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O Programa Treinar para Empregar, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), iniciou, nesta segunda-feira (9), o curso de Técnicas de Atendimento em Farmácia para 40 inscritos no Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm). A capacitação presencial acontece na Unidade do Senac, localizada na Casa do Comércio, na Avenida Tancredo Neves.

O curso, que possui carga horária de 63h, tem como objetivo apresentar conceitos e tipos de atendimentos e clientes por meio de técnicas de abordagem. Ao final da capacitação, prevista para o próximo dia 31, os alunos saberão informar sobre guias de medicamentos e tipos de receituários médicos. O treinamento visa capacitar as pessoas com habilidades de comunicação e interpretação de receituário médico.

Dentre as disciplinas ministradas estão Introdução à Informática, Soft Skills e Auxiliar de Farmácia. O monitor Emerson Andrade, de 43 anos, destacou a capacitação como a maneira mais eficaz para ser inserido no mercado de trabalho. "Essa é uma grande chance de aperfeiçoar ou aprimorar os conhecimentos que eles já tinham, atualizando-os. A capacitação é a melhor forma para colocar esses jovens no mercado de trabalho", afirmou.

Oportunidade – Desempregada há dois meses, Eugênia Cruz, de 37 anos, vê no curso uma oportunidade de retornar ao mercado de trabalho. “Sempre quis fazer o curso voltado para a área de saúde e essa capacitação me deixa realizada. Espero concluir e logo começar a trabalhar."

A esperança de um emprego com carteira assinada fez Vagner Pinto, 36 anos, se inscrever na atividade. "Estou desempregado há mais de um ano e minha expectativa é justamente de voltar para o mercado. Vou dar o máximo de mim para conseguir me requalificar e voltar a ter meu sustento. Estou vendo nesse curso uma oportunidade de crescimento profissional, já que abre um leque de novos conhecimentos", disse.

Já Luma Fernandes, de 20 anos, nunca teve um emprego formal e vê na capacitação uma forma de ser inserida no mercado de trabalho. "Estou me capacitando para buscar a oportunidade do meu primeiro emprego. A ideia é conquistar minha independência financeira, aprender e me qualificar. Vejo aqui uma chance de crescimento", finalizou.

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A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Gestão (Semge), promoverá ciclo de debates sobre nova lei de licitação e contratos. Serão 20 encontros transmitidos ao vivo pelo YouTube, entre os dias 11 de agosto e 10 de dezembro, com início às 9h30 e encerramento às 12h. O evento de abertura contará com as presenças da vice-prefeita e secretária de Governo (Segov), Ana Paula Matos; do secretário e da subsecretária da Semge, Thiago Dantas e Isabela Cabral, respectivamente; e do diretor de Gestão de Pessoas, Gustavo Moris, além da procuradora-geral do Município, Luciana Rodrigues.

Os debates visam fomentar a discussão sobre os aspectos mais relevantes da nova Lei Federal de Licitações e Contratos Administrativos (14.133/2021), sancionada no dia 1º de abril de 2021, e atualizar os servidores e o público geral acerca da aplicabilidade das regras quando comparadas às regras da Lei de Licitações (8.666/1993), da Lei do Pregão (10.520/2002) e do Regime Diferenciado de Contratações (RDC – 12.462/2011).

A inscrição prévia é obrigatória e deverá ser feita uma única vez, marcando os debates escolhidos, mediante preenchimento do formulário de inscrição disponível no endereço https://linktr.ee/CDP.PMS. O formulário estará disponível até às 24h úteis que antecedem cada debate. Para o público externo à Prefeitura, o acesso à transmissão será liberado como ouvinte, desde que seja realizada a inscrição.

Serão emitidos certificados de participação após o encerramento do ciclo, exclusivamente, para os servidores participantes que estão em exercício nos órgãos/entidades da administração. Para isso, é necessário que tenham a inscrição confirmada previamente, no prazo determinado, além da presença registrada pela supervisão/organização durante a realização de cada debate. Mais informações podem ser obtidas através da página @desenvolvimentoservidorpms no Instagram.

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As experiências na área de trânsito na capital baiana estão presentes no livro “Reflexões Sobre Trânsito”, que possui coautoria de cinco membros da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador). Os trabalhos publicados nesta coletânea foram feitos como conclusão do curso de Pós-Graduação em Gestão de Trânsito, e a junção entre academia e órgão de trânsito possibilitou, sobretudo, registrar as experiências de êxito que a Transalvador teve nos últimos anos. A publicação teve o lançamento oficial realizado na semana passada, no Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB).

