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O Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta terça-feira (8), é marcado por um conjunto de ações realizadas pela Prefeitura de Salvador em prol do público feminino. Uma das iniciativas é a Caravana da Mulher, que acontece na Rua Vinte e Quatro de Fevereiro, em Nazaré, cuja abertura contou com as presenças do prefeito Bruno Reis e da vice, Ana Paula Matos, além de gestoras municipais. Na ocasião, também foram apresentadas duas ações instituições do Município: a instituição do Programa Alerta Salvador como política pública e a criação do Observatório Municipal de Combate à Violência contra a Mulher.

O prefeito ressaltou a importância das ações oferecidas na Caravana da Mulher, além de todas as atividades implementadas pela Prefeitura durante este mês de março e ao longo do ano. "Começamos a qualificar e preparar as mulheres de nossa cidade para se inserir neste mercado onde, com certeza, também serão protagonistas. Também trazemos outras atividades de cuidado e proteção. E para isso, as mulheres da Prefeitura, cada uma em sua área de atuação, fazem algo para contribuir e desempenhar um bom papel e, assim, ajudam a mudar a vida de outras mulheres de Salvador", declarou Bruno Reis.

Homenagem – Durante a cerimônia, o prefeito Bruno Reis relembrou a necessidade de garantir às mulheres o respeito e a igualdade de direitos. "Esse 8 de março é importante também para reverenciar e chamar atenção para diversos aspectos, preconceitos e para o tratamento desigual que muitas mulheres ainda sofrem sozinhas redor do mundo. Ainda há muita violência e discriminação no campo profissional - hoje, uma notícia trouxe o fato de que, a cada dez mulheres que retornam da licença-maternidade, quatro são demitidas", disse.

O gestor também aproveitou para homenagear as mulheres que ocupam a maioria dos cargos de chefia, nas diversas pastas que compõem o secretariado municipal. "O que era uma aposta, após 14 meses, virou uma certeza, e só tenho a agradecer o apoio de todas vocês. Neste tempo de gestão, cada uma brilhou em sua área", completou Reis. 

Na esteira das homenagens, a vice-prefeita e secretária de Governo (Segov), Ana Paula Mattos, destacou a influência positiva e a importância da força da mulher para o andamento dos trabalhos na gestão municipal. "O maior legado da última gestão, que segue nesta, é o acesso às políticas públicas de promoção social, de fomento à saúde, o emprego e a renda. Salvador possui cerca de 60% de residências chefiadas por mulheres, e é com amor, sororidade e união que Salvador desponta para o mundo. Temos a força da mulher e, neste mundo desafiador, com pandemia e guerras, podemos ensinar amor e união a este mundo, tornando-o um lugar melhor para morar". 

Com atividades até às 14h desta terça-feira, a Caravana da Mulher oferece serviços como atualização do CadÚnico; confecção do cartão SUS; inscrição no programa Primeiro Passo; vagas de emprego via Simm Mulher; inscrição no Minha Casa Minha Vida; atendimento à mulher em situação de violência doméstica; atendimento médico; atendimento odontológico; marcação de mamografia; teste rápido para HIV, hepatites e sífilis.

Além disso, o público feminino também recebe orientação nutricional; antropometria; orientações da Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon); espaço de beleza com corte de cabelo, análise capilar, esmaltação, limpeza de pele, maquiagem e massagem; Espaço Kids, com pintura facial infantil, fantoches, brincadeiras, oficina de monotipia; além de oficinas de prevenção à violência doméstica, como montar currículo, ações do Empreendaê Jovem, comportamento em entrevista de emprego e montagem de horta em casa.

Iraci Franco de Almeida, moradora de Sussuarana, aproveitou a ação para resolver algumas pendências na Caravana da Mulher. Ela afirmou que ter acesso a serviços tão importantes é, de fato, um presente neste Dia das Mulheres.  "Quando soube do evento, vi que era a oportunidade de organizar minha vida. Vim atualizar meu cartão do SUS, buscar um atendimento odontológico e procurar por uma vaga de emprego. É muito bom poder fazer tudo isso em um só lugar", comemorou.

