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O servidor da Prefeitura de Salvador que deseja solicitar a aposentadoria em 2022 deve ficar atento às etapas e documentos solicitados, seguindo as orientações do Fundo Municipal de Previdência do Servidor (Fumpres). De acordo com o órgão, o passo a passo para solicitação da aposentadoria é dividido em quatro etapas. 

Inicialmente, o solicitante deverá ter em mãos todos os documentos necessários para fazer a solicitação. É preciso ter o documento de identificação com foto, no prazo de validade e com o registro do CPF; certidão de casamento e/ou nascimento, com emissão de até seis meses ou escritura pública ou sentença de reconhecimento de união estável, conforme o estado civil; possuir comprovante de residência com emissão de até 90 dias; ter em mãos declaração de bens ou de Imposto de Renda (IR) com recibo de entrega – em caso de isenção, o solicitante deverá apresentar uma declaração.

Ainda durante a etapa de documentação, o cidadão deverá reunir também a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) para o servidor que tenha ingressado como contratado celetista na Prefeitura e fez a opção pelo regime jurídico único, ou declaração de ausência, ou extravio/perda da CTPS; possuir certidão de benefícios junto ao INSS com emissão de até 30 dias; possuir a carta de concessão ao benefício para o servidor que possua benefício de aposentadoria ao INSS; e certidão de benefícios junto ao Estado da Bahia com emissão de até 30 dias. Também são exigidos o extrato previdenciário — CNIS com emissão de até 30 dias, certidão de tempo de contribuição do INSS e a certidão de tempo de contribuição de outros órgãos.

Passos seguintes – Após reunir a documentação necessária, o solicitante deverá comparecer até o Setor de Gestão de Pessoas (Segep) ou o Setor de Atendimento ao Público (Seate) do órgão onde atua para iniciar o processo de abertura da aposentadoria. Se preferir, também poderá realizar um requerimento diretamente no portal do segurado, através do site www.portal.previdencia.salvador.ba.gov.br/login .

Após a abertura do processo pelo portal do segurado, será gerado um número de protocolo. Em um prazo de até 30 dias, o segurado deverá comparecer ao Segep/Seate de sua unidade para apresentação dos documentos já reunidos.

Com o início do processo, este será encaminhado à Diretoria de Previdência para análise das documentações solicitadas. Caso as documentações estejam verificadas para legalidades do direito para concessão dos benefícios da aposentadoria, e a aprovação seja publicada no Diário Oficial do Município (DOM), o segurado estará aposentado. Caso a aprovação não tenha sido publicada no DOM, o solicitante deverá continuar trabalhando até que a publicação oficial seja divulgada.    

Caso o solicitante da aposentadoria tenha trabalhado no serviço privado, deverá anexar a certidão original de tempo de contribuição do INSS. O mesmo se aplica a servidores que tenham tempo de serviço público a outros órgãos, que ainda deverão anexar a certidão original de contribuição do respectivo órgão.

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A força-tarefa da Prefeitura de Salvador, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) e com o apoio da Polícia Militar, realizou 1.505 vistorias em estabelecimentos comerciais no último fim de semana (dias 14, 15 e 16). A intenção foi fiscalizar e orientar os donos dos estabelecimentos em relação às novas regras de enfrentamento à Covid-19.

Os agentes percorreram bares, restaurantes, casas de eventos e de shows, estádios de futebol, lanchonetes e padarias distribuídos por 64 bairros da cidade. Não foram encontradas irregularidades durante a ação.

A medida é fruto do decreto estadual publicado na última terça-feira (11), que intensifica medidas restritivas para conter a proliferação da Covid-19 ocorrida com o advento da variante ômicron. As fiscalizações também seguem decreto municipal publicado na última quarta-feira, que reduz a limitação de público (de cinco para três mil) em eventos sociais, infantis, culturais e esportivos.

De caráter educativo, a força-tarefa da Prefeitura mobiliza 120 agentes públicos para a operação, entre fiscais da Sedur e policiais militares, atuando diariamente em dois turnos. Há reforço das vistorias de quinta-feira a domingo, período de maior circulação de pessoas em bares e restaurantes.

