0
0
0
s2sdefault

Uma praça novinha em folha e com a cara da comunidade. Vai ser assim a Praça das Artes, no Candeal, cujas obras estão em execução pela Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), através de um projeto da Pracatum, associação que realiza ações sociais na região.

Uma praça novinha em folha e com a cara da comunidade. Vai ser assim a Praça das Artes, no Candeal, cujas obras estão em execução pela Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), através de um projeto da Pracatum, associação que realiza ações sociais na região. Um anfiteatro degradado pela ação do tempo e pela falta de manutenção dá lugar a uma praça que conta com os melhores padrões arquitetônicos, a exemplo do guarda-corpo produzido em inox ou em estruturas de pergolado de eucalipto. Deixa o local ainda mais bonito o piso implantado em mosaico de cores, com estruturas intertravadas. 

A estrutura em inox é uma novidade na Desal: foi implantado primeiro na Praça da Sé e agora no Candeal, sendo produzido no pátio do próprio órgão, que conseguiu desenvolver essa expertise para viabilizar a redução do custo com o material. Isso permite também que a manutenção seja realizada sem maiores problemas, como já acontece com as estruturas pré-moldadas. As obras, ainda em execução, serão finalizadas num prazo de duas semanas. Além da praça, a Desal trabalha na recuperação de passeios do entorno, implantando itens de acessibilidade, como rampas e piso tátil. 

O presidente da Desal, Marcílio Bastos, afirma que a produção dos produtos pelo órgão facilita, e muito, a execução e manutenção desses espaços públicos. “É a garantia da manutenção a curto, médio e longo prazo. Isso é possível porque a Desal é uma fábrica, com potencial para elaborar projetos, executar e produzir equipamentos para a obra. Planejar, projetar, produzir e executar se traduz em uma redução de custo significativo, com retorno importante para a cidade”, afirma. Ainda de acordo com Marcílio, o mesmo padrão da Praça das Artes será implantado no projeto de recuperação de uma área na beira do canal da Avenida ACM. 

Projeto – O projeto da Praça das Artes foi desenvolvido pelo escritório Blade Cenografia & Design, através de uma parceria com a Pracatum, contemplando outros três espaços públicos do Candeal. Para se adequar à realidade do município, a proposta foi adaptada para viabilizar a utilização de produtos da Desal e, com isso, reduzir custos. A Prefeitura assumiu uma das praças previstas no projeto, com investimentos da ordem de R$ 50 mil, e há expectativa de empenho de recursos do Ministério do Turismo para três outros espaços. O prefeito ACM Neto, no entanto, já firmou compromisso para que, caso haja dificuldade com recursos federais, a Prefeitura assuma a execução das outras três praças, adaptando o projeto.

0
0
0
s2sdefault

Fale Conosco

O seu canal de comunicação com o nosso site. Caso tenha dúvidas, sugestões ou solicitações de serviços, por favor, mande mensagem que teremos prazer em respondê-la.

Enviando...