Demais ações – Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), o programa “Alerta Salvador – Juntos pela Erradicação da Violência contra a Mulher” torna-se uma ação de política pública municipal, com previsão obrigatória de ações integradas para a erradicação da violência contra a mulher. A iniciativa entra em vigor em conjunto com a criação do Observatório Municipal da Violência contra a Mulher de Salvador. 

São eixos de ações do programa a educação de mulheres, homens, meninas e meninos sobre a violência doméstica contra a mulher e o fomento do respeito às mulheres. Também visa identificar e diagnosticar situações de violência doméstica contra a mulher; referenciar, atender, orientar e acompanhar mulheres vítimas de violência doméstica, bem como encaminhá-las à rede de enfrentamento à violência doméstica da capital baiana; acolher mulheres vítimas de violência doméstica e oferecer orientação quanto à assistência psicológica, jurídica e social a essas pessoas. 

Estão previstas ainda ações de prevenção, conscientização, ampliação das denúncias e transformação social relacionadas à erradicação da violência doméstica contra a mulher. Além disso, o programa prevê capacitações de pontos focais em órgãos públicos ou estabelecimentos privados, capacitação da população por meio de palestras, seminários, webinários, fóruns, campanhas e outras ações educativas relativas à violência doméstica ou à promoção de autoestima e autocuidado da mulher, com estímulo à autoidentificação da violência, a partir da aplicação e conhecimento sobre o instrumento do "violentômetro" e da aplicação e conhecimento sobre o instrumento do “Ei, Moça”, que deve alertar sobre a violência doméstica contra a mulher em banheiros públicos femininos.

Outro ponto da iniciativa é o direcionamento da mulher para os Centros de Referência de Atenção à Mulher (Crams), bem como outro órgão da rede referenciada –, de acordo com o fluxograma específico de atenção à mulher e do formulário de acompanhamento físico ou virtual, com aplicação do formulário de diagnóstico, por equipe técnica responsável, dentre outras atividades.

 

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A Secretaria da Fazenda de Salvador (Sefaz) recebeu, na manhã desta segunda-feira (7), a Comissão de Orçamento e Finanças da Câmara de Vereadores e representantes dos contribuintes para discutir o IPTU. Como resultado da reunião, a pasta ampliou o número de balcões de atendimento voltados para dúvidas sobre o imposto. Além dos seis guichês já existentes para atender a esta demanda, mais dois balcões exclusivos foram disponibilizados para depuração cadastral. A novidade entrou em vigor nesta segunda-feira (7).

Durante o encontro, a titular da Sefaz, Giovanna Victer, ponderou sobre a necessidade de fortalecer o diálogo entre o Executivo, a Câmara Municipal e a sociedade civil sobre o IPTU de Salvador. De acordo com a gestora, o debate sobre a isonomia do imposto é urgente, mas precisa ser feito com cautela, para evitar grandes impactos à população.

“Vamos construir um futuro sustentável para essa cidade do ponto de vista financeiro, sem ‘cavalo de pau’ para ninguém, de uma forma responsável, com uma transição suave, para que não haja traumas. Todo mundo quer previsibilidade, quer paz e diálogo. Estamos trabalhando, tentando buscar uma solução que gere o menor impacto para o menor número de pessoas, sem subestimar as questões individuais”, afirmou.

Novos guichês – O funcionamento dos novos guichês contará com a orientação de técnicos do setor de Cadastro Imobiliário, para garantir que o atendimento seja ainda mais direcionado, com condições de atender com clareza as dúvidas dos contribuintes. A Sefaz realiza atendimentos na sede da Sefaz, na Rua das Vassouras, 1, Centro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

Além disso, o contribuinte também pode procurar a secretaria através do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  ou pela nova central de atendimento telefônica pelo número (71) 3202-8200. A pasta também disponibiliza serviços on-line por meio do site www.sefaz.salvador.ba.gov.br  .

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Os candidatos deverão acessar o site: www.agendamentosemdec.salvador.ba.gov.br para agendar o atendimento a partir das 17h30. (Em caso de deficiência visual, os candidatos deverão entrar em contato pelo número: 3202-2005 para o agendamento) O atendimento está sendo realizado de forma híbrida: presencialmente e remotamente, via whatsapp; a escolha é no momento do agendamento.