Operação Sílere – No último final de semana, a Sedur também realizou vistorias em 136 bairros, como parte da Operação Sílere – integrada à Polícia Militar e de combate à poluição sonora na cidade. O órgão recebeu 559 denúncias no período com maior registro para os bairros da Pituba, Itapuã, Federação e Ribeira.  

Ao todo, foram apreendidos 56 equipamentos de som em Itapuã, Paripe, Periperi, Rio Sena, Nova Brasília de Itapuã, Massaranduba, Nova Brasília, Ribeira, Campinas de Pirajá, Fazenda Grande, Garcia, Pituaçu, Pau da Lima, Castelo Branco e Jaguaribe.

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Cento e quinze alunos participantes do projeto AfroEstima Salvador receberam, nesta segunda-feira (17), os certificados de conclusão das atividades e cursos ofertados no primeiro ciclo da iniciativa, ocorrido entre agosto e dezembro de 2021. A cerimônia ocorreu no Teatro Gregório de Mattos, no Centro, e contou com a presença do prefeito Bruno Reis, além dos titulares das secretarias de Cultura e Turismo (Secult), Fábio Mota, e Reparação (Semur), Ivete Sacramento.

Criado com o intuito de fortalecer a atividade do turismo sustentável, com ênfase na cultura local e na população negra, o AfroEstima integra o Plano de Ação para o Desenvolvimento do Turismo Étnico-Afro (TEA). As atividades, realizadas através da plataforma gratuita de capacitação e de mentorias para afroempreendedores organizada por Trilhas de Aprendizagem, envolveram 13 disciplinas, algumas definidas como técnicas, a exemplos de Marketing Digital, Gestão de Negócios e Empreendedorismo, além de temas considerados sociais como História, Cultura afro-brasileira e da diáspora e Liderança com foco na juventude negra. 

O prefeito destacou o fato de Salvador nunca ter lançado mão de maneira empreendedora do fato de ser a capital mais negra do Brasil. “Queremos atrair turistas e visitantes em busca da cultura, gastronomia, arquivo histórico e religioso e também da cultura afrobrasileira na Bahia, para que tenham a oportunidade de viver no berço de tanta cultura e tradição que tanto influenciou o baiano. E há muita gente ao redor do mundo interessada em conhecer este movimento diferenciado e rico como o nosso”.

Bruno Reis lembrou ainda da importância de fornecer meios de ação para o empreendedorismo étnico na capital baiana. “Só é possível combater as desigualdades investindo e oferecendo oportunidades. E o turismo étnico-afro é parte dessa estratégia. Estamos desenvolvendo diversas ações e contando com investimentos para fazer a cidade avançar”, salientou.

Conquista – No primeiro ciclo, as aulas do projeto tiveram disponibilizados conteúdos on-line e presencial nas localidades de Itapuã e Pelourinho. Em março, começam as aulas dos ciclos 2 e 3, estendendo-se para o Centro Histórico, Itapuã, Rio Vermelho e ilhas municipais.

A meta do projeto é capacitar no mínimo 1 mil afroempreendedores. O público-alvo é baianas, turbanteiras, trançadeiras, capoeiristas, artistas, designers e artesãos, griôs, em blocos afro e afoxés, terreiros, feirantes e ambulantes, produtores culturais, guias de turismo e em meios de hospedagem e agências, dentre todos os outros que compõem e fortalecem a cadeia do Turismo Étnico Afro da cidade. As inscrições estarão abertas, em breve, no site www. afroestimasalvador. com. br.

A baiana de acarajé Lindinalva Freitas, 62 anos, esteve entre os 100 alunos certificados. Ela conta que, embora esteja há duas décadas no ofício, pôde usufruir de novos aprendizados para pôr em prática no dia a dia e melhorar os serviços ofertados.

“Nunca houve uma atenção e uma iniciativa assim, com olhar delicado, para o empreendedorismo da cidade. Aprendi muita coisa, desde noções de atendimento ao cliente, marketing digital, gestão de negócios. Não tinha esses conhecimentos, nem coragem e estímulo para adquiri-los. Mas cursos ofertados pelo AfroEstima foram nota 10”, pontuou a quituteira, que trabalha na Avenida Centenário.

