.

Enviando...