Porteiro ( vaga temporária de 90 dias )

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, imprescindível experiência em CFTV, vaga zoneada para moradores de Lauro de Freitas e região. vaga zoneada para moradores de Lauro de Freitas e região

Salário: 1.200,00 + benefícios

1 Vaga

Técnico de conserto e manutenção de  Equipamentos Médicos

Ensino médio completo, 6 meses de experiência.

Salário: 2.650,00 + benefícios

1 Vaga

Maqueiro ( vaga exclusiva para pessoas com deficiência )

Ensino médio completo, 3 meses de experiência.

Salário: 1.215,82 + benefícios

3 Vagas

Atendente de Fatiados

Ensino médio completo, 6 meses de experiência recente, requisitos imprescindíveis: Ter disponibilidade de horário, conhecimento conhecimento com queijos finos 

Salário: a combinar + benefícios

3 Vagas

Preparador de veículos

Ensino fundamental completo, 6 meses de experiência, disponibilidade para trabalhar em Lauro de Freitas.

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Polidor de veículos 

Ensino fundamental completo, 6 meses de experiência, disponibilidade para trabalhar em Lauro de Freitas.

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Auxiliar de jardinagem 

Ensino fundamental completo, 6 meses de experiência, ter fácil acesso a região da Barra.

Salário:  1.212,00 + benefícios

1 Vaga 

Encanador

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, imprescindível curso técnico na área.

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Técnico em Eletromecânica ( estágio)

Ensino técnico em Eletromecânica incompleto (estar cursando a noite), sem experiência

Bolsa: 700,00 + benefícios

2 Vagas

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“Mind the Gap” é o título do curta-metragem produzido por estudantes do Ensino Fundamental II, da Escola Municipal Joir Brasileiro, em Brotas. A obra audiovisual conta a história de crianças de rua, que ganham a oportunidade de fazer um curso de inglês. 

O vídeo foi premiado com Menção Honrosa pelo júri oficial e Melhor Filme, na 15ª edição do Festival de Cinema Visões Periféricas, da mostra Visorama. Além do troféu, foi sorteada entre o grupo de atores uma bolsa do curso on-line de Produção de Conteúdo para Internet, na Academia Internacional de Cinema.

O filme foi encenado pelos alunos Richard Salinas, Beatriz Oliveira, Caio Rabello, Wesley Borges e Joanderson Souza da Boa Hora, sob a supervisão da professora de Inglês Conceição Rodrigues. A atividade é fruto do curso 3A Social – Aprendizagem Audiovisual Aplicada.

A narrativa propõe a reflexão sobre a urgência de uma educação de qualidade, que garanta acesso à aprendizagem inclusiva e equitativa para todos, em concordância com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº 4 da ONU.

Protagonismo – O filme, além de abordar o ensino da língua estrangeira, chama atenção para as desigualdades. “Com um smartphone foi possível produzir um curta de impacto social, provocando momentos de reflexões, não apenas relacionados ao ensino do idioma, mas à educação como um todo. O protagonismo dos alunos da escola também é revelado na produção do trabalho”, conta a professora Conceição Rodrigues.

O curso, oferecido especificamente para professores de escolas públicas, foi criado e desenvolvido por Jordan Mendes, fundador e diretor executivo do Centro de Aprendizagem de Impacto Social – Cais Impactaê. A proposta era que os professores passassem por um processo de formação, desenvolvendo uma série de habilidades, conhecendo na prática algumas abordagens pedagógicas mais contemporâneas.

Janela – Jordan explica que a ideia era fazer um filme com estudantes na escola, entrelaçado ao processo de aprendizagem formal da disciplina que o professor estivesse trabalhando. “Na época, Conceição se inscreveu entre outros professores de cidades diferentes. Mesmo com a pandemia, o filme foi concluído e está reverberando”, festejou.

O estudante Caio Rabello Fermiano das Virgens ganhou no sorteio a bolsa de estudos, mas ainda não sabe se seguirá a carreira no cinema. Ele prefere não descartar a ideia, mas ficou muito contente com a possibilidade de aprender mais. “Gostei muito de fazer o filme, fiquei feliz com a bolsa de estudos, porque nunca ganhei prêmios assim. Não é uma prioridade seguir nessa área, mas é uma janela que pretendo manter aberta”, afirmou.