Para a designer de moda afro Josenice Salomão de Jesus, 52 anos, o projeto também foi uma oportunidade de ampliar a rede de contatos e de parceiros. “A capacitação foi muito boa não só para mim como para outros empreendedores que não sabiam mexer nas plataformas digitais e nem como se locomover diante desse novo cenário imposto pela pandemia. Hoje, vejo muitos colegas criando conteúdos digitais, propagandas no Canva e até sabendo como precificar corretamente seus produtos. Tudo isso também eleva nossa autoestima”, afirmou.

Titular da Semur, a secretária Ivete Sacramento ressalta a importância da iniciativa e convida empreendedores e futuros empresários a aderirem ao projeto. “Essa é uma iniciativa inédita do turismo voltada para pessoas afrodescendentes. Então, é preciso conclamar toda a comunidade afrodescendente para aproveitar esta oportunidade que a Prefeitura está oferecendo aos negros. É uma ação construída por negros e para negros. Estamos à disposição para acolhê-los”, destaca.

Execução – As ações do Plano de Ação para o Desenvolvimento do Turismo Étnico-Afro começaram a sair do papel em julho do ano passado, em um trabalho coordenado pelo Prodetur Salvador, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) e Secretaria Municipal de Reparação (Semur), com financiamento do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

"Nosso objetivo é transformar Salvador na grande capital afro do Brasil e das Américas, com capacitação e toda estrutura para divulgação e promoção deste destino para o Brasil e para o exterior. Vamos capacitar o trade baiano e brasileiro, para sermos o centro deste produto no Brasil e em todo o mundo”, explicou o secretário de Turismo, Fábio Mota.

Além do AfroEstima Salvador, foi lançado o projeto AfroBiz Salvador, um hub digital que conecta a indústria criativa afro da cidade a consumidores e investidores. Ela funciona como uma vitrine de negócio, aumentando a visibilidade de afroempreendedores e colaborando para a ideia de uma cadeia produtiva unificada. 

O cadastro na plataforma (www.afrobizsalvador.com.br) é gratuito. A estimativa é de que, até a primeira metade de 2022, 2,5 mil negócios já deverão estar cadastrados no AfroBiz. Além da plataforma, que funciona como um marketplace de afroempreendedores, a ação prevê a realização de três rodadas de negócios (duas nacionais e uma internacional) para quem estiver cadastrado na plataforma e com negócio já em estágio maduro para participar. 

A primeira rodada de negócios nacional acontecerá no dia 9 de março, contemplando 100 afroempreendedores que estarão em contato com um mínimo de 20 potenciais compradores de seus produtos e serviços. Ainda este mês, este grupo passará por uma oficina de treinamento para a primeira rodada, onde aprenderão técnicas para apresentar seus produtos, negociação, dentre outros conteúdos que fortaleçam sua participação no evento.

Mais ações – Até o final de 2022, outras três importantes ações estarão em execução: o Salvador Capital Afro,  grande movimento de projeção da cidade como destino afro das Américas, que se constitui em atos de políticas públicas, econômicos, educacionais e culturais, visando posicionar Salvador como um dos principais destinos de cultura afro do mundo, atraindo os olhares para a cidade; o Guia Black, ação que visa a organizar rotas turísticas interessantes na temática afro; e Baiana Legal, cujo objetivo é fortalecer o ofício das baianas de acarajé, mingau e receptivo através do fornecimento de equipamentos e indumentárias para seus pontos de venda.

No final de 2021, a Prefeitura realizou o primeiro censo das baianas, um grande mapeamento das profissionais e da atividade, organizando informações sobre sua atuação, necessidades e desafios, a fim de facilitar a criação de políticas públicas que busquem valorizar e fortalecê-las. Os resultados do levantamento serão divulgados até fevereiro. 

Participação – A construção do Plano de Ação para o Turismo Étnico-Afro de Salvador contou com uma metodologia participativa que envolveu mais de 600 pessoas, entre profissionais do turismo afro.

O plano apontou quatro necessidades fundamentais para se alcançar o objetivo desejado: fortalecer o grupo de afroempreendedores numa cadeia de valor unida e articulada; melhorar o nível de formação técnica e de gestão entre esses empreendedores; projetar a cidade como destino afro atrativo, autêntico e único nas Américas; e mapear e criar roteiros e experiências turísticas afrocentradas.