O superintendente de trânsito de Salvador, Marcus Passos, parabenizou os colegas pela publicação. “Eu me sinto honrado, tanto como gestor desta autarquia quanto cidadão, em comprovar que temos profissionais tão dedicados e empenhados ao tema trânsito. Isso traz a certeza de que estamos fazendo um trabalho de qualidade e que é responsável por melhorar a vida dos soteropolitanos”, disse.

Educação para o trânsito – A gerente de Educação para o Trânsito (Gedut) do órgão, Mirian Bastos, é veterana em publicações do tipo e a única mulher da autarquia a participar da coletânea de artigos. Neste livro, ela relata as vivências na área de atuação, a exemplo de programas educativos como o Projeto Crianças Condutoras do Futuro, que debate os conhecimentos básicos e responsabilidades sobre o trânsito com estudantes do município. Desde 2011, aproximadamente 49 mil estudantes já assistiram às palestras do projeto, que passou por 640 unidades de ensino da cidade.

Para Miriam, o livro é uma oportunidade de dar voz aos técnicos da Transalvador, que puderam escrever e registrar suas experiências exitosas na área de trânsito, especialmente pautadas em evidências técnicas e científicas que direcionam para a segurança viária. “Essa é uma oportunidade também para fazermos uma reflexão da importância do capital intelectual dos servidores. Nós temos pessoas que têm verdadeiras experiências e isso é uma forma de ter esse legado importante na rede pública, colocando Salvador em evidência”.

Redução de acidentes – A capital baiana foi destaque internacional por ter sido uma das cidades a superar a meta da Organização das Nações Unidades (ONU) para redução de 50% de mortes no trânsito na década 2011-2020. Uma das estratégias utilizadas para atingir o feito foi a intensificação das blitze da Lei Seca, tema do trabalho do gerente de trânsito da Transalvador, Antônio Neri.

Segundo o gerente, a ideia de fazer este artigo surgiu da observação sobre a redução no número de mortos por acidentes na cidade ao longo dos últimos anos. “A influência da operação Lei Seca é importante para gerar a mudança de comportamento das pessoas. Assim, eles criam a consciência de não misturar álcool e direção, o que, consequentemente, reduz a mortalidade”, lembrou Neri.

Este é o primeiro artigo escrito por Neri que é publicado e que tem o intuito de melhorar a capacitação para o trabalho, na área de fiscalização. “É fundamental porque marca o nosso trabalho, deixando um legado para o resto da vida”, declarou.

A publicação conta ainda com artigos do coordenador de Eventos da Transalvador, Janivaldo Rosário, que alerta sobre acidentes e mortalidade no trânsito; do coordenador de Área, José Hage, que falou sobre a importância da tecnologia da informação e comunicação na gestão de tráfego; e do supervisor de projetos da gerência de Projetos da autarquia, Danilo Souza, que abordou a importância das campanhas educativas, mas direcionadas públicos específicos.

  



 

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Com quase três meses de funcionamento, o CadÚnico Itinerante atinge a marca de 5 mil atendimentos e ampliou, nesta segunda-feira (9), o benefício para pessoas em situação de rua. A ação foi realizada para 200 pessoas na sede do Movimento de População em Situação de Rua, no Pelourinho, e foi acompanhada pela vice-prefeita e secretária de Governo (Segov), Ana Paula Matos.

Na edição de hoje, além das inclusões e atualizações cadastrais dos benefícios sociais, também foram oferecidos assessoria jurídica, atendimento do Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm), cadastramento e recadastramento do cartão do SUS, abordagem social, serviços do INSS e o programa Primeiro Passo para mães de crianças de zero a cinco anos.

Para o secretário da Sempre, Kiki Bispo, a ampliação do CadÚnico Itinerante visa atender ainda mais a população soteropolitana em situação de vulnerabilidade. “Estes cidadãos estarão cada vez mais acolhidos. A meta é, até o final do ano, aumentar o número de atendimentos, devido à crescente demanda”, declarou, ressaltando que todos os protocolos sanitários são adotados nas edições.

Há mais de um ano desempregada, Bárbara Carolina Souza não escondeu a felicidade em sair de lá com a carta de emprego. "Saio daqui muito feliz em ter a possibilidade de voltar a trabalhar com o que gosto, que é atendimento ao público. Agradeço primeiramente a Deus, depois à Sempre e ao Simm, até porque passei por um período muito difícil, onde sequer tiver direito a auxílio emergencial. A secretaria me dará, inclusive, auxílio jurídico neste quesito."