Para assistir ao filme e mais informações basta acessar os links https://imaginariodigital.org.br/visoes-perifericas/2022 e https://lkt.bio/caisimpactae .

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A Escola Municipal Presidente Castelo Branco, no bairro do Uruguai, recebeu, na manhã desta segunda-feira (7), a primeira palestra do programa Cidadão no Trânsito. A atividade é promovida pela Gerência de Educação para o Trânsito (Gedut), da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador). 

Na ocasião, alunos dos grupos 2 e 4 da Educação Infantil assistiram a vídeos educativos e a um teatro de fantoches, com as pedagodas da Gedut, Luzia Reis e Marluzi Carvalho. Os 25 alunos, com idade entre 2 e 5 anos, observaram atentamente e interagiram com o material educativo, com muitos sorrisos e palmas. 

Segundo a pedagoga da Transalvador, Marluzi Carvalho, o programa trabalha a capacidade de entendimento da criança, aguçada pela curiosidade. “Falamos sobre a cadeirinha, travessia de pedestres, uso do celular, sobre os pais evitarem beber e dirigir, buscando uma forma lúdica, com teatrinho, música, dança e brincadeira”, explicou.

A diretora da escola, Fabiana Paiva, defendeu a educação infantil para o trânsito na infância. “É nessa idade que a criança percebe os valores para se tornar um cidadão, aprende a conviver em sociedade e a respeitar o outro. Os problemas no trânsito são cada vez mais crescentes, então o momento ideal é para começar é na infância”. 

Dinâmica – De acordo com a gerente de Educação de Trânsito da Transalvador, Mirian Bastos, o programa é dividido em ações operacionais, que orientam pais e crianças sobre regras no trânsito; na promoção de eventos, como o concurso de desenhos infantis, chancelado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Unesco, bem como o projeto Embaixadores do Trânsito. Neste último, as crianças eleitas para a função têm a oportunidade de visitar a sede da Transalvador, nos Barris.

O terceiro eixo está focado em ciclos de palestras lúdico-pedagógicas dentro das escolas, onde é adotada uma abordagem interativa e personalizada, de acordo com os perfis da turma e da área escolar, considerando, por exemplo, se o entorno da escola é tranquilo ou se é um “polo gerador de tráfego”, explicou a gerente.

A iniciativa estima atender este ano 300 escolas das redes pública e privada, além de organizações da sociedade civil com finalidade educativa, sediadas na capital baiana. Nesta terça-feira (8) e quarta-feira (9), às 14h, o Cidadão no Trânsito estará na Escola Ademir Adonai, em Brotas. Já no dia 15, às 10h, será a vez da Escola Municipal Almerinda Costa, no Uruguai, ser contemplada com a palestra do programa.

Inscrições – A atividade é gratuita e pode ser incluída no projeto pedagógico da instituição de ensino beneficiada, reforçando o conteúdo de educação no trânsito. O programa já tem palestras agendadas em escolas até setembro. As instituições interessadas devem enviar ofício para o e-mail gedutedu@ salvador. ba. gov. br, ou solicitar por meio do telefone (71) 3202-9163.

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A Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador (Secult), promoverá a primeira rodada de negócios do Plano de Desenvolvimento Étnico-Afro da cidade, no próximo mês. O evento está marcado para esta quarta-feira (9), na Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), no Stiep, e será uma oportunidade para que mais de 100 afroempreendedores inscritos na plataforma AfroBiz possam realizar negócios e ter acesso a informações de crédito junto a instituições financeiras.

Durante o evento, empreendedores negros selecionados e já capacitados pelo projeto Afroestima Salvador, nos meses de setembro a dezembro do ano passado, vão poder expor e negociar seus produtos ou serviços diretamente com as empresas compradoras participantes.

O local contará com stands de instituições financeiras para a elucidação de dúvidas sobre crédito e espaços para a realização de conversas, trocas e palestras. Entre os convidados, destaca-se a presença do Prof. Hélio Santos, Presidente do Instituto Brasileiro de Diversidade e do Conselho Deliberativo da Oxfam Brasil.