 

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Os candidatos deverão acessar o site: www.agendamentosemdec.salvador.ba.gov.br para agendar o atendimento a partir das 17h30 (Em caso de deficiência visual, os candidatos deverão entrar em contato pelo número: 3202-2005 para o agendamento) O atendimento está sendo realizado de forma híbrida: presencialmente e remotamente, via whatsapp; a escolha é no momento do agendamento.

Motorista de reboque

Ensino médio completo, 3 meses de experiência, CNH D, imprescindível experiência em reboque de veículos.

Salário: a combinar + benefícios

2 Vagas

Oficial de manutenção predial

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, imprescindível curso de Bombeiro Hidráulico.

Salário: 1.568,00 + benefícios

4 Vagas

Oficial de Rede

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: experiência com lançamento ou remoção de cabros de fibra ótica área ou subterrânea, identificação dos cabos, colocação de bape, equipagem de poste e adequação predial.

Salário: a combinar + benefícios

3 Vagas

Técnico instalador de internet FTTH

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: experiência com instalação, menutenção preventiva e corretiva na rede de internet cabeada (utp e fibra ótica) em ruas e condomínios, desejável CNH B e conhecimento em montagem de conector de campo, Power meter e clivagem, utp e fibra óptica, imprescindível habilidade em trabalhar em altura, curso de NR10 E NR35.

Salário: a combinar + benefícios

8 Vagas

Suporte Técnico ao Usuário

Ensino Superior cursando TI o áreas afins (estar cursando a partir 3º semestre a noite), 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: conhecimento em redes, conhecimento em Mikrotik, conhecimentos Ferramentas de monitoramento.

Salário: a combinar + benefícios

15 Vagas

Pedreiro (Vaga temporária de 30 dias)

Ensino fundamental completo, 3 meses de experiência.

Salário: a combinar + benefícios

15 Vagas

Carpinteiro (Vaga temporária de 30 dias)

Ensino fundamental completo, 3 meses de experiência.

Salário: a combinar + benefícios

2 Vagas

Vendedor interno

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, imprescindível vivência com materiais esportivos.

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Operador de Caixa

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, imprescindível vivência com materiais esportivos.

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Operador de Telemarketing (estágio)

Ensino Superior incompleto em Administração ou áreas afins (estar cursando a partir do 2º semestre a noite), sem experiência, imprescindível Conhecimento com Pacote Office.

Bolsa: 700,00 + benefícios

4 Vagas

Operador de Caixa

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: experiência recente como Caixa somente nas seguintes áreas: Famácia, Padaria, Lanchonete e Loja, ter disponibilidade de horário e para trabalhar em Ondina.

Salário: a combinar + benefícios

2 Vagas

Atendente de loja

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, imprescindível vivência com reposição de mercadorias.

Salário: 1.212,00 + benefícios

1 Vaga

Repositor de Mercearia

Ensino médio completo, 6 meses de experiência recente, ter disponibilidade de horário e para trabalhar em Stella Maris.

Salário: a combinar + benefícios

3 Vagas

Repositor de Frios

Ensino médio completo, 6 meses de experiência recente, ter disponibilidade de horário e para trabalhar em Stella Maris.

Salário: a combinar + benefícios

3 Vagas

Operador Telemarketing especializado

Ensino médio completo, sem experiência, desejável habilidade para realizar negociações e transações bancárias, requisitos imprescindíveis: Conhecimento de Informática e redes sociais.

Salário: a combinar + benefícios

50 Vagas

Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo

Ensino médio completo, sem experiência, requisitos imprescindíveis: Conhecimento de Informática, redes sociais e habilidade com vendas.

Salário: a combinar + benefícios

50 Vagas

Técnico de Fibra Ótica

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, CNH B.

Salário: a combinar + benefícios

2 Vagas

Vendedor porta a porta

Ensino médio completo, 3 meses de experiência, imprescindível boa comunicação e perfil de vendas.

Salário: 1.515.43 + benefícios

4 Vagas

Cozinheiro de restaurante

Ensino médio completo, 6 meses de experiência.

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Coordenador Administrativo de Bar e Restaurante

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisito imprescindível experiência no ramo de bar e restaurante.