Já Resivaldo dos Santos fez o cadastro para retornar a um abrigo. Segundo ele, dessa vez, terá resignação para ficar os três meses. "Quero sair de lá com meu Auxílio Aluguel e ir para minha casa, porque a rua está demais e eu espero ter uma vida melhor", confidenciou seu atual sonho.

Para Cláudio Santos Pacheco, o sentimento é de gratidão. Ele, que já passou por uma Unidade de Acolhimento Institucional (UAI) e saiu de lá com Auxílio Aluguel, recebe Bolsa Família e, hoje, foi fazer o recadastramento. "Tenho minha casa, tenho endereço, uma vida nova e sou muito grato por tudo que recebi desde que passei pelo abrigo", agradeceu.

Agendamentos – Aqueles que necessitarem o acesso ao serviço podem realizar agendamentos através da Central de Atendimento, nos números (71) 3202-2347, 99946-4326, 98800-4401, 98549-9820, 99738-4982 e 98791-6991, de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h30. Através das Prefeituras-Bairro, o agendamento ocorre pelo aplicativo Fala Cidadão, site Hora Marcada (horamarcada.salvador.ba.gov.br) ou Whatsapp – Assistente Virtual Jana, no número (71) 98392-3927.

 



 

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Um espaço estrategicamente localizado em um dos principais pontos turísticos de Salvador auxilia visitantes de todo o mundo que desejam conhecer a capital baiana. Instalado na parte alta do Elevador Lacerda, o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) recebeu, de janeiro a julho deste ano, 6,5 mil pessoas do Brasil e de outros 29 países. Neste momento de queda dos índices relacionados à Covid-19, de retomada das atividades e de aproximação da alta estação, o CAT tem recebido um fluxo mais intenso, comparado aos meses anteriores.

No período de reabertura – meses de novembro e dezembro – apenas 315 atendimentos haviam sido registrados, número bem abaixo das 1.568 pessoas atendidas apenas no último mês de julho. Os turistas mais frequentes têm sido os do próprio país, com destaque para visitantes de estados da região Centro-Oeste, a exemplo de Goiás e Mato Grosso, que não eram tão comuns. Ainda assim, profissionais do CAT têm atendido com certa regularidade alemães, franceses, italianos e espanhóis.

O serviço funciona de segunda a sexta das 8h às 17h, e aos sábados de 9h às 14h. No local, o turista conta com um espaço interativo com informações sobre Salvador para que, principalmente aquele que chega pela primeira vez à cidade, tenha apoio da Prefeitura para acessar serviços e conhecer os principais pontos da capital baiana.

Estrutura – O ambiente possui ampla recepção para atendimento, banheiro adaptado para pessoas com deficiência e acesso gratuito à internet. Uma ferramenta que merece destaque é a mesa totem sensível ao toque, com orientações e descrições sobre o que fazer e roteiros a seguir na cidade. A mesa interativa conta com diversos equipamentos reunidos em seis roteiros: o mundo da história, mundo da fé, mundo da música, das artes, da cultura e do comércio.

A mesa atraiu a atenção dos catarinenses Gabriela Ribeiro, de 42 anos, e Rodrigo Santos, 40 anos. Passeando pelos roteiros, o casal de turistas foi decidindo os próximos pontos e estabelecimentos da cidade que pretende conhecer. “Esse centro facilitou bastante. É sempre bom ter um local assim onde a gente possa obter informação oficial, com indicação sobre os guias e acesso ao mapa da cidade. Esse mapa interativo é bem legal e as informações ajudam bastante”, afirmou a bancária Gabriela.

A empreendedora coreana Yean Hiri Kim, de 28 anos, foi mais uma turista que contou com o apoio do CAT, na sexta-feira (6). Ela perguntou sobre como chegar à Ilha dos Frades e sobre os pontos interessantes de visitação da cidade. “Estou um pouco nervosa por estar em um lugar que para mim é desconhecido, mas estou muito feliz. Gostei muito do clima perfeito daqui e gostei também deste espaço de atendimento”.

Segundo os atendentes que atuam no local, as informações mais solicitadas são referentes à parte cultural, abrangendo os museus e espaços de visitação. Em seguida vem as solicitações sobre as igrejas e as praias e ilhas, respectivamente.

O secretário de Cultura e Turismo (Secult), Fábio Mota, salientou que o espaço contribui para divulgar ainda mais a primeira capital do Brasil ao público. “O CAT é de vital importância para o destino Salvador, pois consegue transmitir informações precisas em vários idiomas, qualifica o nosso destino, mostra o nosso profissionalismo e turismo para atendimento ao turista e surte efeito com a chegada de mais visitantes na cidade”.