Essa primeira rodada de negócios será um ambiente propício para as conexões com vendedores, investidores e com outros empreendedores, possibilitando parcerias e oportunidades de crescimento através das mesas de negociações.

O secretário da Secult, Fábio Mota, destaca a importância da iniciativa para o fortalecimento do turismo étnico-afro na cidade. “Na primeira fase, nós, através do Afroestima, capacitamos e preparamos essas pessoas para a participação da rodada de negócios. Agora teremos, de fato, as negociações. É uma iniciativa que abre horizontes e profissionaliza esses microempresários afrodescendentes que até então não tinham essa relação direta com o consumidor”, afirma.

Um dos benefícios do evento, segundo Mota, é justamente o preparo dos afroempreendedores para lidar diretamente com o consumidor, sem intermediários, agregando experiência, rede de contatos e valor ao negócio de cada participante.

Cadastro – Os participantes precisam estar cadastrados no AfroBiz Salvador (afrobizsalvador.com.br). Na plataforma on-line, é possível criar um perfil, organizar os produtos e serviços em uma vitrine virtual e divulgar o negócio para o Brasil e para o mundo.

Podem fazer parte da rede de afroempreendedores de Salvador maiores de 18 anos que atuam na cadeia produtiva direta e indireta do turismo, a exemplo de baianas de acarajé, turbanteiras, trançadeiras, capoeiristas, artistas, designers e artesãos, griôs, blocos afro e afoxés, terreiros, feirantes e ambulantes, produtores culturais, guias de turismo, meios de hospedagem e agências, entre todos os outros que compõem e fortalecem a cadeia direta e indireta do turismo étnico-afro de Salvador.

As rodadas de negócios fazem parte do Plano de Desenvolvimento do Turismo Étnico-afro de Salvador, que tem como proposta beneficiar toda a cadeia do turismo étnico-afro na cidade através de capacitação, qualificação, articulação de rodadas de negócios e projeção de Salvador como principal destino afro das Américas. Ao mesmo tempo, as ações visam contribuir para o desenvolvimento da economia, a geração de renda, preservação e valorização da cultura afro local.

A iniciativa é promovida pela Secult e pela Secretaria Municipal da Reparação (Semur) com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), através do Programa de Desenvolvimento do Turismo em Salvador (Prodetur Salvador).

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Para atrair investimentos e promover ainda mais o desenvolvimento econômico da capital baiana, o prefeito Bruno Reis e o diretor do Departamento de Comércio do Reino Unido, Martin Richard Whalley, assinaram, nesta segunda-feira (7), no Palácio Thomé de Souza, um memorando de entendimentos para desenvolver parceria e contatos entre si, através de instituições públicas e privadas das duas localidades. A iniciativa prevê a participação em eventos, com foco no desenvolvimento e na troca de experiências nas áreas de educação, ciências/saúde, infraestrutura, finanças, promoção social e sustentabilidade, dentre outras ações.

A iniciativa amplia as funções do Escritório de Governança Social, com a criação do Escritório de Comércio Internacional, um braço de ação para assuntos externos. A parceria entre a Prefeitura de Salvador e o Ministério Internacional de Comércio do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte vai possibilitar a realização conjunta de projetos e ações em diversas áreas.

O prefeito destacou que o acordo é uma forma de buscar alternativas para geração de emprego e renda na cidade, em especial para as camadas mais pobres. "Esta nova pasta reestrutura a Secretaria de Governo (Segov), sem gerar mais despesas ou a criação de novos cargos. Por outro lado, investe e dá mais condições para a busca de parcerias de cooperação técnica neste mundo globalizado, adotando soluções já realizadas com sucesso em outros países, para podermos aplicar aqui também com êxito, pois são capazes de melhorar ainda mais a vida das pessoas”, declarou.

O diretor de Departamento de Comércio do Reino Unido destacou que o memorando serve para fortalecer ainda mais a parceria entre os britânicos e Salvador. “Neste acordo temos setores específicos onde queremos focar, buscando melhorar a vida das pessoas no Reino Unido e em Salvador. Nosso plano é iniciar projetos conjuntos e facilitar projetos que sejam bons para ambos os lados", disse Martin Whalley.