Salário: 1.985,67 + benefícios

1 Vaga

Cumin

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, desejável residir em Barra e adjacências.

Salário: a combinar + benefícios

2 Vagas

Cozinheiro de Restaurante

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, desejável residir em Barra e adjacências.

Salário: a combinar + benefícios

2 Vagas

Barman

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, desejável residir em Barra e adjacências.

Salário: a combinar + benefícios

2 Vagas

Maitre

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, desejável residir em Barra e adjacências.

Salário: a combinar + benefícios

2 Vagas

Emendador de Cabo de Fibra Ótica

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: informática básica, conhecimento com redes e manutenção de computadores, tecnologia e meios de transmissão (cabos trançados, fibra ótica e roteadores), CNH B.

Salário: 1.236,00 + benefícios

20 Vagas

Instalador de Telecomunicações

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, informática básica, conhecimento com tecnologia e meios de transmissão de acesso (cabos trançados, coaxial e fibra ótica), Redes e manutenção de computadores, CNH A/B

Salário: 1.236,00 + benefícios

50 Vagas

Auxiliar de limpeza (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, 6 meses de experiência,

Salário: 1,212,00 + benefícios

2 Vagas

Técnico em Enfermagem (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, sem experiência.

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Técnico em Enfermagem (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, sem experiência.

Salário: a combinar + benefícios

2 Vagas

Agente de Portaria (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, 6 meses de experiência.

Salário: 1.128,33 + benefícios

2 Vagas

Auxiliar de Limpeza (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, 6 meses de experiência

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Copeiro (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, 6 meses de experiência.

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

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Para garantir a segurança sanitária da população em situação de vulnerabilidade, nesta sexta-feira (14), os restaurantes populares de Pau da Lima e São Tomé de Paripe, administrados pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), voltaram a fornecer as refeições através da distribuição de quentinhas. Os usuários das unidades aprovaram a medida, que tem a finalidade de conter o aumento do número de casos de Covid-19 e surtos gripais. 

Frequentador assíduo da unidade de Pau da Lima, Antônio Carlos Dória, de 75 anos, disse se sentir mais seguro com este tipo de distribuição. "Nesse momento, a entrega das quentinhas é boa para usuários e funcionários. Evita que as pessoas tirem as máscaras e todos fiquem menos vulneráveis. Infelizmente, a situação está piorando, as doenças estão aí e precisamos nos cuidar. Quanto mais distante estivermos, mais seguro estaremos", defendeu.

Desempregado, Robson Pedro Souza, de 48 anos, também avaliou de forma positiva a medida. "A entrega das quentinhas diminui a possibilidade de aglomeração. A circulação é mais rápida, a gente pega o alimento, leva para casa e cada um come reservadamente. Ainda possibilita que a comida seja dividida entre o almoço e a janta”, explicou.  

Souza lembrou que existem pessoas que só têm essa alimentação diária, e para ele, poder fracionar é melhor, além de evitar o contato com indivíduos doentes. “Para almoçar aqui, é inevitável que a gente tire as máscaras e nesse momento é um risco”, admitiu.

Cuidado – O secretário de Promoção Social e Combate à Pobreza e Promoção Social, Kiki Bispo, destacou a necessidade de criar medidas para a proteção do público que utiliza os serviços da pasta. “Nosso objetivo é garantir o alimento e a saúde dos usuários, que utilizam diariamente as duas unidades. Continuaremos dando todo o suporte, para garantir a segurança alimentar das pessoas, para que consigam superar esse momento delicado que estamos passando”, disse.

O coordenador do Restaurante Popular de Pau da Lima, Rogério Oliveira, falou que a medida traz mais segurança para todos os envolvidos. "Nesse momento, em que os índices de contaminação estão altos, qualquer ação que possa diminuir o contágio é necessária. A volta da quentinha dinamiza o processo da entrega. As pessoas retornam mais rápido para casa e ficam menos tempo dentro da unidade. Dessa forma é mais seguro para os usuários e funcionários", concluiu.