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O prefeito de Salvador, Bruno Reis, está em viagem ao México para participar de um encontro sobre infraestrutura e mobilidade urbana, no Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP), na Cidade do México. Na ocasião, serão apresentados os projetos desenvolvidos pela capital baiana nesta área, além de conhecer as experiências realizadas em outros países da América Latina.

A agenda internacional, que prossegue até o sábado (14), também inclui uma visita a El Salvador. Na ocasião, será assinado um termo de irmanamento com o país da América Central.

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Um trecho da Rua Apolinário Santana, no bairro do Engenho Velho da Federação, será interditado entre as 7h deste sábado (7) e 17h do domingo (8). A interdição será necessária para que a Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman) realize um serviço na via, na altura de um ponto de revenda da Brasilgás.

Os condutores que vierem da Avenida Cardeal da Silva só poderão seguir na via até a altura da Panificadora Esperança. Já para acessar o fim de linha, será preciso trafegar pela Avenida Vasco da Gama e subir a Ladeira Manoel Bonfim.

Com a interdição da via, o terminal de ônibus ficará inacessível. De acordo com a Secretaria de Mobilidade de Salvador (Semob), os veículos que fazem a linha 1511 – Conjunto Pirajá x Engenho Velho da Federação deverão fazer o retorno na entrada da Rua Apolinário Santana. Os agentes de trânsito da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) estarão no local para orientar motoristas e pedestres.

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Com os números da pandemia sob controle e com a vacinação contra o coronavírus avançando a cada dia, Salvador deu mais um passo na flexibilização das atividades econômicas. A partir desta sexta-feira (6) está liberada a realização de feiras, congressos e exposições, mediante o cumprimento de protocolos específicos para evitar a disseminação da Covid-19. As regras sanitárias podem ser conferidas no decreto nº 34.244, publicado no Diário Oficial do Município (DOM) de hoje. 

Dentre os principais itens, a realização de feiras, congressos, exposições e similares poderá ocorrer de segunda-feira a domingo, sem restrição de horário. A capacidade máxima de ocupação será de uma pessoa a cada 6 metros quadrados de área total do empreendimento, sempre respeitando o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre os presentes.

O uso de máscara é obrigatório para todas as pessoas durante o período em que estiverem nos ambientes e, no caso dos expositores, estes devem utilizar, adicionalmente, face-shield.

Avisos – O leiaute do local onde ocorrerão as atividades deve ser organizado com a designação de acessos específicos para entrada e saída dos frequentadores devendo, inclusive, ser estabelecido fluxos de circulação para evitar filas e aglomerações. Segue proibido, em qualquer momento, o uso de catracas, borboletas ou assemelhados.

Também é obrigatório afixar os protocolos geral e setorial e a capacidade máxima de pessoas simultâneas em locais visíveis ao público e próximos às entradas. O decreto exige, ainda, a colocação de aviso com a capacidade máxima específica de pessoas simultâneas em cada sala e salão, em suas respectivas entradas.

Limites – As feiras, congressos, exposições e similares deverão ter o menor tempo de duração possível, tanto em dias quanto em carga horária diária, devendo ser escalonados os horários de começo e fim. A ideia, com isso, é evitar inícios e términos simultâneos, reduzindo a quantidade de pessoas entrando e saindo ao mesmo tempo.

Ainda segundo o decreto municipal, deverá ser estabelecido um tempo limite máximo de visitação para cada frequentador. A realização de mais de uma feira, congresso, exposição ou similar, em um mesmo espaço, de forma simultânea, só poderá ocorrer em locais que permitam a completa separação destes eventos entre si, com acessos, entradas, saídas e áreas de circulação independentes para cada uma delas, observando-se a capacidade máxima de ocupação definida no protocolo.

Acesso – O controle de acesso aos estacionamentos deve ser realizado prioritariamente de forma automática ou com tickets descartáveis. Nos casos de utilização de cartões plásticos, estes deverão ser higienizados antes de serem recolocados nas catracas de entrada.

A venda de ingressos e a concessão de cortesias serão preferencialmente virtuais. Quando o acesso for gratuito é necessário fazer agendamento virtual.

Já a comercialização de ingressos poderá ser realizada desde que sejam colocados dispensadores de álcool 70% ao lado de cada bilheteria e haja separação por meio de barreiras físicas entre colaboradores, que deverão estar usando máscaras e face-shield.