A vice-prefeita e secretária da Segov, Ana Paula Matos, ressaltou a importância de buscar parcerias internacionais para a realização de projetos na capital baiana. "É um momento importante, onde entendemos que é hora de atuar ainda mais na questão das ações globalizadas, buscando financiamentos, tecnologias e ainda mais conhecimentos, frente aos desafios globais relacionados à economia, sustentabilidade e a busca pela paz. Para isso criamos o Escritório de Cooperação Internacional, que tem a responsabilidade de identificar no mundo as melhores práticas de governança, de desenvolvimento social, procurando oportunidades para todos", explicou.

Parceria – Na área de Educação, a parceria visa estabelecer o ensino bilíngue, tendo o inglês como a segunda língua para fins específicos, buscando discussões sobre qualidade e uso de padrões no ensino de inglês e tecnologias na educação (EdTech). Para as Ciências da Vida e Saúde, o acordo traz propostas para a criação da Saúde digital (Health Tech) e inovação nas áreas de diagnóstico e análise genômica.

Em Infraestrutura, é a vez do Building Information Modelling (BIM), que foca na troca de tecnologias para cidades inteligentes e boas práticas para contratação pública. No setor de Economia, a cooperação visa a adoção da metodologia “ESG” para investimentos e atuação em conjunto nas áreas de Open Banking e Fintechs.

Setor central em discussão nas principais sociedades mundiais, a Sustentabilidade prevê o apoio em atividades relevantes, com colaboração mútua e intercâmbio de boas práticas e cooperação técnica. Para as ações sociais, a parceria contribui para o intercâmbio de boas práticas e elaboração de estratégias em conjunto para projetos na área.

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Iniciado em outubro de 2021, o Plano Verão Sem Mosquito, desenvolvido pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), trouxe resultados históricos na luta contra o Aedes aegypti. Este ano, a capital baiana atingiu o menor índice de infestação do mosquito dos últimos 16 anos.

Conforme o levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa), Salvador apresenta uma Infestação Predial (IIP) de 1,5%. O dado positivo é atribuído a uma série de intervenções, mobilização e conscientização junto à população, através de campanhas e ações educativas.

Em quatro meses de execução, através do Plano Verão sem Mosquito, foram realizadas mais de quatro mil atividades. Dentre elas, mutirões, ações em cemitérios, limpeza de bueiros, atividades em hotéis, hortos e floriculturas, armadilhas em escolas, inspeção em imóveis e condomínios, além de vistorias em órgãos públicos, estações de metrô e estádios de futebol.

Durante as atividades, coordenadas pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), foram removidas 11 toneladas de materiais inservíveis, que são potenciais focos geradores para o Aedes aegypti. Em parceria com a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) e Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), com o objetivo de identificar os pontos críticos e eliminar os focos e criadouros dos vetores, 1,5 mil agentes de combate às endemias, foram mobilizados para atuar nos 12 distritos sanitários que compõem Salvador.

Ações especiais – A estratégia de controle das arboviroses é montada para atuação em localidades dos distritos que apresentam registro histórico de casos notificados, de acordo com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). Para eliminar os focos, foram instaladas armadilhas de oviposição ou ovitrampas, a fim de verificar a densidade populacional do Aedes, e direcionar as ações de combate ao mosquito nas áreas que apresentam o maior índice de infestação, intensificando o trabalho de remoção e/ou tratamento dos criadouros.

Durante a campanha, foram intensificadas ações especiais no trajeto das festas populares da cidade, a exemplo da Lavagem do Bonfim, Itapuã e Festa de Iemanjá. Nos períodos em que os eventos seriam realizados, os agentes promoveram ações educativas, com a distribuição de panfletos e colocação de cartazes, além de inspeção em barcos, bocas de lobo ou materiais potenciais de se tornarem criadouros do mosquito.

Foram também realizadas atividades em 344 escolas do município, com inspeções e ações educativas. Durante as atividades, os agentes apresentam práticas importantes para evitar a proliferação do mosquito, tais como manter fechados tonéis e caixas d’água, deixar as calhas sempre limpas, evitar água acumulada em recipientes, eliminar ou armazenar adequadamente depósitos com potencial para acumular água da chuva, lavar as bordas dos recipientes que acumulam água com sabão e escova/bucha.