 

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Prefeitura oferece 20 vagas para curso gratuito de Montador de Sistemas Fotovoltaicos

Em 2021 houve um aumento de 63% do uso da energia solar fotovoltaica em Salvador. Esse número vem acompanhado de uma maior procura por profissionais que atuam na área. Segundo a Associação Brasileira de Energia Fotovoltaica (ABSOLAR), o setor solar já trouxe mais de 650 empregos à capital baiana e os números devem acelerar ainda mais neste ano por força do programa Salvador Solar, lançado em outubro de 2021 pela Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis).

Uma das ações do programa é o desconto de 60% no imposto de serviço para a instalação das placas fotovoltaicas. Outra iniciativa é o IPTU Amarelo, que oferece descontos de até 10% no Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU). A iniciativa viu seu número de cadastrados saltar de 32 residências para 74 em 2021 – dados que representam 131% de crescimento.

“Em meio a um cenário de crise ambiental e energética que atravessa o país, a energia fotovoltaica é uma ótima alternativa em termos sustentáveis e financeiros. Diante disso, o programa Salvador Solar vem lançando incentivos fiscais para atrair e facilitar o acesso da população e de empresas ao uso da energia solar fotovoltaica em nosso município”, pontuou a titular da Secis, Edna França.

Outra ação que também faz parte do programa é o Mapa Solar. A ferramenta permite que qualquer cidadão consiga identificar o potencial energético de sua edificação. O acesso ao serviço é gratuito e pode ser feito através do endereço geo. salvador. ba. gov. br/ solar/ .

Capacitação – Através de uma iniciativa da Secis e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Renda (Semdec), em parceria com a Trecon, empresa especializada em treinamento e manutenção no setor elétrico, a Prefeitura vai oferecer 20 vagas para o curso gratuito de Montador de Sistemas Fotovoltaicos. A ação acontecerá por meio do Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm), com o Programa Treinar para Empregar.

A capacitação inicia no próximo dia 24 e tem duração até 1º de abril, com carga horária de 120 horas de maneira presencial. Os interessados em participar devem ter no mínimo 18 anos e Ensino Médio incompleto. Para saber mais detalhes basta acessar o site www.simm.salvador.ba.gov.br .

O setor de Energia Renovável tem se tornado cada vez mais promissor na geração de emprego e renda, com destaque para a fonte solar que vem liderando o ranking mundial. "Voltado para o aumento da empregabilidade por meio da qualificação, o Treinar para Empregar, que vai oferecer o curso para montador de sistemas fotovoltaicos, acompanha a tendência da economia de Salvador", ressalta a secretária da Semdec, Mila Paes.

De acordo com Umaraci Nascimento, sócio-administrador da Trecon, empresa responsável pelo curso, a capacitação vai ser com 50% teoria, envolvendo apostilas e apresentações, e 50% prática, onde os alunos serão colocados em situações do cotidiano para aplicar o que foi aprendido durante as aulas teóricas.

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A Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis), inaugurou, nesta sexta-feira (14), mais uma horta comunitária de Salvador. Dessa vez, a Associação Baiana de Reabilitação e Educação (Abre), em Vila Laura, foi contemplada com o projeto, que já soma 63 unidades na capital. 

Com a nova horta, uma área de 99 m², antes inutilizada, se transformou em um espaço para cultivo de 112 mudas de hortaliças e 28 de ervas medicinais. Na Abre foram plantadas mudas de cebolinha, coentro, amora, alface roxo, manjericão, alho poró, tomate, salsa, menta, alecrim e arruda.

O projeto tem como finalidade proporcionar maior convivência social, além do incentivo à alimentação saudável e ao contato com a terra, aliado à implementação de mais espaços verdes na cidade. Segundo a secretária da Secis, Edna França, o trabalho tem trazido para as comunidades um retorno muito positivo, principalmente no que se refere à integração das pessoas, como também no desenvolvimento das ações ambientais, junto com as famílias. 

“É com muita alegria que abrimos o ano fazendo parceria com essa associação, que realiza um trabalho tão importante. É uma ação que vai integrar as crianças, possibilitando o desenvolvimento e a reabilitação, através de mais um espaço lúdico e de socialização”, afirmou a gestora.  

Estímulo – A Abre tem como finalidade prestar assistência às pessoas com deficiência intelectual e suas comorbidades. No local, são atendidas 312 crianças, de segunda a quinta-feira. A instituição conta com uma equipe multi e transdisciplinar, composta por médicos especialistas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais, pedagogos, psicopedagogos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e educadores físicos.