O credenciamento dos expositores, palestrantes e todos os demais participantes deverá ser feito preferencialmente de forma prévia e virtual, evitando-se a distribuição de crachás e similares na entrada das salas ou salões.

Kits e refeições – Os materiais a serem distribuídos aos participantes deverão ser preferencialmente virtuais. No caso de materiais como blocos, canetas, folhetos, resumo de horários e quaisquer outros impressos, brindes, souvenirs e semelhantes, a entrega aos participantes só poderá ocorrer na forma de kits individualizados.

Quanto às refeições, recomenda-se a adoção de lanches previamente montados em embalagens individuais e protegidas com filme plástico. Os frequentadores e expositores não deverão circular pelas áreas dos estandes com produtos alimentícios. A alimentação dos frequentadores deve ser restrita a uma determinada área com este fim específico, observando o protocolo setorial para restaurantes, bares, lanchonetes e similares.

Nas salas e salões não poderá haver o serviço de fornecimento de alimentos e bebidas por garçons ou outros funcionários, mesmo para palestrantes e membros de mesas diretoras. As máscaras poderão ser retiradas somente nos momentos das refeições, com distanciamento mínimo de 2 metros entre as pessoas.

Áreas comuns – Os assentos em bancos, sofás, poltronas e afins dos espaços comuns devem respeitar o afastamento mínimo de 1,5 metro, com sinalização de restrição, devendo ser retirados ou isolados aqueles que não puderem ser utilizados. Todas as comunicações nas áreas comuns sobre higienização, distanciamento e demais medidas de redução dos riscos de contaminação deverão estar escritas, além de português, em inglês e espanhol.

 



 

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Em tempos de Olimpíadas, o sonho da conquista de uma medalha surge tanto em atletas dedicados integralmente ao esporte, quanto em aqueles que dividem os exercícios diários com a rotina de trabalho exercida em áreas de atuação diversas. Em Salvador, por exemplo, essa vida dupla é enfrentada por alguns agentes da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) que, em meio à árdua tarefa diária, mantendo a cidade limpa e funcional, ainda arrumam tempo para praticar esportes de alto rendimento.

Agente de limpeza por profissão e carateca por vocação, José Luís Santos, 27 anos, já pratica a modalidade há mais de uma década. "O amor pelo esporte começou aos 17 anos e, de lá para cá, tive oportunidade de disputar alguns campeonatos e obter diversas medalhas. Meu maior sonho é poder ter a oportunidade de disputar as olimpíadas”, explica.

Para ele, os valores e os ensinamentos que aprendeu durante a prática esportiva são extremamente importantes. “Com o caratê aprendi a ser mais disciplinado, mudar meu comportamento e respeitar ainda mais o próximo”, declara.

Santos atua como agente de limpeza há seis anos e, mesmo com a pandemia, consegue manter uma rotina regular de treinos em sua própria casa. Além do amor pelo esporte, ele ainda tem o desejo de dar aulas gratuitas, com o objetivo de oferecer mais oportunidades para os jovens da sua comunidade.

Maratona – Presente na Limpurb há cinco anos, Luciano Márcio dos Santos Carvalho, mais conhecido como “Gari atleta”, conquistou, no último domingo (20), o primeiro lugar com o tempo de 2h42m na maratona de 42km, ocorrida em Feira de Santana, distante 109 km de Salvador. “Para manter em dia o condicionamento físico, aproveito o horário de descanso no trabalho para treinar”, diz.

Em sua trajetória, o profissional obteve muitas vitórias em Salvador, sendo a principal em 2017, quando conquistou o primeiro lugar na meia maratona (21 km). No início deste ano, Luciano iniciou uma corrida em busca da realização de mais um sonho: a formação como profissional de educação física. Com o auxílio da esposa ele criou uma vaquinha virtual, com o objetivo de obter ajuda para custear as mensalidades da faculdade, conseguindo arrecadar, até o momento, o montante superior a 27 mil reais.

Judô – Já Robson Araújo Júnior, de 29 anos, divide a rotina como agente de limpeza e praticante de duas modalidades: o jiu-jitsu, há 15 anos, e o judô, no qual é faixa verde. Prestes a se tornar pai, ele contou que as Olimpíadas sempre despertam a vontade em seguir o esporte – o sonho atual é lutar em algum campeonato mundial, em etapas a serem realizadas no Rio de Janeiro, Las Vegas (EUA) e até mesmo Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. “Se eu vou, não sei, mas a vontade é grande. É o meu sonho ir e ganhar, para conseguir abrir depois um projeto social para crianças em situação de risco”, declarou.

  

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