A subgerente de arboviroses do CCZ, Cristina Guimarães, avalia o Plano Verão Sem Mosquito de forma positiva. “O impacto dessas ações mostrou-se positivo, visto a interação entre o poder público e a sociedade no enfrentamento das arboviroses. Considerando que as pessoas nas comunidades desempenham um papel importante no sucesso e na sustentabilidade do controle de vetores, reforçamos a importância da participação de todos nesse processo através de simples atitudes que ajudam a evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya”, observou.

 

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Para assegurar o cumprimento dos protocolos destinados a evitar a disseminação da Covid-19, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) realizou, entre a sexta-feira (4) e o domingo (6), cerca de 1,5 mil vistorias na cidade. No período, agentes de fiscalização notificaram nove estabelecimentos, sendo cinco bares e restaurantes, três comércios de rua e um mercado. Não houve interdição.

As vistorias foram feitas em 37 bairros de Salvador, com notificações em estabelecimentos localizados na Barra, Dois de Julho, Pituba, Santo Antônio e Caminho das Árvores. Durante as fiscalizações, uma aglomeração foi dispersada em Cajazeiras VIII. O evento irregular, promovido por uma associação de moradores, foi encerrado pelos agentes. Os responsáveis pela festa de paredão não foram identificados.

Operação Sílere – Durante o final de semana, também foram realizadas fiscalizações para combater a poluição sonora na capital baiana. Neste sentido, por meio da Operação Sílere, agentes da Sedur e policiais civis e militares fizeram mais de 300 vistorias. Através do Fala Salvador 156, foram registradas 727 denúncias. Os bairros mais denunciados entre sexta e domingo foram Itapuã, Pituba, Pernambués e Rio Vermelho.

No final de semana, 54 equipamentos de som foram apreendidos nos bairros de Mussurunga, Alto do Coqueirinho, Itapuã, São Marcos, Massaranduba, Águas Claras, Cajazeiras X, Rio Vermelho, Jardim Nova Esperança, Novo Marotinho, Garcia, Federação, Cosme de Farias, Barra.

Feira do Rolo – Para coibir o comércio de rua irregular, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), em uma ação integrada com a Guarda Civil Municipal (GCM) e  o Comando de Operações Policiais Militares (COPPM),  realizou, no domingo (6), apreensões de bens de origem duvidosa e equipamentos sem a devida licença para instalação no logradouro público. Agentes do órgão também dispersaram o público nas regiões do Largo do Tanque, Nilo Peçanha, Afrânio Peixoto/Baixa do Fiscal e ruas transversais.

A operação, que ocorreu das 7h às 15h, contou com a atuação de 39 prepostos. Durante a ação, foi empregada uma frota de 11 viaturas. Foram feitas 19 apreensões. Dentre elas, 12 sacos contendo produtos diversos, dois volumes de sapatos danificados, um saco com duas impressoras danificadas, duas gaiolas danificadas, uma pia sanitária totalmente deteriorada e uma caixa de som pequena com defeitos.

Cumprimento de Demandas – Encabeçada pela Semop, a Operação Cumprimento de Demandas, realizada no bairro da Boca do Rio, no domingo (6), teve como objetivo a desativação de barracas irregulares. Doze agentes atuaram na ação, que contou com uma frota de quatro veículos. Durante a fiscalização, uma barraca de fibra foi retirada pelo proprietário.

Tolerância Zero – Além disso, através da Operação Tolerância Zero, agentes de fiscalização da Semop monitoraram atividades do comércio informal no bairro de Itapuã, neste final de semana, no entanto, não houve apreensão de mercadorias.

Guarda Civil Municipal – Ao longo de mais um final de semana, equipes da GCM atuaram nas atividades de rotina, em apoio aos órgãos públicos, com atividades de fiscalização no trânsito, comércio informal e outras atividades desenvolvidas no município.

Os agentes atuaram ainda com patrulhamento preventivo, proteção de prédios públicos e apoio preventivo em eventos sociais. Durante as ações, não foram registradas ocorrências relevantes.

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