A coordenadora pedagógica da instituição, Roberta Costa, destacou a importância da ação. “A horta tem um papel de grande valia. O cultivo das plantas vai beneficiar as famílias. A implantação da horta vai trazer vários benefícios, desde a alimentação até o processo socioeducativo”, afirmou. 

Segundo Roberta, uma equipe multidisciplinar vai trabalhar a importância de preservar a natureza, a questão da alimentação saudável e principalmente da conservação do meio ambiente. “Com a colheita o custo será menor, além de do alimento saudável, sem agrotóxicos, com hortaliças orgânicas, plantadas por pelas próprias famílias.”

Ao plantar uma muda de coentro, Maria Eduarda Santos, de 10 anos, falou sobre a felicidade de ver o espaço modificado. "Neste lugar não tinha nada, agora estamos plantando temperos, que vão ser utilizados para fazer nosso alimento. Eu achei a ideia muito legal, ter o contato com a terra também me deixou feliz. Eu nunca tinha plantado nada na minha vida, e agora posso plantar e depois comer”, festejou. 

 

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A Prefeitura de Salvador, através da força-tarefa coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e com apoio da Polícia Militar, está orientando bares e restaurantes sobre a exigência do passaporte de vacina para ingresso do público nos estabelecimentos. A medida é fruto do decreto estadual publicado na última terça-feira (11), que intensifica medidas restritivas para conter a proliferação da Covid-19 ocorrida com o advento da variante ômicron.

Os clientes devem apresentar o cartão da vacina físico ou a versão digital, disponível nos aplicativos ConectSUS e Carteira de Vacinação Digital (CVD), demonstrando que receberam ao menos duas doses ou a dose única do imunizante contra o coronavírus. Nesta quinta-feira (13), 85 bares e restaurantes foram vistoriados em 12 bairros da cidade, dentre eles Barra, Rio Vermelho, Itapuã, Bonfim, Pituba, Itaigara e Ribeira.

O coordenador de fiscalização da Sedur, Everaldo Freitas, detalhou as vistorias da pasta nesta nova fase. “A força-tarefa já está há dois anos fiscalizando condições de higienização dos espaços, como a disponibilidade de álcool em gel, bem como o uso de máscara e de luvas para a manipulação de alimentos durante a pandemia. Com o alastramento recente das infecções, incluímos a verificação do passaporte da vacina em bares, restaurantes, teatros, cinemas, parques e estádios, conforme o decreto estadual”, informou.

Freitas acrescentou que a força-tarefa, de caráter educativo, mobiliza 120 agentes públicos para sua operação, entre fiscais da Sedur e policiais militares, atuando diariamente em dois turnos. Há reforço das vistorias de quinta-feira a domingo, período de maior circulação de pessoas em bares e restaurantes.

Avaliação – Igor Bispo, 35 anos, gerente de um boteco localizado na Pituba, avaliou como pertinente a ação da Sedur. “Esta iniciativa é muito positiva para que não tenhamos de reviver as restrições mais duras do passado, para que possamos seguir trabalhando e para que as pessoas se vacinem em maior número. Desde ontem, estamos cobrando o passaporte da vacina, com o decreto estadual impresso na portaria do estabelecimento”, comentou.

Gabriel Amorim, 32, advogado, também considerou positiva a ação de vistoria. “Acho válido. Tem que ter fiscalização, principalmente nos ambientes fechados. Estimula as pessoas a buscarem a vacina e há a comprovação de que isso reduz e muito os danos da pandemia”, concluiu.

 

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Salvador passa a contar com mais um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) totalmente requalificado. Desta vez, a unidade beneficiada foi a do Nordeste/Lucaia, que terá capacidade para acolher 5 mil famílias em situação de vulnerabilidade, oferecendo atendimentos psicossociais e acesso a diversos serviços públicos. A entrega do equipamento foi feita pelo prefeito Bruno Reis, pela vice e secretária de Governo (Segov), Ana Paula Matos, e pelo titular da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), Kiki Bispo, nesta sexta-feira (14).

Bruno Reis lembrou que esta é a primeira vez que o Cras Nordeste/Lucaia passa a ter uma sede própria. “Esta unidade sempre esteve associada a outras estruturas municipais. Agora, as famílias da região passam a ter um local central de atendimento e uma porta de entrada para os serviços da Prefeitura, a exemplo de benefícios eventuais, como o Aluguel Social, e diversos outros serviços de fortalecimento de vínculos”.

Localizado na Rua Lucaia, 68, Rio Vermelho, a nova sede funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e abrangerá as áreas de Amaralina, Vila Matos, Chapada do Rio Vermelho, Santa Cruz, Nordeste de Amaralina e Vale das Pedrinhas. O espaço possui recepção, sala para Cadastro Único, cinco salas de atendimentos, duas salas multiuso, um espaço de convivência, sala de coordenação, três sanitários, um almoxarifado, um depósito e uma copa.

O prefeito acrescentou que, em apenas em um ano de gestão, a capital baiana já soma quatro novos centros de referências e que outros três estão previstos para serem entregues este ano. “Dos 28 Cras, chegaremos a 17 requalificados dentro dos recursos de financiamento junto ao Banco Mundial. As demais 11 estruturas, além dos sete Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) da cidade, serão requalificadas dentro de um modelo padrão que iremos adotar. Com isso, iremos ampliar nossa capacidade de atendimento, posicionando melhor as estruturas e oferecendo espaços com muito mais conforto e qualidade”, frisou.

“Desde o início da pandemia, a Prefeitura não tem poupado esforços para oferta de benefícios sociais da cidade. A intenção é seguir avançando para favorecer a população que necessita desses serviços. Aqui está sendo entregue hoje uma unidade nova, equipada com profissionais qualificados para dar suporte a essas famílias”, pontuou o secretário Kiki Bispo.

Auxílio Brasil – Bruno Reis chamou atenção para o número de beneficiários do Auxílio Brasil em Salvador. A folha de pagamento deste mês de janeiro indica que a cidade receberá R$ 40 milhões para serem distribuídos a mais de 220 mil famílias em situação de pobreza e extrema pobreza.

“Pela primeira vez na história da cidade chegamos a um número tão elevado dos programas Bolsa Família e Auxílio Brasil. Os números mostram o quanto a cidade empobreceu e o quanto as famílias estão passando dificuldades”, afirmou. O gestor acrescentou que a Prefeitura ainda incluirá mais 34 mil novos beneficiários no Auxílio Brasil. Os recursos do programa minimizarão os impactos sociais e econômicos da população, além de estimular a economia local.

Atuação – Os Cras da capital baiana colocam em prática ações do Programa de Atenção Integral à Família (Paif), através de serviços de acolhimento, acompanhamento sociofamiliar; atividades socioeducativas com famílias no contexto comunitário, com serviços como atendimentos individuais e coletivos; visitas domiciliares e institucionais; e encaminhamentos à rede socioassistencial.

Além disso, realizam oficinas de convivência e de trabalho socioeducativo; incentivo à geração de trabalho e renda, através de capacitação e intermediação de mão de obra; articulação e fortalecimento de grupos sociais locais; orientações, entre outros. Agora, também cadastra e inclui famílias no benefício social Auxílio Brasil.

O público-alvo atendido é famílias e indivíduos que estejam em situação de vulnerabilidade social (extrema pobreza e pobreza); privação (ausência de renda, acesso precário ou nulo aos serviços públicos) e fragilização de vínculos afetivos (discriminação etária, étnicas, de gênero ou por deficiência).

Balanço – Com a entrega do Cras Nordeste/Lucaia, Salvador passa a ter 14 unidades requalificadas nos últimos anos. As demais estão situadas nas regiões de Cajazeiras, Calabetão, Fazenda Grande do Retiro, Bairro da Paz, Itapuã, Lagoa da Paixão, Nova Esperança/Ceasa, São Cristóvão, Itapagipe, Paripe, Brotas, Castelo Branco e Lobato.

No total, a Prefeitura investiu um total de R$10 milhões na renovação dos espaços, que fazem parte do projeto Salvador Social, criado a partir da parceria entre o Banco Mundial e a administração municipal, através da Sempre.

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